Seguidores

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ele tem sido fiel - El Shamah

Profetas em tempo de transição (Parte 3)

Fazendo Transições Pessoais

Jesus sempre nos chama a avançar e muitas vezes nos achamos batalhando com o desejo de nos acomodarmos a uma vida tranqüila. O Senhor nos chama a fazer a jornada com Ele para que estabeleçamos a Terra.
O chamado é para responder ao clamor da criação, para enchê-la com a presença do Senhor. Ao avançar, existem transições pessoais, e pessoas proféticas têm que fazer muitas transições pessoais, pois elas devem incorporar o que o Senhor está dizendo.

Como profetas, elas têm que aprender a fazer isto por causa de outros, então, elas mais que quaisquer outros, precisam entender como fazer transições bem sucedidas.
Existem muitas questões que se tornam relevantes durante a transição pessoal. Entender estas questões não eliminará toda reação emocional, mas nos ajudará a saber como caminhar através deste tempo.

A Transição é marcada pelo fim de uma ESTAÇÃO em crise

A maioria das transições é normalmente marcada pelo fim de uma estação em crise. Ela pode muitas vezes acontecer até mesmo quando não estamos considerando fazer uma transição. Nossa situação poderia ser interrompida por circunstâncias além do nosso controle (nós as rotularemos como “nossas circunstâncias”, mas depois entenderemos que o Senhor estava nas circunstâncias em nível surpreendente).
Essa mudança pode envolver geografia ou conexões relacionais. Quanto maior a transição, maior mudança de circunstâncias experimentaremos.

A Transição ocorre antes que estejamos prontos

Quando uma transição começa a ocorrer, sempre haverá um sentido de “o que poderia ter sido ou até o que deveria ter sido”. Se não percebermos que estações terminam no que parece ser de uma maneira inacabada, tentaremos esperar em vez de ceder. Sentiremos que a manifestação completa da visão com a qual estávamos percorrendo, naquela última fase, não ocorreu.

Teremos que soltar, tratar com desgostos e pesar e, então, estar prontos para abraçar a próxima estação. Num fim de uma estação, ficarão sementes, mas elas precisam ser enterradas e morrer para a próxima colheita. Colheita somente vem de semente que é semeada, mas a colheita não é idêntica à semente. Então, uma colheita vem do que é plantado.

Isso significará que o cumprimento de visões que carregamos normalmente será diferente do que era originalmente esperado. Se tentarmos resistir para que o cumprimento seja exatamente como pensamos, podemos correr o risco de ver a visão parar naquele ponto.

O modo de deixarmos uma fase modelará como entramos na próxima

No casamento, a questão principal é deixar a casa dos pais para unir-se ao companheiro. Se houver uma saída inadequada, haverá uma união muito pouco eficaz. Em transições pessoais, quando a extensão da mudança é significativa, então, a crise será maior, e a pessoa passará por uma experiência real de dor. A dor é para purificar-nos e levar-nos a um novo nível, mas se não passarmos pela dor, terminaremos em prisões de autocompaixão. (A dor que permanece destrói o espírito e se manifestará em dores no corpo – Prov. 17:22).

Transição pessoal é um desafio porque parece como se as coisas estivessem terminando prematuramente, há crise em volta de nós e o caminho adiante não parece imediatamente evidente. Se estes aspectos não são entendidos, retardamos o que está ocorrendo, e a maneira-chave com que fazemos isso é nos agarrando ao passado.

A vida de Abraão foi de muitas transições. A mais traumática foi no chamado para sacrificar justamente a coisa (para ele, a pessoa) que o Senhor tinha lhe dado. Ele teve que sacrificar o cumprimento da promessa que o Senhor havia feito. Teria que estar disposto a sacrificar seu futuro, crendo no Senhor que haveria uma ressurreição. Ele modelou algo para nós. Haverá algumas transições nas quais o Senhor nos pedirá para colocar sobre o altar justamente aquela coisa que cremos que o Senhor nos deu. Em tais situações, haverá graça por causa da rendição e uma liberação correspondente de nova autoridade.

Profetas ajudarão a comunidade da fé a fazer transições eficazes, contudo eles não farão isso a partir de alguma posição objetiva. Eles farão porque têm estado dispostos a efetuarem transições nas arenas públicas e particulares.
Nós começamos o primeiro capítulo com um bem-vindo à caminhada do chamado profético que abraçamos. Terminamos este capítulo final, destacando que nossa jornada não pára em algum ponto em nossas vidas. As mudanças constantes estão aqui para ficar.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Profetas em tempo de transição (Parte 2)

Transferência Geracional

O termo “geração” não é necessariamente definido por idade. É mais definido por posição na jornada. Havia uma geração no Egito que morreu no deserto e uma geração que se “levantou” e atravessou para a nova terra. Dentro dessa geração, havia dois senhores de idade: Calebe e Josué.

A tragédia é que havia somente dois — poderia ter sido muito mais nesse grupo. Como sempre, estamos em necessidade desesperada de outra geração que se levante. Ao serem ajuntadas as gerações, a partir de várias idades, formam outra que se levanta. Contudo, embora uma geração não seja definida por idade, não veremos uma geração se levantar e ser liberada se não houver enfoque na geração mais jovem.
Tem que haver um forte elemento daqueles que são mais jovens, dos que se levantam em primeiro plano nessa nova geração.

Chegará o tempo quando terá que haver uma transferência geracional. Tais tempos são freqüentemente marcados pela morte de alguns que se posicionaram como generais no exército de Deus dentro do mover anterior.
Em tais tempos, se levantarão aqueles cujos corações são suaves (como Davi) e também haverá um marco de certos movimentos, quando estes se tornam uma sombra do que foram; mas, ainda assim, os dessa geração anterior se considerarão na estatura de “os melhores”.

Haverá o levantar daqueles, em nível popular, que levarão a unção do profeta jovem. Serão marcados por seu comprometimento radical com o Senhor. Não serão comprados pela sedução do sucesso nem dinheiro.
Também haverá a manifestação daqueles que são como o profeta idoso que potencialmente desencaminhou, descarrilou a voz do novo profeta.

Com a aplicação que dei às passagens bíblicas citadas anteriormente, fica claro que a responsabilidade sobre a geração que se levanta, em tempo de transição, é enorme. Esta nova geração não pode levantar as suas mãos contra a que tem estado atuando, nem pode simplesmente submeter-se a ela quando há um nível de chamado vindo do céu.

Isto leva os novos profetas a uma trajetória de grande tensão, mas é andando nessa trajetória que estes são preparados para o que virá. Se eles não podem andar nessa trajetória de transição, então o mover de Deus não prosseguirá como poderia.
Uma analogia útil de gerações trabalhando juntas é Abraão, Isaque e Jacó. Deus é um Deus trans-geracional, pois Ele é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Mas não devemos ver: Abraão é pai; Isaque, filho e Jacó, neto. E sim: pai Abraão, pai Isaque e pai Jacó.

As gerações não devem ser alinhadas, hierarquicamente, mas juntas uma com a outra. Isso se torna muito evidente em tempo de transição quando gerações anteriores têm que ceder a vez à geração posterior.
Muitas vezes a geração antiga exige que a mais jovem viva na sua ”casa”, mas sem mexer em quaisquer “móveis”. Se tem que haver uma ordem, ela precisa ser o contrário da mencionada. Temos que encorajar a geração antiga a seguir aqueles que estão, cada vez mais, levando as chaves para abrir o futuro. A realidade é que alguns dos móveis têm que ser mexidos para que possamos ver um remodelar significante da própria casa.

Tempo de transição é muito crítico e se vamos atingir a intensidade máxima do movimento adiante, é vital que gerações anteriores abençoem a geração que se levanta. Quando a bênção não é dada, fica um vácuo e, tristemente, o vácuo, na realidade, atrai uma maldição para dentro dele. Muitas vezes um mover novo de Deus começa com um estado de desaprovação e isso o dificulta, realmente, a ir em frente. Em resposta à maldição, é-nos dito para abençoar e é por isto que a geração que se levanta tem que abençoar, porém sem comprometimento através de qualquer falsa lealdade.

Ezequias — Nenhum Pensamento Para o Futuro

Ezequias recebeu um milagre maravilhoso. Isaías trouxe uma mensagem a Ezequias e instruiu-o a pôr sua casa em ordem que ele iria morrer. Mas o rei intercedeu, chorou diante do Senhor, e antes que Isaías deixasse o pátio do palácio, ele teve que retornar e dizer que a palavra profética tinha sido revertida. O poder da intercessão é imenso. Isaías, agora, disse que Deus ouviu sua oração, que seria curado e sua vida seria estendida por mais quinze anos (II Reis 20:1-6).

Um milagre surpreendente, visto que ele literalmente estava para morrer. Um desses desejaríamos ver repetido muitas vezes. O restante da história, contudo, é muito triste.
A relevância do sinal (deixar a sombra retroceder) parece ser, no início, simplesmente adicional, mas, ao continuarmos lendo, percebemos que a direção da sombra não é arbitrária. Fazê-la retroceder revela um grande problema em Ezequias. Isto se torna evidente quando eu faço uma paráfrase do seu pedido para o relógio ser atrasado.

Na vida, precisamos aprender que não podemos atrasar o relógio em tempo de transição. Temos que resistir a tentação de querer voltar ao tempo anterior. Ezequias é curado, aparece um sinal. No entanto, com o desenrolar da história, logo percebemos que este sinal era uma indicação de que Ezequias não está fazendo a transição para a próxima fase nem fazendo preparativos para a próxima geração seguinte.

Por causa do seu orgulho (II Crôn. 32:25), ele permite que os enviados da Babilônia vejam tudo dentro do palácio. Isaías, então, diz:

“Um dia, tudo o que se encontra em seu palácio, bem como tudo que seus antepassados acumularam até hoje, será levado para a Babilônia. Nada restará”, diz o Senhor. “Alguns dos seus próprios descendentes serão levados, e eles se to arão eunucos no palácio do rei da Babilônia”. (II Reis 20:17,18)

Inacreditavelmente, Ezequias responde com “Boa é a palavra do Senhor que anunciaste” (II Reis 20:19). Este é o homem que viveu por meio do poder do arrependimento e intercessão para ver sua própria vida prolongada; mas, agora, quando algo muito maior que sua própria sobrevivência pessoal está em jogo, ele não intercede. Neste momento, a relevância do sinal se torna evidente.

Ele recebeu a palavra como uma “boa” palavra porque pensou que ela não aconteceria durante a sua vida (II Reis 20:19). Ele não tinha visão do futuro, seu foco estava no ontem (“atrase o relógio”). Não tinha preocupação pelo que o seguiria.

Devemos ser aqueles que são orientados pelo futuro. Podemos ser agradecidos por cada dia que passou, mas devemos ansiar por dias que nunca tivemos.

Escrevo a partir do contexto do hemisfério Europeu, Ocidental e Norte. Estamos num ponto de grande crise na História. As igrejas, como sei, sobreviverão durante toda a minha vida, todavia isso não é suficiente. Precisamos ser radicalmente orientados para o futuro, agora, a fim de que haja algo ainda mais vibrante para nossos filhos e netos. Do contrário, o que nossos “pais ajuntaram” será perdido e nossos filhos serão levados cativos, incapazes de produzir frutos espiritualmente.

Profetas precisam ser aqueles que atuam hoje por causa do amanhã. Morte prematura é uma coisa difícil de aceitar, mas vidas que são prolongadas (até mesmo pela maravilhosa graça de Deus) e não pensam no futuro são um absoluto desastre.

O peso de responsabilidade está sobre a geração que se levanta, como a que tem a chave para o futuro, porém a geração anterior tem a responsabilidade de fazer os preparativos. Esta deve ser a que fala, a que nos dá o sinal, não apenas para nós, mas um sinal de um novo futuro. Ela deve ser aquela que pede para o relógio ir adiante.

Ele vem te salvar - Rachel Novaes & Adhemar de Campos

terça-feira, 26 de julho de 2011

Profetas em tempo de transição (Parte I)

Transição é uma palavra comum para profetas, pois eles estão sempre se movendo para a próxima fase. De fato, uma maneira de olhar a vida é ver que ela é feita de transição de uma fase para outra: do útero para o mundo, da fase de bebê à infância, da infância à adolescência, e assim por diante. Cada fase é para ser uma experiência boa e saudável, porém cada qual precisa dar lugar à seguinte.

Isto é exatamente como no reino de Deus. Existe uma fase da atividade de Deus que é para moldar a comunidade da fé, durante aquele período, entretanto chega o tempo quando há um fôlego fresco Divino e a comunidade precisa prosseguir. Discenir o tempo de transição é um dos papéis que o ministério profético deve exercer. Transição, seja de natureza individual ou coletiva, é sempre um tempo-chave e difícil. Pode ser especialmente desafiador para aqueles que carregam um peso de responsabilidade por liderança, pois antigas certezas são sacudidas e papéis são desafiados durante esse tempo.

A narrativa do reinado de Saul dando lugar ao gove o de Davi parece uma história muito apropriada para refletir durante um tempo de transição. Sempre que uma história bíblica dessa natureza é usada, freqüentemente existem aspectos que não se encaixam, ou quando forçamos para encaixar, fica óbvio que estamos produzindo mais da narrativa do que deveríamos. Contudo, esta narrativa permanece como um guia útil nesses tempos.

Saul — Um Bom Começo

No início do seu reinado, Saul não era arrogante nem sequer cria que ele seria aquele a cumprir a tarefa de reinar. Sua entrada no reino foi marcada pela escolha e unção de Deus. No fim do seu reinado, no entanto, estava evidentemente faltando a marca de Deus nele. Foi simplesmente por sua estatura física, pois se sobressaía em meio aos outros, que permaneceu. Esta é uma boa lição para todos nós. Podemos começar bem, com humildade e profunda gratidão ao Senhor, mas poderemos terminar não tendo evidência significante do Espírito de Deus em nós e até resistir o próximo mover de Deus.

Não estou procurando nestes parágrafos analisar Saul, embora seja algo que teria grande valor. Meu propósito é considerar como vivemos em tempo de transição. É importante, contudo, notar que Saul abandonou rapidamente qualquer prática de esperar no Senhor e buscar Sua face por direção. Isto foi provavelmente o que causou sua queda. Se não buscarmos ao Senhor quando tivermos que tomar decisões, recorreremos à sabedoria humana.

A liderança de Saul tonou-se cada vez mais uma liderança destituída da contínua unção do Espírito e poderíamos dizer que dependia de posição e estatura, de ser “melhor que os outros”. Não é surpresa que Davi, em contraste, seja chamado um homem segundo o coração de Deus (I Sam. 13:14). A cabeça com conhecimento e habilidade; o coração com rendição e submissão à direção de Deus — este é um resumo do contraste entre os dois.

Davi — Não Levante Sua Mão Contra o Ungido do Senhor

Saul tonou-se motivado por ciúme e perseguiu Davi procurando matá-lo. Em vez de suportar aquele que se tonaria rei e capacitá-lo a começar bem, ele queria fechar todas as possibilidades de Davi chegar ao trono. Durante esse tempo, Davi teve duas oportunidades para matar Saul (I Sam. 24:1-22; 26:5-25). Em ambas, ele se recusa a tomar seu destino em suas próprias mãos, terminando o tempo de Saul prematuramente. Em tempos de transição, teremos oportunidades de mover coisas adiante na direção “correta”, mas devemos resistir manipular qualquer coisa.

Podemos admirar Davi por não tirar a vida de Saul, porém teria sido conveniente se o Senhor tivesse removido Saul pela morte, pouco tempo depois que Davi agiu justamente quando poupou a vida de Saul. Isto teria confirmado que a recuperação de Saul acabara, que Davi era justo e que ele era evidentemente a escolha do Senhor; teria confirmado que uma era havia acabado e outra estava pronta para começar. Todavia, o Senhor não faz isso e Saul continuou como rei sobre Israel por muitos anos. Além do mais, ele continuou como rei apesar de Samuel ter proclamado que o reino tinha sido removido dele e apesar de Davi já ter recebido a unção do Espírito para ser rei. O Senhor não remove Saul de cena. Descobrimos que, em transição, existem muitas coisas que continuam (e são permitidas pelo Senhor para continuarem) embora seu “prazo de validade” tenha expirado há muito tempo.
Por que é desta maneira? Considero que a questão é simples. O foco do Senhor aponta para o que está se levantando, não sobre o que está se passando. A questão verdadeira não é acabar com Saul, mas aprontar Davi. Reto aremos a isso com mais detalhes ao fechar esse capítulo. Agora, quero enfocar outra narrativa do Antigo Testamento que desafia nosso senso de justiça, mas é uma passagem vital para profetas (e aspirantes a profetas) lerem.

Disponha um Pensamento Para o Jovem Profeta

Todo profeta deveria ler I Reis 13. A história é como segue. Um jovem profeta vem do sul a Betel e pronuncia um julgamento sobre ela. O julgamento é declarado porque este lugar (Betel significa “casa de Deus”) tinha se tornado uma casa pervertida. O rei fica ofendido e estende o braço para chamar o jovem profeta a fim de prendê-lo. Quando o rei faz isso, seu braço fica paralisado e, ao mesmo tempo, o altar se fende assim como o rapaz tinha profetizado. Como resultado, o rei pede que o jovem profeta ore por ele. Ocorre um milagre e o seu braço é restaurado. O rei, então, convida o jovem profeta para ir à sua casa com ele a fim de comer e receber um presente, entretanto a oferta é recusada, pois o jovem não pôde ser comprado e foi inflexível acerca do comprometimento com as instruções que Deus lhe dera. Ele diz,

(…) “Mesmo que me desse a metade dos seus bens,
eu não iria com você, nem comeria,
nem beberia nada nesse lugar.
Pois recebi estas ordens pela palavra do Senhor:
‘Não coma pão nem beba água
nem volte pelo mesmo caminho por onde foi’ ”.
(I Reis 13:8, 9)

Assim, a história é um desafio a todos os que aspiram mover-se profeticamente, e contém padrões que aqueles que são proféticos, dentro de algo novo que o Senhor esteja fazendo, têm que observar. A questão de obediência e de prática (que realmente é espiritual) relacionadas à recompensa material são áreas onde a pessoa precisa estar limpa.

A partir deste ponto, a história faz uma mudança imprevista, pois um profeta idoso começa a ser envolvido. Este profeta idoso ouve acerca do que ocorreu e deseja fazer contato. Ele descobre aonde o jovem profeta foi e, por fim, encontra-se com ele. O profeta idoso, como o rei fez antes, convida o jovem para comer com ele. Novamente ele responde:

(…) “Não posso ir com você nem posso comer pão
ou beber água nesse lugar.
A palavra do Senhor deu-me esta ordem:
‘Não coma pão nem beba água lá,
nem volte pelo mesmo caminho por onde você foi’ ”.
(I Reis 13:16,17)

O profeta idoso, então, passa a enganar o jovem afirmando que não somente ele também era um profeta, mas que tinha tido uma visitação angelical e foi instruído a levar o jovem de volta para comer (I Reis 13:18). O jovem é, compreensivelmente, intimidado e volta para comer. Agora, ocorre a virada final. No meio da refeição, o profeta idoso começa a profetizar para o jovem dizendo que ele tinha sido desobediente e, então, morreria prematuramente. Naquele dia mesmo, o jovem perde a sua vida.
Eu li isso um dia e fiquei um tanto enraivecido. Falei: “O profeta idoso deveria saber melhor. Isto é muito injusto”. Tão logo disse isso, ouvi claramente as seguintes palavras “Não, o jovem profeta deveria saber melhor”.

Meditei nisto por dias e cheguei à conclusão que o jovem sofreu porque ele tinha as chaves do futuro. O profeta idoso não tinha mais acesso a essas chaves. Ele era, agora, um “que foi”, seus dias estavam terminados e o peso de responsabilidade para o futuro, agora, estava sobre os ombros do jovem.
Seja com Davi ou com o jovem profeta, o princípio é o mesmo. Eles são parte da nova manifestação do que o Senhor está fazendo e como tal a questão verdadeira é aprontá-los para levar o mover de Deus adiante. A questão não é ter que tratar com a ordem antiga removendo-a, pois essa ordem é, por hora, quase irrelevante. A questão é certificar-se de que o que é novo esteja pronto para estabelecer-se e tomar responsabilidade. Uma vez que o novo esteja pronto para entrar na brecha, o antigo pode ir.

Quais são, então, as lições a serem aprendidas? Estou certo de que existem muitas, mas aqui estão algumas que, creio, são dignas de consideração:

• Transição é uma realidade. Precisamos estar prontos para ajustar o que temos feito à luz do novo tempo. O que for que tenha servido no seu tempo, tem que dar lugar para a próxima manifestação relevante. Deus faz tudo belo no Seu tempo (Ecl. 3:11);

• Deus declarará as coisas terminadas bem antes que sejam removidas. Nós, contudo, não devemos focalizar em tentar nos livrarmos do que tem sido. Nosso foco precisa estar no desenvolvimento do que está se levantando;

• As coisas antigas permanecem porque o peso de responsabilidade está em preparar o que está se levantando. Embora o antigo esteja terminado, ele, ainda atua nos propósitos de Deus (de modo estranho à nossa perspectiva) como uma proteção temporária para o que está se levantando;

• O antigo não tem mais as chaves para o futuro, assim, a responsabilidade sobre aqueles que abraçam algo novo é maior. Estes têm que saber melhor e submeterem-se à disciplina do Senhor. Eles não podem tomar seu nível de resposta a partir da geração anterior, pois o que é requerido de cada geração seguinte é maior do que o da anterior. (Veja como Isaque não pôde seguir os passos de Abraão quando experimenta fome — Gên. 26:1-11; 12:10-20).

Hillsong United - To know your name

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Davy Maia - Alvo mais que a neve

Não aborte a benção de Deus





II Reis 13:14-20
14 - O profeta Eliseu foi atacado por uma doença sem cura. Quando ele estava para morrer, o rei Jeoás foi visitá-lo. Então o abraçou e chorou, dizendo: - Meu pai, meu pai! O senhor foi como um exército para defender Israel!
15 - Então Eliseu disse: - Pegue um arco e algumas flechas. Jeoás pegou o arco e as flechas,
16 - e Eliseu lhe disse que se preparasse para atirar. E o rei fez o que ele mandava. Aí Eliseu pôs as mãos por cima das mãos do rei
17 - e disse: - Abra a janela que dá para o lado da Síria. O rei abriu. Então Eliseu mandou: - Atire a flecha! Assim que o rei atirou, Eliseu disse: - O senhor é a flecha do SENHOR Deus; é por meio do senhor que Deus vai conseguir a vitória contra a Síria. O senhor lutará contra os sírios em Afeca até vencê-los.
18 - Depois Eliseu disse a Jeoás que pegasse as outras flechas e batesse no chão com elas. O rei bateu três vezes no chão e parou.
19 - Eliseu ficou zangado com isso e disse: - O senhor devia ter batido cinco ou seis vezes e assim venceria completamente os sírios; mas agora vai vencê-los só três vezes.
20 - Então Eliseu morreu e foi sepultado. Todos os anos bandos de moabitas costumavam invadir a terra de Israel.






Este texto curto relata a visita que um jovem rei fez a um velho profeta.

I - A visita
Deu lado, Jeoás, rei de Israel, era jovem e inexperiente quando um desastre ameaçou o seu reino. O exército siro mobilizou-se contra ele, e ele sabia que não podia enfrentá-lo. Tinha visões terríveis de derrota, de aprisionamento e até mesmo a morte o perseguia. Sentia-se doente de preocupado.






Do outro lado, esta o Profeta Eliseu. Devia estar na casa dos 80 anos. Foi grandemente usado por Deus como Profeta por cerca de 50 anos e muitos milagres foram realizados através dele.
Jeoás, mesmo não sendo um homem comprometido com Deus, muito pelo contrário: “Jeoás fez coisas erradas, que não agradam a Deus, o SENHOR” II Reis 13:11, decidiu ir visitar o velho profeta.

II - Qual a motivação da visita?
Não se sabe ao certo.
Teria sido aconselhar-se? redimir-se?
- Teria sido em consideração ao Ministério daquele profeta, perto da morte?
Teria sido porque estava em dificuldade? Um Pastor escreveu: “Quando prensados contra a parede, rei ou mendigo, se atira desesperadamente diante de Deus”
Eu não sei qual a motivação que o levou à casa do profeta





Uma coisa eu sei, todas as vezes que alguém procura a Deus, esse alguém é abençoado. “Buscar-me eis e me achereis quando me buscarde de todo coração”
Eu não sei qual a motivação que te trouxe à casa de Deus nesta noite, creio que muitos vieram com a motivação correta. Adorar a Deus. Alimentar-se da Palavra.
Porém, independentemente da motivação, você esta na presença de Deus. Ele permitiu que estivesse aqui e você já está sendo abençoado.

III - Como foi a visita.
O rei se aproximou do velho profeta, e v 14 vai dizer que ele o abraçou e chorou, dizendo: - Meu pai, meu pai! O senhor foi como um exército para defender Israel!
As vezes fico pensando que Jeoás estava chorando não porque Eliseu estava morrendo, mas porque ele mesmo poderia morrer.
E qual foi a atidude de Eliseu descrita no v.16 “Eliseu pôs as mãos sobre as mãos do rei”. Eu creio que só esta atitude, já fez bem ao coração de Jeoás.

Eu imagino que o rei havia se aproximado do Profeta? Com um certo receio, que é um sentimento próprio de quem sabe que não está bem com Deus
“Ele é um homem de Deus. Ele sabe que eu não estou no caminho. Ele sabe dos meus pecados. Ele vai me jogar na cara todos os meus erros. Vai me dar um sermão.
- Mas não. Enquanto o rei chora, o profeta coloca as mãos sobre ele.

Você sabe o que isso significa? numa hora em que o nosso coração esta apertado e alguém coloca suas mãos sobre nós?
Como servos de Deus, somos chamados para colocar as mãos sobre as pessoas e abençoá-las.
A idéia que muitos tem a respeito de nós, é que o nosso prazer é o de acusar, o de apontar o dedo.
Não, Nós não fomos chamados para condenar, mas para abençoar.

O profeta também disse ao rei: “Abre a janela”.
Esta expressão é muito significativa. Não se pode disparar setas contra uma janela fechada, é preciso abrir a janela, criar oportunidades. Deus não entra, a bênção não vem, você não sai para as conquistas, de janelas, de portas fechadas.






É preciso que você abra o seu coração para que Deus entre em sua vida.
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Apocalipse 3:20






Amigo, Deus esta disposto a entrar na sua vida, a salvá-lo, mas você precisa se abrir para Ele entrar e agir em seu favor. Você não quer abrir a sua vida, nesta noite, para que Deus entre e o salve? Da morte, da perdição, do inferno?
Irmãos, aprendemos que os salvos precisam se abrir para que Deus haja em seu favor. Para que Deus trabalhe em sua vida, para que O Espirito Santo tenha liberdade de manifestar-se. - Se não tivermos coragem, disposição, Deus não agirá.

O homem de Deus profetiza vitória.
15;16 e 17 - Então Eliseu disse: - Pegue um arco e algumas flechas. Jeoás pegou o arco e as flechas, e Eliseu lhe disse que se preparasse para atirar. E o rei fez o que ele mandava. Aí Eliseu pôs as mãos por cima das mãos do rei, e disse: - Abra a janela que dá para o lado da Síria. O rei abriu. Então Eliseu mandou: - Atire a flecha! Assim que o rei atirou, Eliseu disse: - O senhor é a flecha do SENHOR Deus; é por meio do senhor que Deus vai conseguir a vitória contra a Síria. O senhor lutará contra os sírios em Afeca até vencê-los.






A bênção de Deus depende da obediência do homem. Para sermos abençoados, é preciso que façamos tudo o que Deus nos diz para fazermos.
Pegue um arco e algumas flechas...
Flecha da vitória do SENHOR!

- Quero convidar você a retesar o arco e a atirar a Flecha da vitória do SENHOR!
Com a mão de Deus sobre você, pense, mire, abra a janela e atire a “Flecha da vitória do SENHOR!”.
Não se trata de pensamento positivo, de mensagem meramente motivadora, mas de Fé.
Seria tão bom se a história terminasse aqui. Mas ela continua:






O rei abortou a bênção de Deus.
Vamos voltar ao texto Bíblico:
II Reis 13:
Depois Eliseu disse a Jeoás que pegasse as outras flechas e batesse no chão com elas. O rei bateu três vezes no chão e parou. Eliseu ficou zangado com isso e disse: - O senhor devia ter batido cinco ou seis vezes e assim venceria completamente os sírios; mas agora vai vencê-los só três vezes.

Jeoás recebeu parte da bênção, mas a perdeu na plenitude.
Veja que Jeoás foi ao lugar certo, à pessoa certa. Mas não foi abençoado por completo.
- Faltou a ele, perseverança. Não foi até o final da ordem.
- Queridos, vocês hão de concordar comigo, que há muita gente, que recebe sinais, parte da benção, migalhas da bênção, porque desiste no meio do caminho, não persevera.

A morte do Profeta
Morreu Eliseu, e o sepultaram
O rei estava indo tão bem! Mas quando abortou a bênção, o Profeta ficou indignado, triste. A Bìblia não diz, mas imagino que Eliseu ja enfermo, com essa tristeza, acabou partindo de vez.
Uma das coisas que mais entristece o coração de um profeta, é quando observa as pessoas rejeitando, impedindo ou abortando as bênçãos de Deus. Quantas vezes o Profeta, o Pastor, o líder de célula, homem de Deus a mulher de Deus chora, sofre, quando vê a direção de Deus para uma pessoa e esta não se dispõe a seguí-la.

“Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada” Hebreus 13:17

Eu tenho morrido muitas vezes, quando percebo alguém abortando a bênção de Deus. Quando caminha por lugares diferentes de onde está a bênção. Quando alguém deixa a comunhão da Igreja.

Conclusão:
Creio que uma das lições deste texto,é a de que Deus esta disposto a estar do seu lado. Como Jeoás, não interessa o seu passado, não interessa o que você fazia. Você veio até Deus, Ele está pronto a lhe abençoar por completo.
Para isso, é preciso entregar-se totalmente a Ele. Dispor-se a fazer o que Ele manda.

Igreja, coloque-se em pé. Quero orar pela sua vida, pedindo discernimento e perseverança para que não abortemos as bênçãos de Deus.


Por Pr. Melquisedeque

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rendido estou - Aline barros e Fernandinho

3º Workshop de Dança no Ministério Voz de Louvor

22, 23 e 24 de Julho

INVESTIMENTO: R$ 20,00

PROGRAMAÇÃO

1. SEXTA, Dia 22-07-2011 AS 20:00 - MINISTRAÇÃO

2. SABADO, DIA 23-07-2011 A PARTIR DAS 7:00 CAFÉ DA MANHÃ
A partir DAS 8:00 LOUVOR E DANÇA

CRONOGRAMA:

Ministros:
BISPO JOHN BASSI e CAROL BASSI

• MANHÃ: OFICINA DE STREET DANCE E ALONGAMENTO / PALESTRA SOBRE ESTRUTURA MINISTERIAL DA DANÇA NA IGREJA / MOSTRA DE DANÇA 01

• TARDE: OFICINA DE CONTEMPORÂNEO / OFICINA DE DANÇA PROFÉTICA / MINISTRAÇÃO DA PALAVRA SOBRE DANÇA / MOSTRA DE DANÇA 02

• NOITE: CULTO DE DANÇA E LOUVOR COM TODA IGREJA E APRESENTAÇÃO DO PRAISE CIA. DE DANÇA / MINISTRAÇÃO DA PALAVRA / MOSTRA DE DANÇA 03

3. DOMINGO, DIA 24-07-2011, APARTIR DAS 8:30 APRESENTAÇÃO BANDA E DANÇA

ENDEREÇO: AVENIDA ATIBAIA, 320 ATIBAIA/SP
MINISTÉRIO VOZ DE LOUVOR

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vem aí...Escatologia 3 no MVL - Atibaia


De 25 à 29 de Julho

Av. Atibaia, 320


Não perca!!!

O último módulo da série.

Dependo de Ti - Paulo Cesar Baruk (solo sax)

Habacuque questiona a justiça de Deus

Vivemos num mundo violento, cheio de injustiça. Os jornais trazem notícias diárias de assaltos, assassinatos, atentados e ataques. Acreditamos que Deus domina tudo (Daniel 4:32), mas achamos difícil compreender a maldade que nos cerca. Pessoas inocentes são vítimas da crueldade de outros. Nações entram em conflitos uma contra outra. Olhamos para Deus com uma única pergunta: "Por que o Senhor permite tal violência e injustiça?"

O profeta Habacuque viveu, provavelmente, uns 600 anos antes de Cristo, na terra de Judá. O pequeno livro dele relata uma discussão entre o profeta e o próprio Deus. Habacuque pergunta e Deus responde. Habacuque se sente alarmado pela resposta de Deus e faz uma segunda pergunta. Deus responde de novo, e Habacuque aceita, humildemente, a réplica do Senhor, dando louvor a ele num cântico de adoração. Habacuque faz a pergunta que nós gostaríamos de fazer, e recebe a resposta com a atitude que devemos mostrar.

Leia o livro de Habacuque, e observe os pontos principais da conversa.

Habacuque: Até quando, Senhor? (1:1-4)
Habacuque começa seu livro com uma série de perguntas: "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão?" (1:2-3).

Habacuque viu a violência de Jerusalém e a injustiça de seus líderes, e não entendeu a tolerância do Senhor. Nós, que moramos hoje em grandes capitais como São Paulo, poderíamos fazer a mesma pergunta, "porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida" (1:4). O profeta pediu justiça. Ele queria livramento divino para proteger os inocentes e castigar os malfeitores.

Deus: Trarei destruição (1:5-11)
Deus respondeu ao pedido de Habacuque, concordando plenamente com sua queixa. O povo violento e injusto merecia o castigo, e Deus o traria logo. Ele prometeu a justiça naquela geração. Mas, o instrumento da ira divina seria o povo caldeu, ou seja, os babilônios. Deus descreveu este povo forte e cruel. Disse que os caldeus faziam suas próprias leis (não respeitando a autoridade de ninguém), destruindo seus inimigos e adorando seu próprio poder como se fosse um deus.

Habacuque: Assim, não! (1:12-17)
Quando ele ouviu a resposta de Deus, Habacuque ficou apavorado. Podemos entender a reação dele, pensando em nossa circunstância atual. Imagine pedindo a justiça de Deus contra os malfeitores da sua cidade e ouvindo tal resposta assustadora. Deus chamaria um povo cruel e forte para destruir a cidade! Quando Habacuque pediu justiça, ele não imaginou medidas tão drásticas. Ele questionou este plano de Deus, utilizando uma série de argumentos.

Leia este trecho cuidadosamente e considere as implicações de seus pontos principais, baseados no caráter de Deus:
 O Deus eterno não pode destruir seu povo escolhido: "Não morreremos".

 O Deus santo não pode contemplar o mal e a opressão: "Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar".

 Como é que o Deus justo usaria um povo ímpio (Babilônia) para castigar um povo relativamente mais justo (Judá)?: "Por que, pois, toleras os que procedem perfidamente e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele?"

 Como é que o Deus piedoso permitiria que o inimigo cruel alimentasse seu desejo de matar?:

"A todos levanta o inimigo como o anzol, pesca-os de arrastão e os ajunta na sua rede varredoura; por isso, ele se alegra e se regozija.... Acaso, continuará, por isso, esvaziando a sua rede e matando sem piedade os povos?"

 Como o Deus verdadeiro pode usar um povo que adora seu próprio poder militar?: "Por isso, oferece sacrifício à sua rede e queima incenso à sua varredoura; porque por elas enriqueceu a sua porção".

Habacuque: Esperando a resposta de Deus (2:1)
Depois de fazer suas perguntas, Habacuque mostrou uma atitude admirável. Ele disse: "Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu teria à minha queixa."

Habacuque questionou porque ele não compreendia os planos de Deus, mas ele mostrou reverência para com o Senhor. Ele não apontou o dedo de acusação para criticar as decisões de Deus. Aqui, aprendemos uma lição valiosa. Podemos perguntar, mas o homem jamais tem direito de contrariar a sabedoria de Deus.

Habacuque não entendia e, por esse motivo, perguntou. Mas, ele não demonstrou a arrogância de algumas pessoas que se acham mais sábias que o próprio Deus. Ele não julgou a decisão de Deus. Habacuque simplesmente aguardou a resposta.

Deus: Motivos para castigar os caldeus (2:2-19)
Na primeira resposta, Deus prometeu trazer um povo cruel e violento (os caldeus ou babilônios) contra Judá. Mesmo assim, ele conheceu os pecados dos caldeus e traria castigo sobre eles. Os motivos dados aqui servem de advertência para todas as nações, inclusive as modernas. Deus preparou o castigo da Babilônia por estas razões:

 Acumular bens de outros (2:6-8). Pelas práticas desonestas e violentas, os caldeus acumularam bens que não pertenciam a eles. Tanto nações como indivíduos devem adquirir os seus bens por maneiras honestas. Deus castigará as pessoas e os povos que roubam e que não pagam as suas dívidas.

Confiar nas fortalezas humanas (2:9-11). Os caldeus usaram a riqueza conquistada em guerras para fortalecer sua própria nação. Colocaram seu "ninho" em lugar alto, achando que nenhum inimigo teria condições de invadi-lo. Até hoje, as nações se enganam da mesma maneira. Confiam nos seus sistemas de defesa e na força militar enquanto esquecem do princípio revelado por Deus há muitos séculos: "A justiça exalta as nações, mas o pecado é o opróbrio dos povos" (Provérbios 14:34).

 Edificar a cidade com sangue e iniqüidade (2:12-14). Os babilônios, como muitos outros impérios, construiram com violência e opressão. Deus nunca aprovou a maldade de homens que procuram levar vantagem sobre outros. Os mais fortes devem proteger os mais fracos, ao invés de abusar deles. Os mais ricos devem ajudar os mais pobres, e não explorá-los.

 Envolver outros no pecado (2:15-17). A Babilônia induziu outros países a participar de seus pecados. A imagem que o profeta usa aqui é de uma tática bem conhecida. Quando as filhas de Ló queriam induzir o pai a deitar com elas, deram-lhe vinho (Gênesis 19:30-38). Quando Davi queria convencer Urias a voltar para a casa dele, ele lhe deu bebida forte (2 Samuel 11:13). Deus prometer inverter a situação. Ele mesmo daria para Babilônia o cálice da ira dele.

 Praticar idolatria. Nas sentenças contra povos na Bíblia, encontramos diversos pecados que merecem a punição. Nenhum desses pecados é mais abominável ao Senhor do que a idolatria. A idolatria envolve uma rejeição total e insensata do Criador. Rejeição total porque o único verdadeiro Deus é substituido por um ou mais falsos deuses.

Deus, nesse segundo discurso a Habacuque, destaca a insensatez da idolatria. Deus zomba dos ídolos e de seus seguidores, mostrando que é absolutamente absurdo adorar uma imagem. Observe os argumentos dele: Î O ídolo é uma obra de mãos humanas que se torna maior do que seu criador. O homem faz uma imagem e confia nela! Ï O ídolo é totalmente impotente. Não fala, não se mexe, não ensina e nem respira. Paulo resumiu o argumento, alguns séculos depois, quando disse: "...sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus" (1 Coríntios 8:4).

Por todos esses motivos, Deus pretendia castigar os caldeus. Eles serviriam, primeiro, de instrumento dele para punir o povo de Judá. Mas, menos de 50 anos depois da destruição de Jerusalém por mãos babilônicas, o império da Babilônia caiu. Deus, na hora que ele determinou, trouxe a justiça sobre esse povo ímpio.

Habacuque: O servo diante do Deus santo (2:20 - 3:19)
Em contraste com os falsos deuses feitos por mão humanas, "O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra" (2:20). Habacuque ouviu a segunda resposta de Deus é se sentiu "alarmado" (3:2). Ele não questionou mais. O capítulo 3 é um cântico de louvor, no qual o profeta reconhece a sabedoria, a justiça e o poder de Deus e se mostra absolutamente submisso a ele. Observe, na sua leitura do capítulo, os seguintes pontos:

 Habacuque pede misericórdia (3:2). Ele sabe que Deus age em justiça, mas ele também conta com a piedade do Senhor.
 O profeta louva a Deus, dando glória pelo poder e pela sabedoria dele.
 Ele destaca o poder divino, reconhecendo que Deus usa sua grande força para aplicar justiça.  Habacuque vê Deus como muito maior do que o universo e, obviamente, muito superior aos inimigos humanos que ameaçam os justos.
 O profeta se sente fraco, suportando a grandeza da revelação com grande dificuldade.
 Habacuque deposita sua plena confiança no Senhor, dizendo que continuará louvando a ele, mesmo se não sobrar nada para sua alimentação.

Conclusão: A mensagem consoladora (3:18-19)
Habacuque começou o livro tentando entender o que Deus faz, e o terminou sem compreender, totalmente, a justiça e a sabedoria de Deus. Mas, ele aprendeu o mais importante, a mensagem que nos sustenta no meio de angústias: Não precisamos compreender tudo que Deus faz, mas precisamos saber que é Deus que faz!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Senhor, formoso és!!! - Marcos Góes

31º rei a ser vencido - Goim

Js 12:23 “o rei de Dor, em Nafate-Dor, outro; o de Goim, em Gilgal, outro”

Dt 7:1-6
1 “Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
2 e o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;
3 nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos;
4 pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.
5 Porém assim lhes fareis: derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis as suas imagens de escultura.
6 Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.”


O rei de Goim que significa “nações pagãs”.
Vencer este rei significa espiritualmente tirar toda a estrangeirice que esta ocupando o lugar da nossa benção.
Significa que Josué não deveria deixar com que o povo absorvesse o tipo de comportamento dos estrangeiros que estavam morando na terra prometida, por que só contaminaria o povo e atrairia a irá de Deus sobre o povo e o destruiria.
Quanto a conexões geográficas, o vocábulo veio ser associado à porção nordeste da Síria. Um território governado por um certo Tidal, mencionado em Gênesis 14:1, á chamado por este nome. Além disso, há uma força armada gentílica, na Galileia, derrotada pelas tropas comandadas por Josué que tem esse nome (Js 12:23).

Em Juizes 4:1, 13, o nome de uma localidade Harosete-Hagoim, parece ser outra alusão a essa idéia, indicando uma área da Galileia.
Onde Goim estaria localizada, depende de como identificarmos Tidal. A maioria dos estudiosos identifica Tidal como um nome hitita ou sírio (nesse caso relacionado à Tudalia). E esse é nome de uma certa região da Síria.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA ESTRANGEIRICE

Dt 7:4” pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria.”

Quando faço uma aliança com o estrangeiro, começo a perder:
- Minha fé
- Minha visão
- Minha santidade
- Minha capacidade realizadora
- Minha identidade de povo conquistador
O inimigo quer que o homem de Deus se contamine com os costumes da terra para que venha contra ele a irá de Deus e o destrua.

COMO VENCER A ESTRANGEIRICE
Nm 13:23-30
23 “Vi também, naqueles dias, que judeus haviam casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
24 Seus filhos falavam meio asdodita e não sabiam falar judaico, mas a língua de seu respectivo povo.
25 Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
26 Não pecou nisto Salomão, rei de Israel? Todavia, entre muitas nações não havia rei semelhante a ele, e ele era amado do seu Deus, e Deus o constituiu rei sobre todo o Israel. Não obstante isso, as mulheres estrangeiras o fizeram cair no pecado.
27 Dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estrangeiras?
28 Um dos filhos de Joiada, filho do sumo sacerdote Eliasibe, era genro de Sambalate, o horonita, pelo que o afugentei de mim.
29 Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também a aliança sacerdotal e levítica.
30 Limpei-os, pois, de toda estrangeirice e designei o serviço dos sacerdotes e dos levitas, cada um no seu mister”


Deus disse a Josué que não fizesse aliança e ao mesmo tempo não tivesse piedade, mas era para arrancá-los da terra prometida.
Da mesma maneira agiu Neemias que conseguiu tirar a estrangeirice deixada pelos seus antecessores.
Como povo de Deus, estamos nesta terra para conquista - lá e isto acontecerá quanto tirarmos toda a contaminação e santificarmos a terra a consagrando para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deus te chama a abandonar toda contaminação da terra, seja por habito, por cultura, para começar a viver como povo separado de propriedade exclusiva de Deus!
A vitória contra a estrangeirice acontece quando:

1) Enxergamos que somos um povo santo, e qualquer contaminação habilitará a ação de demônios.
Nm 25: 1, 2 e 9 – “Habitando Israel em Sitim, começou o povo a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos deuses delas. 9 Os que morreram da praga foram vinte e quatro mil”

O Senhor já havia trazido a palavra de forma clara: conformar-se com os costumes da terra traria sobre o povo de Israel condenação e habilitaria em suas vidas os demônios que comprometiam a vida daqueles povos e os fazia repugnantes diante de Deus a ponto do Senhor os repelir. Porém eles se corromperam com os moabitas influenciados por Balaão e foram destruídos – o tratamento teve de ser radical e houve perdas entre Israel.

Neemias e Josué entendiam que Deus quer que sejamos diferentes dos povos, não apenas por uma questão moral, mas para que não percamos nossa própria vida espiritual e nos tornemos presa de demônios – Deus já te separou disso tudo!

1 Pe 2: 9 – “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”

2) Entendemos que por esse motivo foi que Deus aborreceu-se também deles (dos moabitas) tirando-lhes a terra, a herança.

Nm 21: 25 a 30 – “Assim, Israel tomou todas estas cidades dos amorreus e habitou em todas elas, em Hesbom e em todas as suas aldeias. Porque Hesbom era cidade de Seom, rei dos amorreus, que tinha pelejado contra o precedente rei dos moabitas, de cuja mão tomara toda a sua terra até ao Arnom. Pelo que dizem os poetas: Vinde a Hesbom! Edifique-se, estabeleça-se a cidade de Seom! Porque fogo saiu de Hesbom, e chama, da cidade de Seom, e consumiu a Ar, de Moabe, e os senhores dos altos do Arnom. Ai de ti, Moabe! Perdido estás, povo de Quemos; entregou seus filhos como fugitivos e suas filhas, como cativas a Seom, rei dos amorreus. Nós os asseteamos; estão destruídos desde Hesbom até Dibom; e os assolamos até Nofa e com fogo, até Medeba”

Os moabitas eram parentes de Israel e poderiam ter caminhado de maneira diferente, porém fizeram a opção em caminhar conforme a terra e perderam aquilo que poderiam ter da parte de Deus: uma herança, uma promessa, uma terra – os moabitas eram verdadeiros sem terra que buscavam lugar para estabelecer-se.

Neemias e Josué entendiam que Deus não faz acepção de pessoas, Ele julga conforme as obras de cada um para dar o Seu galardão – aquele que se separa para Deus tem lugar na promessa e na Sua herança! O diabo, porém traz os costumes para roubar a porção que Deus tem para as nossas vidas que infinitamente melhor.

Salmos 37:3 “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.”

3) Enxergamos que abriríamos oportunidade para que nossos descendentes perdessem o referencial de Deus, comprometendo assim as futuras gerações.

Ex 34: 12, 15 e 16
12 “Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada.”
15 e 16 “para que não faças aliança com os moradores da terra; não suceda que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém te convide, e comas dos seus sacrifícios e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com seus deuses, façam que também os teus filhos se prostituam com seus deuses”


Antes que Israel se estabelecesse em Canaã, Deus já havia alertado para que não fizessem aliança com aqueles povos. Fazer aliança é diferente de conviver – neste mundo conviveremos com o ímpio, porém nossa aliança tem de ser com o Senhor para que não nos corrompamos e percamos nossa herança futura.

Nós temos uma herança pra deixar como servos de Deus e o maior tesouro que podemos deixar às futuras gerações não é o dinheiro, mas sim o Senhor!
Neemias tomou uma posição radical para garantir a herança de Deus para o povo.

Nm 13:25 “Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os conjurei por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos”

4) Entendemos que não há nada no mundo que se compare com o que o nosso Deus nos possa fazer.

Nm 24: 5 a 7 – “Que boas são as tuas tendas, ó Jacó! Que boas são as tuas moradas, ó Israel! Como vales que se estendem, como jardins à beira dos rios, como árvores de sândalo que o SENHOR plantou, como cedros junto às águas. Águas manarão de seus baldes, e as suas sementeiras terão águas abundantes; o seu rei se levantará mais do que Agague, e o seu reino será exaltado”

Quem estava reconhecendo isso era Balaão, o mago, o ímpio. O ímpio já tem reconhecido a igreja como soberana e já tem recorrido a ela, mas muitas vezes os próprios da fé não enxergaram ainda essa verdade e se fascinam com o pouco e o inferior que há lá fora!
Nós vamos repreender e lançar fora toda estrangeirice, assim como Neemias e Josué fizeram.

Rm 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Js 24:14-18
14 “Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao SENHOR.
15 Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
16 Então, respondeu o povo e disse: Longe de nós o abandonarmos o SENHOR para servirmos a outros deuses;
17 porque o SENHOR é o nosso Deus; ele é quem nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, quem fez estes grandes sinais aos nossos olhos e nos guardou por todo o caminho em que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
18 O SENHOR expulsou de diante de nós todas estas gentes, até o amorreu, morador da terra; portanto, nós também serviremos ao SENHOR, pois ele é o nosso Deus. “


Eis-me aqui - Tenda dos adoradores

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Állef Mendes - Totalmente Teu

30º rei a ser vencido - Dor

Js 11:2 “e aos reis que estavam ao norte, na região montanhosa, na Arabá, ao sul de Quinerete, nas planícies e nos planaltos de Dor, do lado do mar”

Js 12:23 “o rei de Dor, em Nafate-Dor, outro; o de Goim, em Gilgal, outro”

Js 17:11 “Porque, em Issacar e em Aser, tinha Manassés a Bete-Seã e suas vilas, Ibleão e suas vilas, os habitantes de Dor e suas vilas, os habitantes de En-Dor e suas vilas, os habitantes de Taanaque e suas vilas e os habitantes de Megido e suas vilas, a região dos três outeiros.”

Jz 1:27 “Manassés não expulsou os habitantes de Bete-Seã, nem os de Taanaque, nem os de Dor, nem os de Ibleão, nem os de Megido, todas com suas respectivas aldeias; pelo que os cananeus lograram permanecer na mesma terra.”

DOR, uma cidade costeira do mar mediterrâneo em Manassés, ao sul do monte Carmelo.
DOR significa período (idade, geração, período de tempo) ou geração (caracterizada por qualidade, condição, classe de homens).
Cidade cujo rei aliou-se a Jabim, rei de Hazor, em sua luta contra Israel e que compartilhou de sua derrota (Js 11:1-2; 12:23). Embora estivesse situada na fronteira de Aser, foi dada a Manassés, que falhou em expulsar os habitantes cananeus (Jz 1:27).

O QUE SIGNIFICA ESPIRITUALMENTE VENCER A CIDADE DE DOR
Js 17:14-18
14 “Então, o povo dos filhos de José disse a Josué: Por que me deste por herança uma sorte apenas e um quinhão, sendo eu tão grande povo, visto que o SENHOR até aqui me tem abençoado?
15 Disse-lhe Josué: Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra dos ferezeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais.
16 Então, disseram os filhos de José: A região montanhosa não nos basta; e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e suas vilas como os que estão no vale de Jezreel.
17 Falou Josué à casa de José, a Efraim e a Manassés, dizendo: Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas;
18 porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes.”


Quando Josué fez a divisão das terras e das cidades a tribo de Manassés passou a ocupar terras em ambos os lados do rio Jordão sendo que uma parte da tribo (metade) ficou com a parte ocidental da região que incluía uma cadeia de fortalezas cananitas e cidades fortificadas entre as quais estavam Megido, Taanaque, Ibleão, Bete-Seã e também DOR.
Não contentes com aquilo que receberam foram até Josué e reclamaram mais terras, mas Josué os exortou dizendo que demonstrassem seus valores conquistando, derrubando e se apoderando (Js 17:14-18).
Não é por acaso que Gideão (descendente da tribo de Manassés) tinha tantos problemas e deformações, se prestarmos atenção na conversa das tribos com Josué até parece a conversa de Gideão com o Senhor, pois era uma herança maldita de baixa imagem, rebeldia e religiosidade (Jz 6:15).

Murmuração e insatisfação são aberturas para que o diabo destrua qualquer possibilidade. Espiritualmente a tribo de Manassés simboliza a segunda geração que deveria suceder a Josué, mas Manasses não andou nos passos de seu líder, significando a sucessão que não deu certo, porque não viveu a plenitude. O medo do sofrimento não é um sentimento de conquista, mas uma deformação da alma. Esse medo nasce na falta de convicção do que o espírito de Deus está nos reservando.
Quem tem um espírito de conquista, é preparado para enfrentar e vencer, é convicto do que Deus está realizando. Vive na promessa.

VENCEREMOS A CIDADE DE DOR
Hb 12:1-4
1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.
4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”


1) Desembaraçar-nos-emos do peso e do pecado.
Muitas vezes nos limpamos do pecado, mais ainda continuamos pesados. Peso significa descaracterização, amarração espiritual, porque não nos sentimos capazes. Josué era pessoa completamente desembaraçada e pronta para viver as promessas.

2) Correremos com perseverança a nossa carreira.
Quando damos plena vazão à manifestação do Espírito Santo nas nossas vidas, há um ajuste espiritual com a vontade de Deus e com o tempo de Deus, pois Ele tem uma unção para que nós não andemos em descompasso. A unção de conquista que está sobre nós, nos faz acelerar o ritmo, agilizar os milagres e promessas, pensar com o raciocínio do Espírito Santo.

3) Olharemos para o Autor e Consumador da nossa fé.
Ter um referencial, um padrão em Cristo, pois Ele é aquele que fazia a vontade do Pai. O Senhor Jesus se movia no Espírito. E o nosso referencial é exatamente aquilo que Jesus realizou.

4) Consideraremos o sacrifício de Jesus Cristo.
Nós como povo da conquista, temos que assumir um modo de vida que seja caracterizado por sermos completamente diferente dos outros. O Senhor Jesus gastou-Se inteiramente para Deus. Temos que adotar um modo de vida sacrificial, que significa abrir mão de muitas coisas que nós gostaríamos de fazer na carne, mas que vamos oferecer como sacrifício de louvor.

5) Não nos fatigaremos desmaiando na alma.
Nós desmaiamos quando não temos resistência espiritual. Muitas vezes deixamos de alcançar a concretização das promessas, porque retrocedemos quando encontramos grandes desafios. Mas apartir de hoje não vamos engavetar projetos que um dia o Senhor colocou em nossas mãos. Quem envelhece na alma e na mente faz um pacto com a morte. Josué e Calebe não desmaiaram na alma.

2 Co 4:16-18
16 “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”


Is 40:28-31
28 “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”


Hb 12:4 “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”.

Nós somos a geração da conquista que foi levantada, para resgatar aquilo que a geração Manassés não conseguiu, pois temos o envio e as credenciais de Josué para arrancar, derribar, para destruir e arruinar e também para edificar e para plantar (Jr 1:10).
Na Guerra contra o pecado, contra a enfermidade, contra os problemas familiares, contra as dificuldades financeiras e profissionais, contra as más noticias e todo e qualquer obstáculo que se nos apresentar.
Temos uma certeza... “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor dessa terra”...(Is 1:19).

sábado, 16 de julho de 2011

Som da chuva - Soraya Moraes

29º Rei a ser vencido - Jocneão do Carmelo

Dt 7:14 “Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá entre ti nem homem, nem mulher estéril, nem entre os teus animais.”

Js 12:22 “o rei de Quedes, outro; o de Jocneão do Carmelo, outro;

Jocneão = tristeza do povo
Carmelo = campo fértil

A esterilidade é uma das piores seqüelas da queda, pois contraria o que era o plano original de Deus para o homem no Éden – “E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasteja pela terra” – Gn 1:28. A ausência de fertilidade traz vergonha e tristeza sobre o homem, e impedem que ele possa conquistar e avançar.

O plano de Deus para a geração de Josué é que eles ocupassem e usufruíssem a fertilidade de Canaã. A queda do rei de Jocneão é profética, pois simboliza a vitória sobre toda assolação que traz esterilidade sobre nossas vidas

TEMPOS PARA VENCER A ASSOLAÇÃO DA ESTERILIDADE
Lc 1:24, 25 e 36
24 “Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:
25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.”
36 “E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.”


A Bíblia fala sobre diversas pessoas estéreis: Ana, mãe de Samuel, Raquel, esposa de Jacó e outras. Mas os que mais honra receberam após vencerem a esterilidade foram Zacarias e Isabel, pais de João Batista – “Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor do reino dos céus é maior do que ele” - Mt. 11:11, pois geraram aquele que abriria o caminho para o ministério de Jesus. Porém, Zacarias e Isabel viveram um processo difícil antes de gerarem a João e assim se tornarem férteis em todas as áreas de suas vidas. Apesar disso, tudo o que Deus prometera se cumpriu.

Eles passaram por um processo de cinco meses para ver a promessa se cumprir e esses cinco meses foram cinco tempos proféticos para alcançarem a vitória e estão hoje aqui simbolizando um tempo novo para as nossas vidas.
Zacarias, resistente por causa da sua esterilidade, demorou a entender o que Deus havia prometido, porém, conseguiu superar essa resistência e se abrir para viver a concretização do milagre:

1) TEMPO: VENCER A VISÃO RELIGIOSA, DE NÃO REALIZAR NADA PARA O FUTURO.
Lc 1:5-8
5 “Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel.
6 Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.
7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.
8 Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte”


O estéril entra para a vida apenas para vê-la passar, pois não pode pensar em fruto. Pensa somente em cumprir com os seus compromissos e obrigações.
Zacarias era de linhagem de Abias, descendentes de Eleazar, da linhagem de Levi, e sua linhagem cessaria na sua geração.
Isabel, da mesma forma, era descendente de Levi, e a mulher estéril era tida como amaldiçoada e responsável pelo término da linhagem de uma família.
O sacerdócio de sua família chegava ao fim. A lâmpada de sua geração estaria se apagando e o pior é que ambos estavam velhos.
Às vezes chegamos nessa situação em várias áreas de nossa vida; somos fiéis a Deus e de repente sofremos e nos entristecemos porque existem áreas infrutíferas na nossa vida. Então nos acomodamos, esperando o tempo passar.

2) TEMPO: VENCER A VISÃO DO HOMEM – TEMPO DE ANDAR SEGUNDO O QUE SE VÊ E NÃO NO QUE SE CRÊ
Lc 1:13, 18-20
13 “Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.”
18 “Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias.
19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas.”


Zacarias ficou mudo porque já não enxergava que Deus pudesse lhe dar um filho, perpetuar seu fruto.
A esterilidade causa a falta de visão de conquista, e “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11:6). E a conseqüência da falta de fé é a perda dos sentidos espirituais. João ficou sem poder expressar seus sentimentos; ficou mudo . E muitas vezes, pela falta de frutos, perdemos a fé e, diante da possibilidade de uma mudança de um milagre, emudecemos. Durante os nove meses de gestação de João Batista, Zacarias ficou sem poder expressar a alegria do milagre. Ficou mudo porque era cego espiritualmente.
E, da mesma forma, nossos milagres estão sendo gerados no mundo espiritual e, pela falta de visão, pela esterilidade, vivemos uma vida fria e apática com o Senhor.

Is 54:1 “Canta alegremente ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto, e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o Senhor.”

3) TEMPO: TER A VISÃO DE RESTAURAÇÃO – TEMPO DE ACABAR COM A RELIGIOSIDADE E VIVER O MOVER DA CONQUISTA.
Lc 1:23-25
23 “Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
24 Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo:
25 Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.”


“Terminados os dias de seu ministério”: isso é a representação espiritual de que o tempo de Zacarias como um sacerdote da lei estava encerrado, porque agora João Batista acabara de ser concebido, ou seja, o mover da conquista daquele que anuncia o reino de Deus estava começando a nascer dentro de Isabel.,
Era a ultima vez que cumpriria religiosidade o seu ministério, a partir de hoje Deus tem um novo mover na sua vida, e do seu interior vai sair o poder para transformar, assim como Isabel viveu.

Lc 1:19 “Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas novas.”

4) TEMPO: TER A VISÃO DE FAMÍLIA REALIZADA AOS OLHOS DE TODOS.
Lc 1:57,63-65
57 “A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, e teve um filho.”
63 “Então, pedindo ele uma tabuinha, escreveu: João é o seu nome. E todos se admiraram.
64 Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus.
65 Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judéia foram divulgadas estas coisas.”


Finalmente, o tempo da geração passara e Zacarias já podia agora expressar a alegria da fertilidade. Agora era o tempo dos vizinhos e familiares verem o fruto deles e era o melhor dos frutos, só suplantado por Jesus, que ainda não nascera.
Era a honra em meio à família, que só olhava e nem podia comentar nada sobre o estado frutífero. Não seria mais motivo de dó ou escárnio. Zacarias fazia parte dos planos de Deus e a palavra não tardaria a se cumprir.

Ez 12:25 “Porque eu, o Senhor, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá e não será retardada; porque em vossos dias, ó casa rebelde, falarei a palavra e a cumprirei, diz o Senhor Deus.”

Talvez hoje você esteja vivendo momentos de expectativa de uma mudança radical na sua vida. Por isso, comece a se alegrar porque o Senhor Jesus é fértil no que faz:

Jo 15:5 “Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

5) TEMPO: A VISÃO DE FUTURO - TEMPO DE VER RENASCER O SEU MINISTÉRIO, E DE SEUS SUCESSORES.
Lc 1:67, 76, 80
67 “Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo:”
76 “Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos,
80 O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel.”


Zacarias e Ana, agora, se alegrariam e voltariam à condição ministerial que Deus tinha para eles. As provas de que Deus estava na vida deles estavam agora flagrantes. Zacarias não podia mais conter a unção do Espírito Santo, que estava sobre sua vida e começou a liberar a palavra profética que há muito estava em sua vida, contida pela esterilidade, agora brotava de dentro uma água viva que não dava para segurar. E, da mesma forma, você está debaixo da unção de uma palavra viva que vai mudar a tua vida e você vai dar adeus à esterilidade.

João Batista (filho de Isabel) foi o precursor de Jesus Cristo, foi aquele que veio para preparar o caminho do Senhor, e ele nasceu daquela que era estéril. A quebra da esterilidade de Isabel gerou algo muito maior do que ela mesma poderia supor, alguém que prepararia o caminho para que o mundo todo recebesse a “luz, que vinda ao mundo ilumina a todo homem”.

Batata Recheada na Shalom - 30/07

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Rebecca St James - Song of love

28º rei a ser vencido - Quedes

Js 12:22 “o rei de Quedes, outro; o de Jocneão do Carmelo, outro”

1 Rs 12:28-33
28 “Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito!
29 Pôs um em Betel e o outro, em Dã.
30 E isso se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um para adorar o bezerro.
31 Jeroboão fez também santuários nos altos e, dentre o povo, constituiu sacerdotes que não eram dos filhos de Levi.
32 Fez uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, igual à festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel e ofereceu sacrifícios aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que levantara.
33 No décimo quinto dia do oitavo mês, escolhido a seu bel-prazer, subiu ele ao altar que fizera em Betel e ordenou uma festa para os filhos de Israel; subiu para queimar incenso.”


Quedes significa “lugar santo” ou “lugar de consagração”. Vencer este rei significa espiritualmente vencer aquilo que foi consagrado ao inimigo no passado.
Consagrar significa “encher de”. Você mprecisa vencer aquilo que foi dado espaço ao inimigo por palavra ou palavras que abriram espaço para a ação de inimigo em qualquer área, por exemplo, na sua vida, ou de sua família, ou no seu casamento, ou no seu trabalho.
No coração do homem, por causa do pecado no Édem, existem manifestações do bem e do mal, portanto, deve o homem estar cheio do Espírito Santo, para através do discernimento, optar em fazer a vontade de Deus.

No caso de Jeroboão, 1 Rs 11:26, 28,29 , que era um capataz de Salomão e pelo pecado de Salomão o reino foi divido e foi entregue a Jeroboão 10 tribos.
Jeroboão foi o primeiro rei do reino do norte, Israel, quando este dividiu-se após a morte de Salomão e as dez tribos separaram-se de Judá e Benjamim e do reino sob o filho de Salomão, Reoboão; a idolatria foi introduzida no início do seu reinado sem este entendimento construiu altares estranhos , isto é, consagrou ao inimigo que o levou a viver um grande roubo sobre o povo e a descendência.

O que leva o homem a consagrações a outros deuses
. Insegurança 1 Rs 12:26 - Jeroboão achava que as tribos votariam para o reino da descendência de Davi.
. Falta de conhecimento do mundo espiritual 1 Rs 12:28 – desprezou o Senhor e seus feitos, declarando ao povo que os bezerros eram os seus deuses e libertadores.
. Falta de capacidade pessoal 1 Rs 11.28 – era um homem preparado para trabalhos braçais, mas não tinha capacidade pessoal para governar um povo.
. Complexo de inferioridade 1 Rs 12.27 – ele tinha medo que o povo fosse para Jerusalém para adorar e voltassem para matá-lo.

CONSEQUÊNCIAS DAS CONSAGRAÇÕES DO PASSADO
1 Rs 13:33-34
33 “Depois destas coisas, Jeroboão ainda não deixou o seu mau caminho; antes, de entre o povo tornou a constituir sacerdotes para lugares altos; a quem queria, consagrava para sacerdote dos lugares altos.
34 Isso se tornou em pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.”


1. Destruição da família (sucessores)
2. Miséria, opróbrio e maldição familiar:
• O primeiro filho morre (1 Rs 14:12,17-18)
• O segundo filho que reina é morto numa conspiração (conspirador mata toda a família) (1 Rs 15:25,29-30)

A malignidade gerada por estas consagrações continuou atuando sobre a nação, tendo continuidade na vida de outros reis, e como conseqüência veio sobre todas as tribos, todo Israel e Judá, chegando e levando destruição a futuros reis, entre eles: Manassés 2 Cr 33:9 e seu filho Amom 2 Cr 33:22-24, pai do rei Josias.

COMO VENCER AS CONSAGRAÇÕES DO PASSADO
1 Rs 13:1-4
1 “Eis que, por ordem do SENHOR, veio de Judá a Betel um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.
2 Clamou o profeta contra o altar, por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos humanos se queimarão sobre ti.
3 Deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o SENHOR falou: Eis que o altar se fenderá, e se derramará a cinza que há sobre ele.
4 Tendo o rei ouvido as palavras do homem de Deus, que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a mão de sobre o altar, dizendo: Prendei-o! Mas a mão que estendera contra o homem de Deus secou, e não a podia recolher.”


1) SER RADICAL
2 Cr 34:3-4
3 “Porque, no oitavo ano de seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e, no duodécimo ano, começou a purificar a Judá e a Jerusalém dos altos, dos postes-ídolos e das imagens de escultura e de fundição.
4 Na presença dele, derribaram os altares dos baalins; ele despedaçou os altares do incenso que estavam acima deles; os postes-ídolos e as imagens de escultura e de fundição, quebrou-os, reduziu-os a pó e o aspergiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.”


• Limpar – purificar, derrubar altares, isto é santificar-se
• Queimar ossos - profanar os altares erguidos, destruir as obras do diabo
• Reduzir a pó – para que estejam debaixo dos nossos pés sem que possam ser remontadas.
Como Josué Js 1:16,18, foi radical para levar o povo a conquista da terra, quando foi descoberto Ação também foi destruído e queimado Js 7:25.

2) SER RENOVADOR DE ALIANÇAS COM DEUS
2 Cr 34:31 “O rei se pôs no seu lugar e fez aliança ante o SENHOR, para o seguirem, guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, cumprindo as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro.”

Assim também Josué para a conquista da terra prometida fez a circuncisão Js 5:6-9, e hoje em Cristo temos a circuncisão espiritual que significa que o Senhor removeu o opróbrio do Egito, do velho homem, com o derramamento de sangue de Jesus nós temos uma nova aliança no Senhor.

3) SER UM CUMPRIDOR DA PALAVRA DE DEUS (NÃO SER RELIGIOSO)
2 Cr 34:33 “Josias tirou todas as abominações de todas as terras que eram dos filhos de Israel; e a todos quantos se acharam em Israel os obrigou a que servissem ao SENHOR, seu Deus. Enquanto ele viveu, não se desviaram de seguir o SENHOR, Deus de seus pais.”

Atitude preventiva para que a contaminação não se remonte mais. Não se desviar, profanou, colocou as consagrações ao inimigo debaixo dos seus pés.
Quando Josué iria conquistar a terra Deus ordenou, não se desvies nem para a direita, nem para a esquerda, medite no livro da lei de dia e de noite Js 1:7-8.
E após a conquista Josué, foi fiel ao Senhor e declarou que a sua casa iria servir o Senhor Js 24:15.
Assim a mão deste rei de Quedes está mirrada e não pode mais alcançar a sua vida 1 Rs 13.4.

FRUTOS DE QUEM VENCE AS CONSAGRAÇÕES DO PASSADO
Celebração da Páscoa – fruto total
2 Cr 35:1-2,18
1 “Josias celebrou a Páscoa ao SENHOR, em Jerusalém; e mataram o cordeiro da Páscoa no décimo quarto dia do primeiro mês.
2 Estabeleceu os sacerdotes nos seus cargos e os animou a servirem na Casa do SENHOR.”
18” Nunca, pois, se celebrou tal Páscoa em Israel, desde os dias do profeta Samuel; e nenhum dos reis de Israel celebrou tal Páscoa, como a que celebrou Josias com os sacerdotes e levitas, e todo o Judá e Israel, que se acharam ali, e os habitantes de Jerusalém.”


Poder da ressurreição
- Prosperidade
Mt 6:22 “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso”

Is 1:19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”

- Alegria
Is 60:5 “Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo.”

- Vitória total
1 Co 15:54
“E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”


2 Co 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Barlow Girl - Beatiful Ending (legendado)

27º rei a ser vencido - Megido

Js 12:21” o rei de Taanaque, outro; o de Megido, outro”

Jz 4:1-16
1 “Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o SENHOR, depois de falecer Eúde.
2 Entregou-os o SENHOR nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército, o qual, então, habitava em Harosete-Hagoim.
3 Clamaram os filhos de Israel ao SENHOR, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e, por vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel.
4 Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5 Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
6 Mandou chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?
7 E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos.
8 Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. 9 Ela respondeu: Certamente, irei contigo, porém não será tua a honra da investida que empreendes; pois às mãos de uma mulher o SENHOR entregará a Sísera. E saiu Débora e se foi com Baraque para Quedes.
10 Então, Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e com ele subiram dez mil homens; e Débora também subiu com ele.
11 Ora, Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e havia armado as suas tendas até ao carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.
12 Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, tinha subido ao monte Tabor.
13 Sísera convocou todos os seus carros, novecentos carros de ferro, e todo o povo que estava com ele, de Harosete-Hagoim para o ribeiro Quisom.
14 Então, disse Débora a Baraque: Dispõe-te, porque este é o dia em que o SENHOR entregou a Sísera nas tuas mãos; porventura, o SENHOR não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens, após ele.
15 E o SENHOR derrotou a Sísera, e todos os seus carros, e a todo o seu exército a fio de espada, diante de Baraque; e Sísera saltou do carro e fugiu a pé.
16 Mas Baraque perseguiu os carros e os exércitos até Harosete-Hagoim; e todo o exército de Sísera caiu a fio de espada, sem escapar nem sequer um.”


MEGIDO é uma cidade localizada perto dos vales de SAROM e de JEZREEL, onde cruzavam duas importantes rotas comerciais. A cidade foi fortificada por Salomão {1Rs 9.15} e tornou-se cenário de grandes batalhas {Jz 5.19-21; 2Rs 23.29}.
Ficava dentro DOS LIMITES DA TRIBO DE Issacar, mas foi distribuída á tribo de Manasses.
MEGIDO significa Lugar de tropas / Excelente.

O QUE O REI DO MEGIDO TRAZ DE DANO PARA VIDA DO HOMEM?
Deus criou o homem e o capacitou a fazer as coisas de forma excelente que é o padrão estabelecido por Deus, Adão tinha esta capacidade (Gn 1:26-28; 2:20).
O pecado roubou do homem esta capacidade e hoje ele têm feito as coisas não de forma excelente, mas totalmente longe do padrão estabelecido por Deus.
Hoje o homem é levado pelo rei do Megido há alimentar a preguiça, o conformismo, a passividade, a individualidade e outras deformações que o impedem de alcançar a excelência e ser um conquistador, trazendo sobre sua vida a maldição.
Isto não aconteceu com Baraque que por buscar a excelência se tornou um grande conquistador ao vencer um grande inimigo numa batalha que se deu na região do Megido.

Jr 48:10 “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!”

Pv 21:25 “O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar.”

COMO BUSCAR O EXCELENTE?

1) NÃO SENDO PREGUIÇOSO – ESFORÇANDO-SE PARA CONQUISTAR
Jz 4:14-16
14 “Então, disse Débora a Baraque: Dispõe-te, porque este é o dia em que o SENHOR entregou a Sísera nas tuas mãos; porventura, o SENHOR não saiu adiante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens, após ele.
15 E o SENHOR derrotou a Sísera, e todos os seus carros, e a todo o seu exército a fio de espada, diante de Baraque; e Sísera saltou do carro e fugiu a pé.
16 Mas Baraque perseguiu os carros e os exércitos até Harosete-Hagoim; e todo o exército de Sísera caiu a fio de espada, sem escapar nem sequer um.”


Tudo tem um preço e o preço da excelência é muito esforço (trabalho) com dedicação, a casa na rocha é a que permanece depois que vem a tempestade, mas é a que dá mais trabalho, que exige mais investimento e dedicação para ser feita. Baraque e Josué tinham esta característica e eram excelentes em tudo que faziam. Essa unção esta sobre a igreja e temos que nos esforçar para conquistar.

Mt 11:12 “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”

2) NÃO SENDO MEDIOCRE – BUSCANDO NOVOS E GRANDES DESAFIOS
Jz 4:1-7
1 “Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau perante o SENHOR, depois de falecer Eúde.
2 Entregou-os o SENHOR nas mãos de Jabim, rei de Canaã, que reinava em Hazor. Sísera era o comandante do seu exército, o qual, então, habitava em Harosete-Hagoim.
3 Clamaram os filhos de Israel ao SENHOR, porquanto Jabim tinha novecentos carros de ferro e, por vinte anos, oprimia duramente os filhos de Israel.
4 Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
5 Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo.
6 Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?
7 E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos.”


O homem que não tem o espírito excelente aceita qualquer coisa e faz de qualquer maneira, e entrega qualquer coisa, diferente de Baraque e Josué que buscavam fazer acima do que normalmente era feito. O próprio Calebe desejou o monte Hebrom um grande desafio, enquanto os que foram com ele espiar a terra desejaram voltar para o Egito, fugindo assim do desafio que era a terra prometida.
O grande desafio da igreja neste momento é transformar o Brasil na maior nação evangélica do mundo e temos trabalhado de forma excelente para alcançar este objetivo.

Hb 11:4 “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.”

1 Tm 3:1 “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.”

3) NÃO SENDO INDIVIDUALISTA – TRABALHANDO COMO CORPO
Jz 4:10 “Então, Baraque convocou a Zebulom e a Naftali em Quedes, e com ele subiram dez mil homens; e Débora também subiu com ele.”

Baraque não foi á luta sozinho, ele convocou o povo e como corpo ele enfrentou o inimigo e com isso obteve a vitória. (aliança)
A excelência está em Cristo e os que estão ligado a Ele usufruem desta unção e são capazes de fazer tudo de forma excelente.
Estar ligado a Cristo é estar ligado a seu corpo que é a igreja, é como igreja que iremos e conquistaremos o que ninguém ainda conquistou.
Nós temos estas conquistas porque lutamos como corpo e pelo corpo de Cristo que é a igreja.

Jo 15:5 “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Mt 16:18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Cl 3:1,2
1 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”


Hb 1:4 “tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.”

Hb 8:6 “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.”

1 Co 12:31 “Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.”

Tg 1:17 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.”

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vai valer a pena - Livres para adorar

26º rei a ser vencido - Taanaque

Js 12:21 “o rei de Taanaque, outro; o de Megido, outro”

Js 17:11 “Porque, em Issacar e em Aser, tinha Manassés a Bete-Seã e suas vilas, Ibleão e suas vilas, os habitantes de Dor e suas vilas, os habitantes de En-Dor e suas vilas, os habitantes de Taanaque e suas vilas e os habitantes de Megido e suas vilas, a região dos três outeiros.”
Js 21:25 “Da meia tribo de Manassés, deram Taanaque com seus arredores e Gate-Rimom com seus arredores; ao todo, duas cidades.”


Mt7:24-29
24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;
27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
28 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina;
29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.”


TAANAQUE, uma antiga cidade cananita situada oito km a sudeste das águas do Megido no lado ocidental do Jordão. Foi conquistada por Josué e alocada à meia tribo de Manassés {Js 17.11}, mas no território de Issacar; dada aos levitas coatitas {Js 21.25}. Fazendo parte de um grupo de três cidades que formavam naquela época o que eles chamavam de a região dos três outeiros (Montes pouco elevado; colinas). TAANAQUE significa arenoso.

O QUE SIGNIFICA ESPIRITUALMENTE VENCER A TAANAQUE
Sl 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

Pv 6:23 “Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida”

Significa fundamentar toda a nossa expectativa sobre a Rocha. Colocando nossos sonhos, dificuldades, adversidades e circunstâncias sobre a luz da palavra do Senhor. Porque através da palavra revelada que sai do altar do Senhor, obteremos vitórias e o mesmo poder de conquista e realização que estava sobre Josué estará com certeza sobre as nossas vidas. E onde ainda existe algum tipo de fragilidade ou duvida quebrar e repreender definitivamente das nossas vidas, para que não nos permitamos fraquejar ou voltar atrás como o povo fez no deserto.

Js 1:8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

COMO O INIMIGO AGE PARA QUE NÃO PERMANEÇAMOS SOBRE A ROCHA?
1) Através da não observância das determinações da palavra de Deus. (Ne 6:10-14)

Lv 10:1 “Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara.”

Era para os filhos de Arão, no mínimo, observar a ordem expressa que Deus, através de Moises, já os havia ensinado; somente o sacerdote constituído poderia oficiar ao Senhor e cumprir com as tarefas de maneira direta. Se não bastasse isso, ainda queimaram incenso oferecendo fogo estranho (Ex. 30: 33,38), ou seja; havia o chamado, a unção, mas não havia ainda a constituição e não obstante terem visto a Glória do Senhor como um homem jamais havia visto... Desprezaram o chamado sendo rebeldes e negligentes.
Existem pessoas banalizando aquilo que é sagrado achando que aquilo que o Senhor ordena na palavra é discutível, antiquado e se tornam pessoas que se dirigem a si próprias.

Nm 20:8 “Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais.”

Nm 20:10-11
10 “Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros?
11 Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.”


2) Através das atitudes da carne transparecendo uma falsa espiritualidade, mas que na verdade não passa de autopromoção e religiosidade.

1 Sm 15:12 “Madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã; e anunciou-se àquele: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si um monumento; e, dando volta, passou e desceu a Gilgal.”

1 Sm 15:17 “Prosseguiu Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel, e não te ungiu o SENHOR rei sobre ele?”

1 Sm 15:19 “Por que, pois, não atentaste à voz do SENHOR, mas te lançaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do SENHOR?”

1 Sm 15:24 “Então, disse Saul a Samuel: Pequei, pois transgredi o mandamento do SENHOR e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz.”

Saul era homem tão deformado que não somente não cumpriu a ordem de Deus, mas também quis exaltar a si próprio identificando uma deformação emocional e demoníaca, construindo para si um monumento e como Nabucodonosor na verdade ele edificou uma estatua de adoração e se tornou abominável diante do Senhor, perdendo a sua honra e constituição.

3) Através da irresponsabilidade de tocar naquilo que é santo. (Sl 24:3-5)

1 Cr 13:9-10
9 “Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram.
10 Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus.”


Uzá agiu com negligência, porque muitas vezes nos sentimos na liberdade, que por causa de circunstâncias nos achamos no direito de tocarmos naquilo que é sagrado. Por exemplo, não entregarmos a oferta ou o dizimo levados por alguma situação humana. Essas atitudes geram maldição e morte.

COMO VENCER TAANAQUE. INVOCANDO O PODER E AUTORIDADE DA ROCHA.
1) Saber que a obra que Deus esta realizando sobre as nossas vidas é perfeita e no devido tempo se manifestará. A Sua justiça se manifestará.

Dt 32:4 “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízos; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.”

Is 26:4 “Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna”

2) Saber que o Senhor nos disciplina como filhos. O Povo quando ficou no deserto, não entendeu. (Dt 8)

Hc 1:12 “Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó SENHOR, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina.”

3) Saber que nós como um povo conquistador, temos a alegria e o louvor como armas estratégicas de guerra.

Is 30:29 “Um cântico haverá entre vós, como na noite em que se celebra festa santa; e alegria de coração, como a daquele que sai ao som da flauta para ir ao monte do SENHOR, à Rocha de Israel.”

4) Saber que na adversidade Ele está conosco, nos protege e nos conduz.

Sl 27:5 “Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.”

Sl 31:3 “Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; por causa do teu nome, tu me conduzirás e me guiarás.”

Sl 94:22 “Mas o SENHOR é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo.”

5) Saber que a carne é fraca, mas no espírito já estamos prontos.

Sl 40:2 “Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.”

Sl 144:1 “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra”

Dt 32:13 “Ele o fez cavalgar sobre os altos da terra, comer as messes do campo, chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira”

Dt 32:31 “Porque a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos o atestam.”

Rm 9:33 “como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.”

As Suas palavras são doces como o mel, o Seu azeite se derrama sobre nós todos os dias, o próprio diabo é obrigado a reconhecer que o vínculo da perfeição já se manifestou porque nós cremos Nele. E ninguém pode nos separar desse amor.