Seguidores

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quem sou eu no corpo de Cristo?


Quem sou eu no corpo de Cristo? Descobrindo o meu dom


“Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” I Co 12:1

Existem vários dons, ministérios e operações que nunca são dissonantes e sempre preservam a unidade da trindade divina

“Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” I Co 12:4

“Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo” I Co 12:5

“Há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” I Co 12:6

“Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro”. Rm 12:4-5

Os dons específicos variam em cada passagem, sugerindo que as listas não são exaustivas, mas que apresentam amostras do tipo de capacidade para o serviço que Deus dá à Igreja. Os dons são relacionados da seguinte forma:

1. Apóstolos (1 Coríntios 12:28; Efésios 4:11)

2. Profetas (Romanos 12:6; 1 Coríntios 12:28; Efésios 4:11)

3. Serviço (Romanos 12:7; 1 Pedro 4:11)

4. Evangelistas (Efésios 4:11)

5. Palavra de sabedoria (1 Coríntios 12:8)

6. Palavra de conhecimento (1 Coríntios 12:8)

7. Pastores (Efésios 4:11)

8. Mestres (Romanos 12:7; 1 Coríntios 12:28; Efésios 4:11)

9. Oratória (1 Pedro 4:11)

10. Exortação (Romanos 12:8)

11. Fé (1 Coríntios 12:9)

12. Dons de cura (1 Coríntios 12:9,28)

13. Operação de milagres (1 Coríntios 12:10,28)

14. Capacidade de discernir espíritos (1 Coríntios 12:10)

15. Contribuição para suprir necessidades de outros (Romanos 12:8)

16. Ajudar outros (1 Coríntios 12:28)

17. Ter misericórdia (Romanos 12:8)

18. Administração (1 Coríntios 12:28)

19. Falar em línguas (1 Coríntios 12:10,28)

20. Interpretação de outras línguas (1 Coríntios 12:10,30)

Dom (Dons do Pai)
Ministério (Dons do Filho)
Operação (Dons do Espírito Santo)

O recebimento de um dom, ministério ou operação manifesta o propósito divino

“A manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” I Co 12:7

A distribuição manifesta a soberania de Deus

“...o Espírito distribui particularmente cada dom como quer” I Co 12:11

A finalidade dos dons

- A edificação da igreja – Ef. 4.7-16; I Ped. 2.5; I Co. 2.9-12
- A glorificação do nome de Jesus – I Co. 10.4
- Adornar a igreja – Gn. 24.15-22
- Equipar a igreja – Ef. 6.10

Dom ( do grego charisma) - O Dicionário Aurélio diz que dom é um presente, uma dádiva, o que nos é dado. Na linguagem secular pode ser também "talento".

Talento significa aptidões naturais, habilidades e recursos inerentes a cada ser humano, incluindo-se aqui a personalidade de cada indivíduo.

Dom envolve a graça de Deus como doador; é usado acerca de suas dotações gratuitas aos pecadores (Rm 5.15. 16; 6.23; 11.29).

“Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem exerce liderança, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria”   Rm 12:6-8

Ministérios (Você se torna o dom)

"Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo” Efésios 4:7

“E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.”   Efésios 4:11

Dons do Espírito (operação / ferramentas)

Os dons do Espírito são de suma importância para a igreja de Jesus, pois os mesmos tem como objetivo a equipar para a obra que lhe foi confiada.

“Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas”. I Co 12:8-10

A classificação geral dos dons

Dons de Revelação  (Pensar sobrenaturalmente)
Palavra da sabedoria    / Palavra do conhecimento (ciência)    /   Discernimento dos espíritos

Dons de Poder ( Agir sobrenaturalmente)
Dom da fé    /   Dons de curar   / Dom de operação de milagres

Dons de Elocução  ( Falar sobrenaturalmente)
Profecia   /  Variedade de línguas  / Interpretação de línguas

Chamado, unção e constituição

Chamado
 "...já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou". I Sam 13.14

Unção
“Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi”. I Sm 16:13

Constituição
"E também, seus vizinhos de mais perto, até Issacar, Zebulom e Naftali, trouxeram pão sobre jumentos, sobre camelos, sobre mulos e sobre bois, provisões de farinha, pastas de figos, e cachos de passas, e vinho, e azeite, e bois, e gado miúdo em abundância; porque havia regozijo em Israel". 1Cr 12. 40

“Todo o chamado de Deus passa pela prova do tempo”


Evidência da proximidade da constituição ministerial  (O povo reconhece a unção em você)

“Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares. Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?”    1 Samuel 18:6-8

Paternidade espiritual, liberação e envio

“Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos” 2 Timóteo 1:6

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Uma noiva adornada de ouro!!!

“Ouve, filha, e olha, e inclina teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa de teu pai. Então o rei se afeiçoará ã tua formosura. Ele é teu senhor, presta-lhe, pois, homenagem”  Salmos 45: 10-11.


O Salmo 45 nos dá um belo retrato de Cristo e Sua noiva. Um grande casamento está para acontecer, e o escritor está “em ebulição” de tanto êxtase e excitação: "Meu coração transborda (ferve) de boas palavras... " (Salmos 45:1).

O salmista mal consegue se conter. Está tentando descrever algo que vê com os olhos da mente – uma cerimônia incrível, com um grande e glorioso Noivo, e uma linda noiva vestida de ouro!

Há muitos anos atrás, o mundo inteiro ficou embasbacado pelo matrimônio real na Inglaterra. Milhões ao redor do globo ficaram grudados nos aparelhos de TV, enquanto a Princesa Diana e o Príncipe Charles se casavam. Foi um dos casamentos mais glamourosos e celebrados da história moderna.
As redes de TV tinham “comentaristas a cores” que descreviam cada detalhe do acontecimento. Clips mostravam a vida principesca, nobre, de Charles – seus jogos de polo, seus compromissos como príncipe, e sua herança como o próximo rei da Inglaterra – seu trono, suas riquezas, seu palácio.

Os comentaristas também descreveram em grandes detalhes tudo sobre a Princesa Di. E o quadro era incrível: seu corte de cabelo, seu traje real, suas pajens, seus sapatos, seus ornamentos, seu anel, suas flores, sua carruagem real. Mesmo durante a cerimônia das bodas, quando o casal se colocou em pé, juntos diante do altar, um comentarista sussurrava detalhes ao microfone: “Ela não é linda? Olhem seus sapatos, suas flores…”
Foi romântico, de tirar o fôlego – um príncipe e uma princesa unidos em santo matrimônio “até que a morte os separe”. Pessoas de todo o mundo se emocionaram com a cena. Hoje, porém, vivemos para ver esse casamento desintegrar-se em uma das mais sórdidas e feias separações da face da terra!

O casamento descrito no salmo 45, por outro lado, é uma união infinitamente maior e mais gloriosa. Também é cheia de romance, beleza, majestade – mas é um casamento que nunca terminará. Ele é planejado para a glória eterna!

Neste momento exato, você e eu estamos sentados nos lugares celestiais com o Rei Jesus. Porém, muito mais do que isso, somosa sua noiva! E logo um grande e glorioso casamento terá lugar – um casamento real majestoso acima de qualquer coisa que este mundo já tenha visto. O comentarista deste matrimônio é o Espírito Santo, que descortina para nós um cena gloriosa:

• O Rei Jesus em pé diante de Seu trono – o cetro real na mão, Suas roupas impregnadas do maravilhoso aroma de mirra e aloés. Ele vem do palácio de marfim de Seu Pai, onde foi ungido com o óleo da alegria.

• Ele traja Sua veste militar de gala completa. Sua espada reluzente está cingida junto à coxa. Ele conquistou todos os inimigos, e Seu reino está seguro. Ele reina em paz e poder, vitorioso acima de todos. E, diz a Escritura, Ele é "... mais formoso que os filhos dos homens; a graça se derramou em seus lábios...” (Salmo 45:2).

• Cada batalha feita por este Rei – cada inimigo que lançou por terra, cada ato de graça e misericórdia que Ele tenha concedido – foi por Sua noiva. E tudo isso tem seu significado para esse momento. E agora Ele está extasiado, radiante de alegria, cheio de entusiasmo – porque já antecipa o unir-se à Sua linda noiva. Ele baixa os olhos para o longo corredor do palácio, esperando ver sua chegada, com todo o séquito!

O salmista nos conta que o Noivo poderia ter escolhido uma noiva dentre muitas filhas respeitáveis no reino. "As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres..."(Salmos 45:9). Mas Ele escolheu somente uma: "...à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir" (mesmo verso).

Ora, o ouro de Ofir era o ouro mais puro, mais refinado produzido naqueles dias. E esta noiva estava ornada com ele. Que aparência maravilhosa ela tinha, quando foi "...levada ao Rei..." (verso 14). Ela resplandecia totalmente, porque seu coração era puro.

Seu traje de ouro cintilava com bordados incríveis. Não era alguma roupa vinda de um grande estoque cheio de roupas iguais: não, tinha sido tecida com muitos detalhes, entrelaçados com fios do mais puro ouro. E seus adereços dourados brilhavam de modo tremendo, espetacular.

A rainha vestida de ouro marcha em direção ao Rei, ao som de grande fanfarra. E que som glorioso - tamborins, pistões, instrumentos de cordas! Atrás dela, tão longe quanto o olho pode alcançar, está seu séquito – um exército de virgens, todas vestidas de branco, cantando, dançando, louvando com grande alegria. A noiva lidera todo o cortejo nupcial – e vem ao encontro do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Finalmente, a rainha toma seu lugar à destra do Rei. Todos se regozijam – porque este é o casamento real da eternidade! "...Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti. Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei." (versos 14-15).

Fala-se muito de um encontro de avivamento do Espírito Santo! Você pode imaginar a cena? Este casamento é o propósito, o apogeu de toda a criação. Ali está em pé o Rei Jesus, o coração cheio de alegria. E eis que vem Sua noiva – os remidos de toda a humanidade – vestidos em ouro puro, a justiça de Cristo!
Porém, eu quero deter-me aqui por um momento. Até agora, este se parece com um outro casamento real, romântico. Minha pergunta é: exatamente quem é esta noiva vestida de ouro?
Alguns comentaristas dizem que este salmo simplesmente descreve um casamento histórico, entre o rei Jorão de Judá, e Atalia. Estudos mostram que houve um grande matrimônio real na época. Porém, dizer que este salmo discorre sobre este casamento, é mera conjectura.
Concordo com a maioria dos estudiosos com visão espiritual, que este salmo é messiânico. E creio que esta mensagem é muito clara: é sobre Jesus e Sua noiva! O Noivo é nosso Rei e Senhor, Jesus Cristo. E a noiva é Sua igreja – crentes que se prepararam para a Sua vinda – que O desejaram ardentemente com grande expectativa, e cujos corações são sem mancha ou ruga.

"E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido..... E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro."

"E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. Tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente." (Apocalipse 21:2, 9-11).

O quadro em Apocalipse 21 é um belo quadro da igreja de Jesus Cristo dos tempos do fim! A grande e santa cidade descendo do céu é Sua noiva sem mácula: a igreja vitoriosa assentada com Ele neste instante em lugares celestiais. Esta igreja é edificada sobre o alicerce das verdades do evangelho dos doze apóstolos. E é cercada de muralhas e portões, que mantém fora tudo que é impuro e intruso.
A Escritura fala também de uma água pura e cristalina, que representa um consciência limpa. E este é um outro componente da igreja do tempo do fim: é transparente, pura, anda na luz ; não tem outro templo que não seja Cristo!
A rainha vestida de ouro é honrada, favorecida, extremamente embelezada. E agora ela permanece à destra de seu Amado, o casamento prestes a ser realizado. Antes que a cerimônia comece, porém, uma voz sussurra uma advertência a ela: "Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos..." (Salmo 45:10).

Eu creio que esta voz é do Espírito Santo, que adverte a todo que é chamado pelo Seu Nome. Está Se dirigindo aos vencedores – àqueles mais apaixonados por Jesus – dizendo: “Ouça, preste atenção, escute!” Esta voz vem à noiva nos momentos finais, um pouco antes de o casamento ser consumado.



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O chave do seu milagre está dentro de casa


Texto: II Reis 4:1-7


E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Milagres acontecem para aqueles que precisam deles, para aqueles que querem eles, e para aqueles que estendem a mão para eles. Se você está procurando por um milagre você tem que se mover em direção a esse milagre. Você não pode esperar que ele se mova em direção a você! Você tem que fazer sua parte. Muitas pessoas dizem eu estou esperando por um milagre. Minha resposta é grande, mas o que você está fazendo para receber esse milagre? Nada; eu estou apenas sentado aqui esperando o meu milagre. Talvez você tenha perdido a sua visão.
Houve um tempo quando você estava em chamas para Deus, Você queria ganhar o mundo para Cristo, você queria dizer ao mundo o que Cristo fez por você. Mas hoje você tem perdido de vista a sua visão. Hoje, você precisa de seu milagre restaurado.

Faça um inventário do que você tem. (V. 2).
Deus quer operar milagres, Deus quer ver a fé se levantar em seu espírito. Mas em vez de ouvir proclamações de fé do seu Espírito Ele ouve reclamações, Ele ouve queixas e murmurações. Faça um inventário do que Deus lhe deu. (Conte suas bênçãos) Dê uma olhada nos dons espirituais que você tem. Deus faz a pergunta: Diga-me o que você tem em casa? Você pode dizer: Senhor, a única coisa que tenho é o dom de ajuda, Ele diz que eu vou usá-lo; Isso é onde começa o seu milagre. Você pode pensar “eu não tenho nada”, mas quando você percebe que Jesus é tudo que você tem você percebe que Jesus é tudo que você precisa.
 “A Casa” pode representar o lugar onde você está. Tantas vezes nós nos encontramos correndo para a esquerda e para a direita à procura de um milagre. Nós achamos que podemos encontrar um milagre neste lugar ou naquele lugar, quando o milagre está exatamente onde você está. Por quê? Porque a fé para acreditar num milagre de Deus não está aqui, mas é aqui.
 “A Casa” pode representar o seu corpo. (I Coríntios 6:19) Tem milagres neste no lugar hoje. Tem milagres no corpo de Cristo sentado diante de nós hoje. Você é o milagre que Deus enviou para esta igreja para completar a visão que Ele tem para sua igreja. O Milagre da Nova Vida para alcançar as almas e os crentes discípulos está em casa. O milagre da Nova Vida para realizar uma grande colheita está em casa. O milagre da Nova Vida para se tornar um centro de salvação de almas, libertação e cura está em Casa. Você sabe por que há um milagre em casa? Porque Deus está na Casa! Deixe-me dizer novamente Deus está na Casa! Veja bem, o milagre para que você possa ser perdoado está em casa, o milagre para que você possa ser restaurado está em casa, o milagre para você obter a cura está em casa, o milagre está em casa.

Deus usa as coisas pequenas para criar grandes milagres. (V. 2b).
O pouco se torna muito, quando você colocá-lo na mão do mestre. Como Moisés, tudo o que tinha era uma vara. Deus disse: “o que você tem em suas mãos” ou em outras palavras “o que você tem em casa”? E com essa vara milagres fluíram. O Mar Vermelho foi aberto diante dos seus olhos. Torna-se “muito” o “pouco”, quando você colocá-lo nas mãos do Mestre. A alimentação dos cinco mil foi necessária um pão e cinco peixes e mais de 5.000 foram alimentados. “Pouco” se torna “muito” quando você colocá-lo na mão do Mestre. Como está seu maxilar hoje? Você está disposto a dar a Deus?

Você faz a sua parte e Deus fará a dele. (V.3-4).
- Ponha de lado o que os outros possam pensar ou dizer.
- Não deixe o medo roubar-lhe o milagre.
- Para receber você deve primeiro deixar ir.

Temos que deixar nossas ideias preconcebidas de como Deus realiza Seus milagres. Olha o que Deus está fazendo aqui diante de nossos olhos, mas temos de deixar ir nossas ideias preconcebidas de como achamos que Deus vai levar isto adiante. Nós precisamos deixar ir, a fim de receber.

 Deixe o azeite fluir. (V. 5).
Muitos de vocês vieram para a igreja hoje pensando o que você precisava para encher o seu tanque Espiritual. O que você realmente precisa é de uma mudança de óleo. Deus está dizendo que você deve permitir que o óleo do Espírito Santo flua através de você. O que o azeite representa? Entre outras coisas.

Fé: Nós não podemos perder a fé em milagres (Gálatas 3:5) O clima de expectativa é o terreno fértil dos Milagres.
Coisas de valor: Quando Deus põe uma porção de milagres, Ele paga a conta. Mas quando nós colocamos uma porção de milagres em nossas condições, temos de pagar a conta.
Espírito Santo: Quando nós permitimos que o Espírito Santo flua, vivemos na unção. Quando você está enfrentando uma situação difícil, você tem de saber para onde se virar. Onde você precisa se virar, é para o Espírito Santo.

Você está pronto para um milagre em sua vida? Deus está pronto, a questão é; e VOCÊ?



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"Eu lhes serei por muro de fogo em redor..."


Deus prometeu ao profeta Zacarias que nos últimos dias Ele seria uma muralha de fogo protetora em torno do Seu povo: "Pois eu lhe serei, diz o Senhor, um muro de fogo em redor..." (Zacarias 2:5).


Do mesmo modo, Isaías testifica: "Porque foste...sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro" (Isaías 25:4). "E haverá um tabernáculo contra o calor do dia, e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e contra a chuva" (4:6).

Estas promessas têm o objetivo de nos dar conforto antecipadamente - porque todos os profetas previnem a respeito de uma grande tempestade que virá nos últimos dias, que irá se chocar furiosamente com a muralha de proteção de Deus!

Em verdade, Jesus diz que esta tempestade que se aproxima é tão assustadora e irresistível que as pessoas vão entrar em colapso ao vê-la se formando (v. Lucas 21:26). Então, se Jesus diz que esta tempestade virá com fúria, podemos saber que ela se constituirá em um momento aterrador da história. Porém, a Bíblia assegura-nos que Deus jamais envia julgamento sobre nenhuma sociedade, sem primeiro revelar aos Seus profetas aquilo que Ele planeja fazer: "Certamente, o Senhor Deus não fará cousa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas" (Amós 3:7).

Esta é uma maravilhosa expressão do grande amor do nosso Senhor pelo Seu povo. E se você estudar com cuidado os escritos dos profetas bíblicos, verá que Deus age desta maneira de modo consistente. Um pouco antes de uma tormenta iminente de julgamento, Ele sempre ordena aos Seus profetas que advirtam o povo para que volte para Ele: "Falei aos profetas e multipliquei as visões; e, pelo ministério dos profetas..." (Oséias 12:10).

Além disto, Deus é fiel para falar nos tempos de prosperidade, um pouco antes da fúria do Seu julgamento se abater. Enquanto as nuvens da tempestade ainda estão se formando, Ele levanta vozes proféticas em toda a terra. E, de acordo com as Escrituras, todas as vezes que uma nação pecadora estava próspera e em paz, Deus dizia aos Seus profetas para que advertissem declarando que os bons tempos iriam se acabar em breve: "...o Senhor pregou pelo ministério dos profetas que nos precederam, quando Jerusalém estava habitada e em paz..." (Zacarias 7:7).

Nas vezes em que Deus trouxe mensagens assim tão fortes, Ele instruiu os Seus porta-vozes a transmitir advertências cortantes, secas: "Por isso, os abati por meio dos profetas; pela palavra da minha boca, os matei..." (Oséias 6:5). Em outros termos: "A palavra que trago será tão clara, que ela lhe atingirá se o seu coração tiver o mínimo de abertura. Ela lhe levará a se dobrar sobre o seu rosto e a se arrepender!"

Temos de sempre ter em mente, que o único propósito de Deus em nos chamar em amor para voltarmos para Ele, é o de proteger-nos nestes períodos de tempestade.


Por David Wilkerson

terça-feira, 7 de agosto de 2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O "Modalismo" e seus perigos



O Modalismo é definido como a “ideia de que as três pessoas da Trindade são, antes, um simples modo de uma única pessoa em Deus e não pessoas distintas”


Esta tese defende uma idéia de progressão de papeis “... três energias sucessivas, o Pai como Criador e doador da lei, o Filho como Redentor começando na encarnação e indo até a ascensão e finalmente o Espírito como Doador e sustentador da vida...”

Ou ainda “... Trata-se da heresia trinitária que não vê o Pai, o Filho e o Espírito como três pessoas singulares em uma relação, mas apenas três modos ou manifestações de uma pessoa divina: Deus, assim vem na história da salvação como Pai para criar e dar a lei, como o Filho para redimir e como o Espírito para ministrar graça. Esta heresia modalística às vezes também é conhecida como Sabelianismo “Seita dos princípios do terceiro século fundada em Esmirna por Noeto, seu discípulo a levou para Roma onde se estendeu através de Práxeas e Sabélio...O Sabelianismo é a posição teológica conhecida mais tarde como Unitarismo...”

Não é muito comum nós adorarmos nos moldes do hino 01 do Cantor Cristão: Antífona. Neste hino todas as pessoas são igualmente retratadas. Nossa prática de oração em geral é dirigida somente a Deus Pai nos moldes de Mateus 6 com o acréscimo de “em nome de Jesus” no final.

É óbvio que o Senhor nos apresentou somente um modelo de oração e nós não devemos mecanizar este modelo o que contradiz exatamente o ensino da passagem. Não é necessário que Cristo participe de nossas orações somente como um apêndice.

Também nós reprovamos a seita herética dos Testemunhas de Jeová que classificam o Espírito Santo como uma força ativa de Deus, porém como disse A.W. Tozer “se o Espírito Santo fosse tirado de algumas Igrejas elas permaneceriam exatamente como estão”.

Naturalmente sabemos que a obra do Espírito é apontar para o Filho e não falar de Si mesmo (João 16:13,14). Mas isto não quer dizer\ que nós não adoremos Espírito Santo e nem O citemos em orações públicas. Tais equívocos já estão tão enraizados em nossa cultura eclesiástica que já é possível pressentir que você mesmo não ache se estou indo longe demais.

Nas orações e “ministrações” de louvor precisamos nos acautelar em não cometermos heresias involuntárias tais como “Obrigado Pai por ter morrido na cruz por nós”; “Jesus obrigado por ser nosso Pai”; “Oh Pai estamos aguardando a Sua volta”.

As três pessoas da Trindade podem ter funções e operações distintas, mas são um único Deus. Ainda assim se distinguem em três pessoas co-existentes e não em um deus mutável que vai se transformando em determinada pessoa de acordo com o período da história. Os unicistas ou modalistas usarão textos fora do contexto, mal interpretando frases de Jesus como “Eu e o Pai somos um” e “Quem vê a mim vê ao Pai” fazendo uso de uma hermenêutica pobre e lastimável.

Veja como estes argumentos falsos podem ser rebatidos rapidamente:

“... Costumam citar João 10:30: “Eu e o Pai somos um”.


O texto prova que Jesus é Deus absoluto igual ao Pai, mas não a mesma Pessoa do Pai. “Um” no grego, aqui, neste versículo, está no neutro hen e não no masculino que seria heis, isto mostra duas Pessoas numa só Deidade, nessa passagem.

Além disso, o verbo está no plural “somos” e não no singular “sou”; não pode, portanto, Pai e Filho serem uma mesma pessoa... ”

Além disso, desprezam o farto material das Escrituras em ambos os testamentos que implicam em um Deus triúno (Mt. 20:23; 28:19; Mc. 13:32; Lc. 23:46; Jo. 8:17, 18,42; Jo. 14:16, 26; Jo. 16:30; At. 10:38; 1 Co. 15:24; Cl. 3:1; 1 Jo. 2:22, 23; II Jo. 3.). Estas são apenas algumas passagens que desmentem o modalismo e unicismo.

Enfim Modalismo é heresia, porque a crença na doutrina da Trindade é essencial para uma Teologia sadia. O modalismo deve nos lembrar que precisamos desenvolver práticas de oração e adoração mais trinitarianas ao invés de nos conformarmos em acabar praticando um modalismo involuntário.