Seguidores

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Não vos embriagueis com vinho...

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Efésios 5:18-20



Embriagar-se com Vinho
Qual é o motivo para uma pessoa embriagar-se? Se nós perguntarmos para qualquer pessoa, após a sua embriaguez, ela irá te responder várias situações: “Para afogar as mágoas!”; “Para esquecer das dívidas!”; “Para esquecer dos problemas!”; “Para se alegrar um pouco, diante de tanta tristeza!”; e até mesmo, criar “coragem” para falar algumas coisas para alguém, ou ter “atitudes corajosas” para com alguma pessoa ou situação.

O que significa “enchei-vos do Espírito”? “A forma exata do verbo plērousthe é sugestiva."

Em primeiro lugar, está no modo imperativo. “Enchei-vos” não é uma proposta alternativa, mas, sim, um mandamento autoritário. Não podemos mais evitar esta responsabilidade, tal como se dá com muitas outras que a cercam em Efésios. Ser cheio do Espírito é obrigatório, não é opcional.

Em segundo lugar, está na forma do plural. Noutras palavras, é endereçado à totalidade da comunidade cristã. Ninguém dentre nós deve ficar bêbado; todos nós devemos encher-nos do Espírito. A plenitude do Espírito não é um privilégio elitista, mas, sim, uma possibilidade para todo o povo de Deus.

Em terceiro, está no tempo presente. No grego há dois tipos de imperativo, um aoristo que descreve uma ação única, e um presente quando a ação é contínua. Assim, quando Jesus disse durante as bodas em Caná: “Enchei d`água as talhas” (Jo 2:7), o imperativo é aoristo, visto que as talhas deviam ser enchidas uma só vez.
Quando, porém, Paulo nos diz: Enchei-vos do Espírito, emprega um imperativo no presente, o que subentende que devemos continuar ficando cheios. A plenitude do Espírito, pois, não é uma experiência de uma vez para sempre que nunca podemos perder, mas, sim, um privilégio que deve ser continuamente renovado pelo continuado crer e pela continuada apropriação obediente.
Fomos selados com o Espírito de uma vez por todas; temos necessidade de encher-nos do Espírito e continuar ficando cheios todos os dias e todos os momentos do dia.”



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Festa dos Tabernáculos - Apontando o passado, o presente e o futuro da Igreja


Estamos vivendo nesses dias um período em que os judeus e muitos cristãos em todo o mundo celebram a Festa das Cabanas ou Tabernáculos ( Sukkot). Essa é uma das três festas em que todo o povo deveria subir a Jerusalém para adorar e celebrar.


O Rei Davi diz no Salmo 122 : Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

Esse Salmo era cantado nas peregrinações de todo Israel ao Templo em Jerusalém por ocasião dessas festas. Deus estabeleceu para si festas fixas, ocasião onde todos iam ao templo. Na festa de tabernáculos a ALEGRIA refere-se ao passado, presente e futuro.

Ao passado porque Deus é quem sustentou o povo de Israel no deserto durante os quarenta anos de peregrinação. Ali Israel viveu em cabanas, que eram simples e fáceis de montar e desmontar. Uma vez que a nuvem ou a coluna de fogo se movia, o povo logo juntava suas coisas e seguia o caminho proposto por Deus. Naqueles anos, apesar da dificuldade o milagre era diário. Pão que caia do céu! Roupas que não se desgastavam! -Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos. Deuteronômio 8:4

A dependência de Deus era total! Nunca houve época mais difícil, mas nunca a presença Dele foi tão visível!

Ao presente porque o mesmo Deus que sustentou o Povo de Israel nos sustenta hoje! Jesus, o Filho de Deus, morreu em nosso lugar para que pudéssemos desfrutar das bençãos propostas por Ele na Bíblia. A Igreja não substituiu o Povo de Israel, mas fomos enxertados na Oliveira. Como ramo enxertado podemos desfrutar da seiva que alimentou, que alimenta e alimentará eternamente essa Oliveira, plantada pelo próprio Deus. A alegria do sustento diário, não apenas o material, mas principalmente o Espiritual, é realidade nas nossas vidas. Não temos mais uma coluna de fogo ou uma nuvem para nos guiar, mas temos o Espírito Santo que habita em nós!

Ao futuro porque tabernáculos fala do compromisso de Deus em cumprir suas promessas! Tabernáculos aponta para as Bodas do Cordeiro revelada no Livro de Apocalipse (Capítulo 19), quando Jesus desposará sua noiva amada! O compromisso de Deus com você não terminou na Cruz, ele teve início na Cruz! Jesus morreu por você para ser seu Messias, seu Rei, seu Libertador!

O Reino de Deus se manifesta em nossas vidas quando cremos no sacrifício de Jesus! Em tabernáculos e nas outras festas o reino de Deus é experimentado na unidade dos Seus filhos! Não subimos mais à Jerusalém, pois o Templo não está lá. Mas nos alegramos na unidade do Corpo de Cristo, o TEMPLO reconstruído não por mãos humanas, mas pelo próprio Deus! Cremos e esperamos na promessa de Deus:

-E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.    Zacarias 14:16

Alegre-se! O sustento é diário! O filho de Deus habitou (tabernaculou) entre nós! O Espírito de Deus tabernacula em você! E no futuro, festejaremos juntos em Jerusalém, o Messias e o Seu Povo, a Festa de Tabernáculos! Sua passagem já foi comprada! Não com dinheiro, mas com o Sangue precioso de Jesus, morto e ressurreto ao terceiro dia! A fé é o instrumento que te permite ter acesso à essa passagem, creia!

Baruch haba b’shem Adonai!

Bem vindo é o que vem em nome do SENHOR!