Seguidores

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cavando poços

Para a vida animal água é a primeira necessidade e depois o alimento. Para a vida espiritual necessitamos a água da vida, Jesus, e com certeza sempre encontraremos oposição para recebê-la.

O inimigo tem entupido muitas fontes de bênçãos, através das gerações. Fontes maravilhosas que os nossos pais da fé abriram estão entupidas. Qual tem sido a nossa iniciativa na restauração das fontes por onde corria a Água Viva que saciou a sede dos nossos antepassados?
Vemos a maioria dos crentes de hoje correndo atrás de novas fontes (movimentos, eventos e modismos), até adulterando a Palavra.
Quando examinamos o Antigo Testamento não devemos considerá-lo somente como fatos históricos, mas como figuras das que existem hoje (Cl 216-17; Hb 8.4-10).

Convido os irmãos para tirarmos lições deste texto sagrado:

1. O que aprendemos com Abraão? Gn 26.18

a-) Que para vivermos bem é preciso trabalhar, visando o bem do povo e a expansão do Reino. Onde não há córregos podemos, mediante algum esforço, cavar poços. Cavar poços no deserto é exemplo de fé e perseverança.
Hoje, o mundo (pessoas) é o deserto, cabe a nós, no poder do Espírito Santo, ensinar as pessoas a buscarem a Fonte da Água Viva, Jesus. Assim, o mundo se encherá de pessoas que do seu interior fluirão rios da Água Viva: João 7:38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

b-) Que é preciso discernir onde deve haver um fornecimento bastante, para não perdemos nosso esforço. Quantas pessoas perdem seu trabalho, procurando satisfação onde ela não existe, (IS 55:1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.).

c-) Que ao sermos chamados para a vida eterna, os poços (trabalhos no Reino de Deus) que temos cavado devem ser úteis para as gerações futuras.
Qual é o poço que estaremos deixando para o bem de gerações futuras, exemplo, caráter Cristão, amizade, dinheiro, casa, escritos, igrejas, etc.?

2. O que aprendemos com Isaque? Gn 26.18

a-) Que o exemplo Cristão, quando plantado no coração de nossos filhos, ninguém roubará, é uma fonte a jorrar vida abundante. Sua satisfação e alegria será, ele e sua família, beber onde seu pai tinha bebido (2Cr 34:2-5 Salomão).

b-) Que teve coragem e propósito para desentupir os poços cavados pelo seu pai Abraão - V.18. Ah! Quantas fontes maravilhosas estão esperando para serem desentupidas!

c-) Que não se limitava aos poços do pai, mas cavou outros - V.19-22. As novas gerações sempre são beneficiadas com novos recursos. Nós somos a geração privilegiada com o poder do Espírito Santo, milhares de fontes poderão ser cavadas nos corações humanos - Atos 1.8.

d-) Que é melhor dar do que receber, deu dois dos seus novos poços aos briguentos (beligerantes) pastores de Gerar (Eseque significa peleja e Sitna ódio). Tem acontecido de crentes roubarem crentes ou de incrédulos roubarem crentes, que é o caso de Isaque. Em vez de contender, é bem melhor edificar novamente e confiar somente no Senhor dos exércitos - Salmo 37.5.
Conforme versículos 24 e 25 ensina que quando abrimos mão de coisas materiais, Deus se revela poderosamente a nosso favor, Isaque teve uma grande revelação de Deus.

3. O que aprendemos com os Filisteus? Gn 26.15

a-) Que estamos cercados de pessoas ruins neste mundo, que não aproveitam as heranças do povo de Deus, nem deixam os outros aproveitarem.

b-) Que os inimigos estão a espreitar para fazer o mal e fingem-se de amigos enquanto convém. Eles não só impedem as bênçãos herdadas, mas guerreiam contra nós para roubarem as nossas bênçãos conquistadas - v.19,21.
Os filisteus são uma figura de satanás e suas hostes, que sempre estiveram contra o povo de Deus.

Conclusão:
O Cristão deve cavar muitos poços de bênçãos para que mesmo depois de morto continue abençoando. Mesmo que o inimigo tente impedir a benção, ainda virá um servo de Deus que será usado para fazer dali fluírem rios de Água Viva.
Cuidado com os Filisteus! Eles são invejosos, ladrões de bênçãos, com brigas e contenções! Não se misture com eles, pois, um dia entupirão as tuas fontes da Água Viva.
Cave poços de "água viva" em Jesus, o Cristo!
Que tipos de poços você está cavando para deixar como herança aos teus filhos e gerações futuras?



Por Pr. Paulino Cordeiro do site www.familiaabencoada.org.br/

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Lance flechas!!!


“E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros! E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas. Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei. E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do SENHOR é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir. Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou. Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios”. 2 Reis 13:14-19


Este texto conta um episódio que envolveu Jeoás, um dos reis do Reino do Norte, o Reino de Israel. Ao saber que o profeta Eliseu estava muito doente e próximo da morte, foi visitá-lo e apesar de não ter uma vida correta diante de Deus, chorou muito diante dele.

“Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros”, dizia o rei. Apesar de estar no finalzinho de sua vida, Eliseu ainda tinha uma Palavra para Jeoás. Eliseu mandou que o rei tomasse um arco e uma flecha, abrisse a janela do quarto e atirasse para fora (vs. 15-17). “A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os siros! Tu ferirás os siros em Afeque, até os consumir”, declarou Eliseu após Jeoás ter atirado.

Mas havia algo mais para ser feito. Eliseu mandou que o rei tomasse outras flechas e ferisse a terra. Ele, então, lançou mais três flechas. O que não agradou o profeta: O homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: “Cinco ou seis vezes deverias tê-la ferido; então terias derrotado os siros até os consumir. Mas agora, apenas três vezes ferirás os siros”.

A obediência à Palavra de Deus continua sendo a melhor maneira de receber as bênçãos esperadas. Jeoás entendeu que a ordem dada por Eliseu era algo que vinha de Deus e que, por isso, podia obedecê-la em paz. Uma orientação que não se choca com a Palavra de Deus e que traz paz ao coração deve ser seguida a fim de que passos possam ser dados em direção ao desenvolvimento do indivíduo. A ação gerou uma palavra profética de Eliseu sobre a vida de Jeoás. Ele venceria os siros, povo que naquele momento representava o maior inimigo de Israel. A obediência também vai fazê-lo vencer o seu inimigo.

Uma nova instrução é dada a Jeoás (v. 18): lançar flechas sobre a terra. Mas ele lança apenas três, o que demonstra sua falta de disposição em lutar. A Bíblia diz que ele deveria ter lançado cinco ou seis flechas sobre a terra a fim de que consumisse os inimigos inteiramente, mas a atitude dele mostrou que seu preparo levaria o povo de Israel à vitória apenas três vezes. Pode ser que você tenha lançado flechas que, aparentemente, não surtiram efeito algum. Mas não desista de continuar lançando, seja persistente, mostre a Deus sua disposição de resolver não apenas um problema, mas de resolver toda sua vida.

A atitude de Jeoás nos ensina o que não se deve fazer, ou seja, subestimar o que Deus pode fazer através do Homem. As consequências são as piores possíveis, além de um sentimento inevitável de frustração, desistir de uma batalha ou de um projeto afeta todos a sua volta. Anos à frente, o povo de Israel foi levado cativo pelos próprios siros. Mas isso poderia ter sido evitado, superado.

Lance as flechas quantas vezes forem necessárias, mas não se esqueça de que antes é necessário estar entre o povo de Deus, obedecer às orientações que vêm de Deus e ter ousadia. Portanto, lute por sua família a fim de que todos os membros sejam restaurados, uma família sarada traz impacto ao mundo. A recompensa do justo chega no tempo certo; permaneça lutando, crendo, pois a Bíblia diz a que tudo que o homem plantar ele vai colher. Continue ferindo a terra! A sua hora vai chegar.

Desejamos-te um 2013 cheio da benção de Deus!!!