Seguidores

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quando o caminho é mais importante que o destino


Hoje percorremos longas distancias em pouco espaço de tempo e logo procuramos chegar ao nosso destino, só nos importamos em chegar. Antigamente não era assim, a viagem demorava e não nos importávamos só com o destino, com a chegada, mas também apreciávamos a viagem, a companhia.    Perdemos a capacidade de apreciar coisas que são de graça e de grande valor.
Temos um Deus que é especialista em nos levar a estágios ao longo do caminho. Oramos pelo destino, pelo objetivo, pelo propósito, mas nunca devemos nos esquecer  ou ignorar que as coisas que experimentamos pelo caminho são as que tem maior valor, maior significado.
Quando oramos dizemos: “Senhor, se apresse e me leve ao lugar que me mostrou, que me prometeu, etc”, mas o Senhor quase sempre nos levará pelo caminho mais longo e nos fará dar muitas voltas e nos permitirá descobrir coisas como a paciência, temperança, calma, e suportas as lutas, as dificuldades como um bom soldado.
 
Talvez, muitas das coisas que oramos em busca de destino e objetivos, não sejam tão importantes como as coisas que experimentamos,  que vivemos, que aprendemos e descobrimos ao longo do caminho. Talvez seja como Raquel e Jacó a caminho de Efrata. Quando já estavam próximo ao destino, Raquel entrou em trabalho de parto e deu a luz a um menino a quem chamou Benoni. Em decorrência do parto difícil veio a falecer. Então Jacó toma o menino e o renomeia como Benjamin. E de Benjamin procederia a maioria dos reis de Israel. A chegada a Efrata não era mais importante do que as coisas que aconteceram pelo caminho.
Moisés disse aos filhos de Israel: "Me sigam, eu os levarei a uma terra que mana leite e mel, lá vocês terão suas próprias casas, não serão mais atormentados por donos de escravos e nem submetidos a longas jornadas de trabalhos forçados na confecção de tijolos". Mas sabia Moisés que as coisas que ele viveria e aprenderiam sobre Deus eram mais importantes para ele do que o destino.
Embora Deus seja Deus de propósitos, Ele também é um Deus de processos. E enquanto nós andamos com Ele, de maneiras inacreditáveis Ele se revelará a nós

 Não é o lugar que queremos chegar que é tão importante, não é aquilo que temos orado que é tão importante, não é o avanço, a prosperidade que temos esperado que é tão importante, o que é mais importante para Deus são as coisas que nos acontecem enquanto esperamos ao longo do caminho.
Isaías disse: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se fatigarão, andarão e não desfalecerão”.  Ele celebra o lugar de espera, não o destino, mas as coisas que se aprende sobre Deus enquanto espera. Essas descobertas nos farão subir com asas como águias, correr e não se fatigar, andar e não desfalecer. Essas descobertas, essas experiências nos farão mais fortes.

Quando você olhar para trás e ver de onde Ele te trouxe , você dirá com ousadia:  O mesmo Deus que me conduziu ontem, me conduzirá hoje e para todo o sempre.
Pessoas irão te abandonar ao longo do caminho. Elas mentirão para você ao longo do caminho. Elas ferirão seus sentimentos ao longo do caminho. Mas se você tiver a companhia de Jesus, não se preocupe com o que elas dirão ou farão. Não desista, não perca a calma, não perca a esperança, não se desespere. Apenas aquiete-se e saiba que Deus é Deus.
Devemos considerar que  Deus não responde a nossa emergência quando estamos histéricos, desesperados, mas quando nos acalmamos, nos aquietamos e esperamos.
Quero tomar como ilustração a mãe que amamenta um recém nascido e tem muito leite, tanto leite que os seus seios doem e a criança está com tanta fome, tão agitada, que chora desesperada e não consegue pegar o seio. Por fim, os dois choram, a mãe de dor e o filho de fome.

O senhor tem o "seio" e o leite é o que você tanto necessita. O seio de Deus está cheio do que você tem fome.
A Bíblia diz que é do agrado do Pai nos dar o reino. Ele espera você se acalmar para poder liberar a sua glória, o poder, a sabedoria, a unção em sua vida, o milagre que você tem buscado em oração. Para de gritar, reclamar, murmurar.
Se você quiser um milagre, aquiete-se e espere Nele. 

Ele não esqueceu o que você tem necessidade.À medida que você anda com Ele, e fala com Ele ao longo do caminho, descobre que Deus não se esqueceu.

 



sexta-feira, 17 de maio de 2013

"Os que esperam no Senhor..."


Isaías 40.31 -  “...aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”.

Ninguém gosta de esperar. Entretanto, no texto acima, a recomendação é justamente esta.

A Bíblia diz que esta é uma das mais importantes virtudes que podemos ter – esperar.
não devemos confundir espera com preguiça, comodismo, letargia. Este não é o tipo de espera que Deus está ordena.

A Bíblia diz que devemos esperar no Senhor. Qual o propósito de esperar? A palavra "esperar", como descrita no texto significa entre muitas coisas
amarrar entrelaçando. 

Um barbante é fácil de ser partido... mas quando está entrelaçado, ela fica mais forte.
É exatamente isso o que acontece quando esperamos no Senhor, nossas vidas ficam entrelaçadas com a vida do Senhor e, assim, ficamos fortalecidos ao ponto de dizermos: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”.

Vamos ver exemplo disto em At 16.20-25: Paulo e Silas foram humilhados por causa da pregação do Evangelho (tiveram as roupas rasgadas, foram severamente açoitados (v.22) e lançados na prisão (v23)). Mas estes dois homens eram homens que estavam firmes (entrelaçados) no Senhor (não reagiram como outras pessoas).  V.25 mostra a reação deles à injustiça: Diz que por volta da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam (...as algemas? ...os açoites? ...as grades?)! Não importava se estavam passando por bons ou maus momentos, eles CANTAVAM louvores a Deus.

É quando nossas vidas estão totalmente amarradas (entrelaçadas) com Deus que poderemos enfrentar provações com cânticos!
Portanto, esperar no Senhor, significa estar junto d'Ele, estar entrelaçado, unido com Ele. Você está assim hoje?

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Como você vê Deus quando ora?

Como você ora determina o tipo de vida que você vive.
Se você fizer apenas orações pequenas, comuns, de sobrevivência, provavelmente você terá uma vida pequena, comum e de sobrevivência, mas quando você ousa pedir a Deus por coisas grandes, por portas que normalmente não são abertas, quando você faz orações do tamanho da grandeza e do poder de Deus, então,você verá e viverá coisas sobrenaturais da parte de Deus.
Elias orou para que não chovesse por três anos e meio e não choveu, Josué orou para que a luz do dia se estendesse e Deus parou o sol. Ana era estéril, e, além de pedir por um filho, especificou a Deus em seu pedido que queria um profeta e viveu o milagre do Senhor.
Esses homens e mulheres pediram pelo inimaginável, pelo ilógico, e movidos pela fé viam além dos olhos naturais.
A razão de não vermos Deus fazendo coisas grandes é porque só pedimos coisas pequenas. Oramos por arroz, feijão, roupa e carro. Isso tudo é bom, mas limitamos o que Deus pode fazer através da nossa oração.
Deus nos atende de acordo com o nível da nossa fé. Se pedir pequeno, vai receber pequeno, se pedir grande, receberá grande.
Tiago 4:2 diz: “Você não tem porque não pede ”