Seguidores

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Escola Bíblica - Aula 04

Aula 04 -  VISÃO PANORÂMICA DA BÍBLIA – As dispensações

Para facilitar o estudo da Bíblia, vamos estudá-la por períodos. Se não distinguirmos bem esses períodos, fica muito difícil de compreender a Bíblia.
• Os períodos são definidos em ordem cronológica, ao longo da história da humanidade, facilitando o seu entendimento.

a) Deus e o tempo

Deus na "eternidade passada" cria o tempo. Podemos ver em Gênesis:
Gênesis 1:3-5; Deus cria a luz e chama a luz dia e as trevas noite.   /   Gênesis 1:14; Deus coloca luminares no céu para separar o dia da noite, e para que sejam por sinais, estações, dias e anos.

• Deus está fora do tempo.  A palavra "eternidade" envolve o tempo; poderíamos dizer, só para elucidação: "eternidade passada" e "eternidade futura".
• Nós estamos sujeitos aos termos presente, passado e futuro, mas Deus não. Para Deus tudo está pronto, tudo é presente.
• É difícil entendermos, pois não faz parte da nossa experiência natural. Se Deus falasse a nós e se manifestasse em termos de eternidade, não entenderíamos nada. Deus tem que nos falar em nossos termos, pois somos seres limitados.
• O que é eternidade?  É algo que nunca teve começo. Como nunca teve começo, para nós é mais lógico que tudo tenha um começo! É algo que nunca terá fim. Como nunca terá fim, para nós é mais fácil crermos que tudo tem fim! Mas Deus é Auto-existente, Ele sempre existiu e nunca deixará de existir.
• Deus está fora do tempo, já criou todas as coisas. Para Ele está tudo pronto, mas aqui no tempo e no espaço, tudo está se desenrolando para o homem. Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente (sabe todas as coisas, está em todo o lugar e pode todas as coisas). Quando criou tudo, não estava sujeito ao tempo. Deus não começou criando e esperou, como se existisse presente, passado e futuro; isso, é nós que estamos vivenciando. Para Deus está tudo pronto, Ele anuncia o que vai acontecer antes de acontecer.
.
Salmo 139; Deus nos conhece antes de nascermos e em tudo que fazemos.   /    I Coríntios 2:7; a sabedoria de Deus pré-ordenada antes dos séculos.

b) As eras
• Eras são definidas como sendo períodos, ao longo do tempo, marcados por modificações físicas (geológicas) profundas na terra.
 as eras são as seguintes:
1-                  Terra original, mineral; Gênesis 1:1    .
2-                  Terra em caos; Gênesis 1:2  Por causa do pecado dos Anjos.
3-                  Terra vegetal; Gênesis 1:3~27
4-                  A era do dilúvio; Gênesis 7:6-8:14 Por causa do pecado da raça humana.
5 -          A divisão dos continentes Gênesis 10:25
6 -          O milênio; Isaías 35:1-2 Como o pecado estará restringido, a terra será farta.
7-           Fogo eterno; II Pedro 3:7-13 O pecado será liberado para haver o juízo eterno.

c) As épocas ou dispensações ou períodos

São períodos de tempo bem definidos na Bíblia, que determinam formas diferentes de Deus relacionar-se e revelar-se à raça humana, ao longo da história da humanidade.
• É Deus agindo num plano organizado, contínuo e claro, de Gênesis à Apocalipse, programado antes da fundação do mundo, com o objetivo único de resgatar o homem e o planeta terra.
• Toda vez que acaba uma época, um período, há um juízo da parte de Deus. Vamos ver como Deus apresenta seu plano e Satanás apresenta o seu, semelhante, para confundir o homem e desviá-lo do caminho de volta. Deus tem que intervir para prosseguir com seu plano redentor.
• A Bíblia diz que ninguém vai frustrar os planos de Deus, Ele fará todo o seu conselho até o fim. Isaías 46:9~10
• Você pode pensar: será que Deus erra, será que Ele tenta fazer de uma forma e depois muda, pois não deu certo? Não é isso, absolutamente. Deus, agindo através do tempo, mostra um único plano. Desde o primeiro instante, após a queda do homem, Deus estende sua mão para arrancá-lo de Satanás, pois o homem tornou-se escravo de Satanás na queda.
• A prova de que há começo, meio e fim é:
- Gênesis 1:1; No princípio criou Deus os céus e a terra.
- Apocalipse 21:1 E vi um novo céu e uma nova terra... (os 2 últimos capítulos da Bíblia, descrevem sucintamente como é este novo céu e nova terra).
Entre Gênesis 1:1 e Apocalipse 21:1, veremos Deus resgatando o homem através de seu plano redentor. Deus, por sua Onisciência, sabia que iria acontecer dessa forma, porém, prosseguiu criando seres livres e não poderia intervir como já estudamos. Deus está executando seu plano de forma perfeita, onde no final teremos uma criação perfeita, sem possibilidade de pecar e cair novamente.

• Em todo começo de período, Deus revela ao homem Sua vontade. Essa revelação é bem organizada, como tudo que faz, e se manifestará em três áreas:
GOVERNO -PALAVRA -ADORAÇÃO

- Área do governo; como o homem deve governar a terra, os seus bens, o seu país.
- Área da palavra; o que o homem deve proclamar.
-Área da adoração; a forma como adorar a Deus.

• As épocas, períodos ou dispensações, da revelação do plano de Deus ao homem são:
.
1a) Inocência; Inicia com a criação do homem e termina com sua queda e julgamento Gênesis 2 e 3 Juízo; Expulsão do Éden.

2a) Consciência; Período entre a queda e o dilúvio. O homem reconhece o bem e o mal, porém decide-se pelo mal. Gênesis 3:7 e 7:2 Juízo; O dilúvio.

3a) Nações, governo humano; Abrange o tempo entre o final do dilúvio até a construção da torre de Babel. Gênesis 9:11-11:9 Juízo; A confusão das línguas.

4a) Promessa ou patriarcal; Começa com a promessa outorgada por Deus a Abraão, exigindo-se em contrapartida a fé; Gênesis 12- Êxodo 1  Juízo; Cativeiro egípcio.

5a) Lei; Tem seu início com a entrega dos mandamentos no Sinai (Êxodo 19), e termina no Gólgota com a morte de Cristo. Romanos 10:4 -  Gálatas 3:13 Juízo; Dispersão mundial dos judeus. Deus avisou bem antes; Deuteronômio 28:63-64

6a) Graça; a Igreja; Abrange desde a morte de Jesus Cristo, até o arrebatamento da Igreja. Ver em Atos 2 a descida do Espírito Santo. Juízo; Arrebatamento da Igreja e tribulação para os remanescentes.
.
7a) Milênio; Principia com a vinda de Jesus em majestade e glória (Mateus 25:31 e Apocalipse 19:11-16), e termina com o juízo final diante do trono branco, Apocalipse 20:11-15. A isto se segue o eterno e imutável estado de novo céu e nova terra, Apocalipse 21-22:5. Juízo; Destruição pelo lago do fogo dos céus e da terra.



quarta-feira, 14 de maio de 2014

Cuidado!!! O mundo quer te controlar, te manipular!!!

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 
1 João 2:15-17

Aqui mundo se refere ao sistema contrário a Deus, o espírito de uma geração, de uma era, condição moral e espiritual e valores contrários a Deus e sua vontade, reino da carne.

O diabo é aquele que governa, rege, controla e manipula este século perverso:
- “o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos” (2Co 4.4); 
- “príncipe deste mundo” (Jo 12.31; 14.30;16.11);   
- “o mundo todo está sob o poder do Maligno” (1Jo 5.19)

O que há neste sistema?

As obras da carne
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 
Gálatas 5:19-21

Concupiscência – Desejo ardente
"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." Tiago 1:13-14investir na bolsa

A concupiscência da carne. Abarca o imediatismo. A satisfação pessoal e momentânea. O comer, o beber, o sexo fútil, toda e qualquer carnalidade.investir na bolsa

A concupiscência dos olhos  Abarca a cobiça, a pornografia, as conquistas materiais, a ambição não do ser, mas do ter. Por essa concupiscência muitas pessoas abandonam a Deus, seus caminhos para tornarem-se adictos do trabalho (escravos), sem tempo para a família, para aproveitar o dom da vida e principalmente para dedicar tempo e disposição para as coisas de Deus.investir na bolsa

 Soberba da Vida  Abarca a ambição desmedida. É a busca pelo reconhecimento. Soberba, arrogância, fama , poder, prepotência são alguns dos frutos dessa vaidade.


Cuidado!!! Este sistema quer te manipular, te controlar!!!

Escola Bíblica - Aula 03

O cânon aceito do Novo Testamento
 O fator básico para determinar se os livros do N.T., além dos testes já citados, foi a inspiração divina com o teste da apostolicidade, que não se restringia a autoria dos livros, mas também a autoridade e aprovação. 

A igreja foi edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas - Efésios 2:20   /   Atos 2:42

Autoridade dada pelo Senhor Jesus Gálatas 1:1  /  I Coríntios 14:37   /   I Coríntios 7:10
 
Teste da apostolicidade - Apocalipse 2:2

Os Evangelhos -4 livros
. Mateus - Apresenta Jesus como o Messias; foi escrito para os Judeus
. Marcos - Apresenta Jesus como Conquistador e Servo; foi escrito para os Romanos
. Lucas - Apresenta Jesus como Homem; foi escrito para os Gregos
. João - Apresenta Jesus como Deus; foi escrito para a Igreja

O livro histórico -1 livro
. Atos dos apóstolos -  escrito por Lucas

As epístolas de Paulo -13 ou 14 livros
. Romanos,  . I e II Coríntios,   Gálatas,  Efésios,  . Filipenses,  Colossenses,   I e II Tessalonicenses,   I e II Timóteo,   Tito,  Filemom

. Hebreus (não aceita por todos a autoria de Paulo)

As epístolas gerais -7 livros
Tiago,  I e II Pedro,  I, II e III João,  Judas

Livro profético -1 livro
. Apocalipse - escrito por João

A credibilidade da Bíblia  -  Deve-se testar a credibilidade histórica das Escrituras, pelos mesmos critérios utilizados para testar todos os demais documentos históricos. Atualmente sabe-se da existência de mais de 5.300 manuscritos gregos do N.T.

Acrescente-se a esse número mais de 10.000 manuscritos da Vulgata Latina e pelo menos 9.300 de outras antigas versões; totalizando hoje mais de 24.000 cópias de porções do N.T.

Nenhum outro documento da história chega perto desses números e dessa confirmação.  Em segundo lugar temos a Ilíada de Homero, com 643 manuscritos que sobreviveram até hoje.

O mais importante:
Deus é poderoso para garantir que os livros que temos em mãos é a Sua Palavra.
Deus vela pela Sua Palavra - Jeremias 1:12
Jesus falando das Suas Palavras Mateus 24:35 / Apocalipse 22:18-19
Jesus e a lei Mateus 5:17-20

 O V.T. foi escrito em hebraico, partes em aramaico  e o N.T. em grego.

Hoje, ambos, estão traduzidos para muitos idiomas do mundo. Para melhor entendimento das traduções, podemos recorrer aos originais com suas traduções, palavra a palavra, chamadas de interlineares.


quarta-feira, 7 de maio de 2014

Escola Bíblica - Aula 02

Aula 02 -   Divisão da Bíblia e livros

 Velho Testamento 39 livros    /   Novo Testamento 27 livros                                                                                          
40 escritores diferentes•

Período de 1600 anos para ser escrita a Bíblia, (aprox. entre 1500 a.C. e 100 d.C.)

a) Como os livros foram reconhecidos e aceitos?   O Cânon A palavra cânon tem sua raiz na palavra "cana", "junco" (hebraico geneh / grego kanon). O junco era usado como vara para medir e passou a significar "padrão".  Padrão, regra de fé.

Testes de inclusão de um livro no cânon -livros canônicos:
a1)Revela autoridade? Veio da parte de Deus? Veio com o autêntico "assim diz o Senhor?"
a2) É profético? Foi escrito por um homem de Deus?
a3) É autêntico? Os pais da igreja tinham a prática de "em caso de dúvida, jogue fora?"  ( Por isso é importante não desconsiderar totalmente os livros apócrifos)
a4) É dinâmico? Veio acompanhado de poder divino de transformação de vidas?
a5) Foi aceito, guardado, lido e usado? Foi reconhecido pelo povo de Deus?
II Pedro 3:15~16; Pedro reconheceu as cartas de Paulo.

b) O cânon aceito do Velho Testamento

A Lei, o Pentateuco (Torah no hebraico) -5 livros-  ( Escritos por Moisés)
Gênesis,   Êxodo,  Levítico,  Números e Deuteronômio

Livros históricos -12 livros.
Josué –(Josué ),  Juizes –(Samuel ), Rute –(Samuel ),  I Samuel –(Samuel ,Natã e Gade), II Samuel – (Natã e Gade),  I Reis -desconhecido (Jeremias compilou os escritos de Gade e Natã),  II Reis -idem ,  I Crônicas -desconhecido ( Esdras compilou os escritos de Samuel, Natã e Gade),  II Crônicas –idem,  Esdras –(Esdras -  o 1º escriba da história),  Neemias – (Neemias ), Ester -desconhecido (talvez Mardoqueu ou Esdras)

Livros poéticos -5 livros
. Jó -desconhecido (talvez Eliú),  Salmos -muitos escritores, principais foram Davi e Salomão e até Moisés,  Provérbios –( Salomão-(a maioria),  Eclesiastes –Salomão,  Cântico dos Cânticos (Cantares de Salomão) -Salomão

Os profetas maiores -5 livros
Isaías,  Jeremias,  Lamentações de Jeremias,  Ezequiel, Daniel

Os profetas menores -12 livros
Oséias,  Joel,  Amós, Obadias,  Jonas,  Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias

O testemunho de Jesus a respeito do cânon do Velho Testamento:   Lucas 24:44 /   Lucas 11:51
Vai desde Abel (1o livro) até Zacarias.

 Livros não canônicos; chamados "apócrifos".

Principais do V.T.:
I e II Esdras, Tobias, Judite, Adições a Ester, Sabedoria de Salomão,Eclesiástico, Baruque, O cântico dos três Hebreus, A oração de Manasses, I e II Macabeu. Alguns estão inclusos na Bíblia Católica Romana.


terça-feira, 6 de maio de 2014

Escola Bíblica - Aula 01

Bíblia

Definições

Bíblia é um termo com origem no Gregobiblioncujo significado é “livros”. 

·        A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos. Foi escrita originalmente nos idiomas aramaico, hebraico e grego, e traduzida em mais de 2000 línguas.     
                                        
·        É composta por 66 livros divididos em dois grandes grupos: o Antigo e o Novo Testamento. Testamento (berith em hebraico) significa aliança, contrato ou pacto.

·        A bíblia fala acerca de um Rei, um reino e uma família real.

·        A bíblia é a constituição de um reino com leis acerca de direitos e deveres.

·        A bíblia não é um livro que apresenta uma religião, ela apresenta uma pessoa.

·        A Bíblia é um livro que transforma pessoas. (Atos 16:19-21 /    Atos 17:6 )

A Bíblia traz a revelação de Deus para nós. Toda a revelação da vontade de Deus para o homem está contida nela.  É como uma fotografia; quando você utilizou um filme, antes de revelá-lo, não podemos ver as fotos; porém tudo está lá no filme. Com a Bíblia acontece o mesmo, enquanto não a lemos seriamente, de coração, não nos é revelada, porém tudo também já está lá.
·        A revelação de Deus através das Escrituras se deu de maneira gradual e progressiva.

Toda a verdade de Deus está nela – verdades absolutas (nunca relativas). A Bíblia apresenta verdade x mentira e não certo x errado. O inimigo de Deus e dos homens não é "bobo"; o sucesso da mentira é aproximar-se da verdade. Sem a Bíblia, seremos enganados.

A verdade é uma pessoa. (João 14:5-6 / João 1:17 ).

·        A Bíblia é o padrão da verdade. (João 17:17).

Não é um livro de alguém falando de Deus; é Deus falando. (Isaías 46:9-10   /   Isaías 48: 17 ).

·        Deus nos fala diretamente através da Sua Palavra. (Isaías 45:21-22)

·        Só a Bíblia define claramente quem é Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, o homem e Satanás.
·        O mundo anda no escuro, em trevas, tateando. Quando nos expomos à Palavra de Deus, a luz aparece. (II Pedro 1:19/Provérbios 4:18-19) .

·        Qualquer pessoa pode entender a Bíblia, independente de idade, cultura, instrução – não há obstáculos.

·        O seu autor e intérprete é o Espírito Santo.

A Bíblia mostra que há um só caminho e, assim como a verdade, o caminho é uma pessoa. (João 14:5-6)

·        A Bíblia toda aponta para Jesus. ( Jo 5:39).         Ele é o centro da história da humanidade dividindo-a em V.T. e N.T., passado e futuro, lei e graça.