Estudei um pouquinho sobre cobertura espiritual. Eu pensava, tempos atrás, que fosse uma expressão da igreja moderna na restauração do mover apostólico, onde as igrejas e ministérios buscavam redes, associavam-se para fortalecimento e cobertura espiritual. Algo necessário para a nossa geração.
Acredito na cobertura espiritual efetiva, acompanhamento, intercessão, é maravilhoso ver como Deus pode cuidar de um líder através de outro que o ajuda, que o inspira, como um irmão mais velho podendo lhe apontar o melhor caminho. Porém a Bíblia inicia em Gênesis mostrando que a Terra estava coberta de trevas, logo depois a cobertura é do Espírito Santo que paira sobre o caos e o transforma. Adão buscou cobertura nas folhas de figueira e Deus logo as trocou, porque o pecado gera morte e deveria haver morte para que Adão fosse perdoado, então o animal é morto e sua pele passa a ser a cobertura de Adão. E assim sucessivamente no decorrer da história do povo de Deus, vemos cobertura ora de pecado, ora de perdão.
Os povos que não conhecem a Deus estão cobertos por um véu de separação, uma cobertura que os afasta de Deus, que não os deixa conhecê-lo: Isaías 25:7 E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem.
As pessoas, mesmo cristãs, que só fazem o que querem também estão cobertas, mas de um espírito que não é o de Deus, é o espírito que cobre os filhos rebeldes (confira depois em I Pedro e II Pedro os filhos da desobediência): Isaías 30:1 Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado.
Deus tem poder para mudar as coberturas, mudar a força e a autoridade das coberturas de trevas, e nisso está nossa esperança, no poder de perdoar e de transformar do nosso Deus:
Isaías 50:3 Eu visto os céus de negridão, por-lhes-ei um saco para a sua cobertura.
Lucifer foi feito anjo líder, com autoridade acima dos demais, ele era um querubim protetor, ministrava direto a Deus. Deus havia lhe dado vestes e uma cobertura de honra que demonstrava sua autoridade entre os demais anjos: Ezequiel 28:13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Cobertura espiritual é um princípio de Deus, isso é, eterno, sempre existiu, cobertura significa proteção e autoridade. Vendo a cobertura sabe-se sobre a autoridade que tal pessoa exerce. Espiritualmente quando Jesus era visto por demônios, esses logo se prostravam e O adoravam, pois viam sua autoridade em suas vestes espirituais. Os lenços de Pedro curavam, por quê? Não eram os lenços, mas a autoridade de Pedro que era reconhecida naquele lenço, sua oração era atendida. O manto de Jesus ao ser tocado, liberava virturde, pois tinha autoridade de Deus para tal. Mesmo sendo um tecido comum da época, a autoridade daquele manto estava nas atitudes de Jesus em harmonia e obediência ao Pai.
Leia o texto abaixo:
Mateus 17:2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo.
No monte da transfiguração Jesus era o mesmo que estava com eles em outros momentos, mas nessa hora Deus os cobriu em uma nuvem e os olhos espirituais de Pedro e João se abriram, puderam ver Jesus e sua autoridade, suas roupas brancas e reluzentes, seu semblante reluzente, e voz de Deus lhes dizia: esse é meu filho a ele ouvi. Em muitos momentos muitas pessoas desconfiavam de Jesus, mas ele era seguro fazia o Deus lhe instruia, não se justificava a todos, foi firme nesse propósito sem esperar apreciação humana. Mas por sua obediência em determinado momento Deus abre os olhos dos seus discípulos e atesta a autoridade e a missão de Jesus. A cobertura de Cristo é revelada aos seus discípulos, e Deus mesmo lhes diz: a ele ouvi. Puxa, isso é viver por fé, viver por missão, por propósito, por convicção.
Mas uma alegria que o texto nos dá é que não precisamos temer, quando for realmente interessante e necessário Deus se manifestará e atestará a quem estamos seguindo, a quem servimos, e nossa autoridade será confirmada. Isso vale para nós, se tudo que fizermos por Cristo, todos aplaudirem e nos incentivarem, terá algo errado, porque Jesus disse que Ele foi rejeitado, e que conosco não seria diferente.
A Cobertura Espiritual é resultado de nossas ações, com a função de nos proteger e nos dar autoridade e respaldo. Se a cobertura espiritual estivesse desconectada das nossas ações então nossa fé não seria prática, funcional, transparente, verdadeira. Como posso dizer que Deus está comigo para determinada missão se eu não cumpro seus mandamentos e princípios? Por isso somos seus filhos se formos guiados pelo Seu Espírito, e somos os que O amam porque cumprimos Sua Palavra.
O que quero compartilhar hoje no blog é: qual é sua cobertura espiritual? Motive-se em cumprir o chamado de Deus para sua vida, pois Ele lhe dará respaldo. Não desassocie atitudes de cobertura, suas ações mostram qual é a autoridade espiritual que lhe cobre. Sadraque,Mesaque e Abdnego experimentaram uma cobertura impenetrável na fornalha de Nabucodonozor, aquecida 7 vezes mais. Porém havia um quarto homem na fornalha, o que Nabucodonozor concluiu parece filho de Deus. Entraram atados, saíram soltos e sem cheiro de fumaça, porque honraram a Deus e não se curvaram aos deuses desse mundo, nem o fogo os destruiu. Sejamos fiéis ao nosso Deus, humildes no servir a Ele, respeitando autoridades, façamos nossa parte, pois o Senhor é fiel e poderoso, criativo e bondoso para cumprir sua Palavra sobre nossas vidas.
Por Martha Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário