Seguidores
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Lance flechas!!!
“E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros! E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas. Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei. E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do SENHOR é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir. Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou. Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios”. 2 Reis 13:14-19
Este texto conta um episódio que envolveu Jeoás, um dos reis do Reino do Norte, o Reino de Israel. Ao saber que o profeta Eliseu estava muito doente e próximo da morte, foi visitá-lo e apesar de não ter uma vida correta diante de Deus, chorou muito diante dele.
“Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros”, dizia o rei. Apesar de estar no finalzinho de sua vida, Eliseu ainda tinha uma Palavra para Jeoás. Eliseu mandou que o rei tomasse um arco e uma flecha, abrisse a janela do quarto e atirasse para fora (vs. 15-17). “A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os siros! Tu ferirás os siros em Afeque, até os consumir”, declarou Eliseu após Jeoás ter atirado.
Mas havia algo mais para ser feito. Eliseu mandou que o rei tomasse outras flechas e ferisse a terra. Ele, então, lançou mais três flechas. O que não agradou o profeta: O homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: “Cinco ou seis vezes deverias tê-la ferido; então terias derrotado os siros até os consumir. Mas agora, apenas três vezes ferirás os siros”.
A obediência à Palavra de Deus continua sendo a melhor maneira de receber as bênçãos esperadas. Jeoás entendeu que a ordem dada por Eliseu era algo que vinha de Deus e que, por isso, podia obedecê-la em paz. Uma orientação que não se choca com a Palavra de Deus e que traz paz ao coração deve ser seguida a fim de que passos possam ser dados em direção ao desenvolvimento do indivíduo. A ação gerou uma palavra profética de Eliseu sobre a vida de Jeoás. Ele venceria os siros, povo que naquele momento representava o maior inimigo de Israel. A obediência também vai fazê-lo vencer o seu inimigo.
Uma nova instrução é dada a Jeoás (v. 18): lançar flechas sobre a terra. Mas ele lança apenas três, o que demonstra sua falta de disposição em lutar. A Bíblia diz que ele deveria ter lançado cinco ou seis flechas sobre a terra a fim de que consumisse os inimigos inteiramente, mas a atitude dele mostrou que seu preparo levaria o povo de Israel à vitória apenas três vezes. Pode ser que você tenha lançado flechas que, aparentemente, não surtiram efeito algum. Mas não desista de continuar lançando, seja persistente, mostre a Deus sua disposição de resolver não apenas um problema, mas de resolver toda sua vida.
A atitude de Jeoás nos ensina o que não se deve fazer, ou seja, subestimar o que Deus pode fazer através do Homem. As consequências são as piores possíveis, além de um sentimento inevitável de frustração, desistir de uma batalha ou de um projeto afeta todos a sua volta. Anos à frente, o povo de Israel foi levado cativo pelos próprios siros. Mas isso poderia ter sido evitado, superado.
Lance as flechas quantas vezes forem necessárias, mas não se esqueça de que antes é necessário estar entre o povo de Deus, obedecer às orientações que vêm de Deus e ter ousadia. Portanto, lute por sua família a fim de que todos os membros sejam restaurados, uma família sarada traz impacto ao mundo. A recompensa do justo chega no tempo certo; permaneça lutando, crendo, pois a Bíblia diz a que tudo que o homem plantar ele vai colher. Continue ferindo a terra! A sua hora vai chegar.
Desejamos-te um 2013 cheio da benção de Deus!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário