Quem
tomará parte do arrebatamento?
Os
salvos; de que período? Os salvos do período da Igreja. Quem são os salvos no
período da igreja? Todos que verdadeiramente nasceram de novo, os que fazem
parte do Corpo de Cristo, independentemente de seu "estágio" de
santificação.
Sabemos que o Espírito Santo é o nosso selo,
nosso penhor, nossa garantia; o Espírito Santo é a "marca" de Deus
naqueles que verdadeiramente nasceram de novo e fazem parte do Corpo de Cristo,
a Igreja. Portanto, todos esses, que tem a garantia, o selo, o penhor, serão
arrebatados no dia de nosso Senhor Jesus Cristo; todos esses compõe o Corpo de
Cristo, a noiva do Cordeiro e no dia do arrebatamento, o noivo vem buscar sua
noiva, então quem é parte da "noiva" irá ao encontro do noivo.
Quando começou a Igreja? No dia de Pentecostes,
50 dias após a ressurreição de Jesus. Quando vai terminar o período da Igreja
aqui na Terra? No dia do arrebatamento. Portanto, os salvos entre o dia de
Pentecostes e o dia do arrebatamento, tomarão parte do arrebatamento.
E os
salvos do V.T., aqueles que foram salvos de Israel e das nações, antes da 1ª
vinda de Jesus? Como será com Adão, Noé,
Enoque, Sete, Abraão, Moisés, Elias, Elizeu, Isaías, etc; todos esses não são
salvos? Esses não serão arrebatados? Esses todos são salvos, mas no arrebatamento,
vamos repetir para gravar bem: o arrebatamento é o encontro do noivo, que é
Jesus, com a noiva, que é a Igreja. Então, os salvos antes do dia de
Pentecostes, não tomarão parte do arrebatamento.
A
Igreja é mais importante que Israel?
Não;
se Israel faltar, o plano de Deus fica incompleto; se a Igreja faltar, o plano
de Deus também fica incompleto. Então, o que acontecerá com os salvos do V.T.? João
Batista é salvo? Ele pertence a Igreja? João Batista é salvo, mas não pertence à
Igreja, ele morreu antes de Jesus morrer e ressuscitar e bem antes do dia de
Pentecostes. Então, a que grupo de
salvos João Batista pertence? Ele é salvo do V.T., e pertence a Israel.
João
3:22-29 - . O povo estava
questionando João Batista ser ele o Cristo (o Messias) ou não.
• V.28; "não sou eu o Cristo..."
• V.29; quem
é você afinal? Esse era o questionamento do povo. João Batista fala: "aquele que tem a noiva é o noivo;
mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz
do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo". Como João se
classifica, de noiva ou amigo do noivo? Israel, é o amigo do noivo. Em festas
de casamentos, no meio de Israel, era muito importante o papel dos amigos do
noivo; eram eles que celebravam, que comemoravam o casamento, juntos e na
alegria.
João Batista estava colocando tudo no lugar e
falou assim: "eu não sou o Cristo,
eu fui enviado como precursor e eu também não sou a noiva, sou amigo do
noivo". Ele explicou tudo em poucas palavras. "Quem tem a noiva é o noivo, eu sou amigo do noivo; e o amigo do
noivo fica muito feliz quando ouve a voz do noivo e essa alegria eu tive, pois
ouvi a voz do noivo".
Lucas
5:33-34 - Os fariseus e escribas estavam questionando
Jesus: nós jejuamos, os seus discípulos não jejuam?
• V.34; Jesus
responde: podeis, porventura, fazer
jejuar os convidados às núpcias enquanto o noivo está com eles? Em outras
palavras: podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo
está presente? Israel, como nação, não é a noiva, é o amigo do noivo, é o
convidado para o casamento do noivo com a noiva. Veremos, no estudo de
Apocalipse, que o Milênio é chamado de
"Ceia das Bodas do Cordeiro", ou seja, a festa do casamento do
Cordeiro (Jesus) com sua noiva (a Igreja).
O que
acontecerá com os salvos do V.T.? No
arrebatamento Jesus vem encontrar a noiva nos ares, no dia do arrebatamento, só
a noiva sobe; e agora estamos vendo o que acontecerá com aqueles salvos do
V.T., os que morreram desde Adão até o dia de Pentecostes.
O último morto do
V.T., registrado na Bíblia, é o ladrão da cruz, aquele para quem Jesus falou:
ainda hoje estarás comigo no paraíso. Esse ladrão aceitou Jesus momentos antes
de morrer; ele pertence a Igreja? Não, claro que não; ele morreu antes da
Igreja ser fundada, ele faz parte do grupo chamado "amigos do noivo".
Então, desde Adão até aquele ladrão, todos os que creram em Deus e praticaram
como prova de FÉ as determinações de Deus, sacrificando animais e tudo mais,
quando eles serão ressuscitados?
Daniel
12:1-2
• V.1; " naquele tempo se
levantará Miguel ... que se levanta a favor dos filhos do seu povo ...", está falando para Israel. "Mas naquele tempo livrar-se-á o seu
povo ..."; livrar-se-á Israel do que? Final da Tribulação.
• V.2; "e muitos dos que dormem no pó da Terra
ressuscitarão..." Naquele tempo, o tempo do final da tribulação; está
tudo interligado, estão percebendo? "Naquele
tempo, muitos dos que dormem no pó da Terra ressuscitarão, uns para a vida
eterna e outros para vergonha e desprezo eterno".
Aí já está falando
até do juízo final no fim do Milênio. Estão entendendo? No final do período da
Igreja, os salvos desse período, ressuscitarão; depois vem a tribulação e, no
final, haverá a batalha do Armagedom.
É
nesta batalha que Israel será salvo; e "muitos
dos que dormem ... ressuscitarão". Portanto, todos os salvos do V.T. e
os salvos que morreram na tribulação, nesse dia, ressuscitarão com corpos
glorificados.
A Bíblia não especifica o exato momento;
sabemos que a sequência é: a Igreja sobe no arrebatamento, haverá o tribunal de
Cristo (bemá), depois haverá as bodas do Cordeiro (onde a Igreja estará
definitivamente com Jesus); aí então, os santos do V.T. e os santos da
tribulação, ressuscitarão e, todos juntos com a Igreja, voltam com Jesus em sua
2ª vinda à Terra.
Quando Jesus voltar a Terra para implantar o seu reino
milenar, ele vem com sua esposa, a Igreja, e juntos vêm também todos os santos
do V.T. e os que morreram salvos na tribulação.
Zacarias
14:5 - "então
virá o Senhor (Jesus) meu Deus, e todos os santos com ele". A Igreja, os salvos do V.T. e os que morreram
salvos na tribulação, todos ressuscitados em corpos glorificados.
A primeira
ressurreição - A primeira ressurreição é
também chamada de: - -Lucas 14:14; ressurreição dos justos - João 5:29; ressurreição da vida -
Hebreus
11:35; ressurreição superior, ou melhor
Divide-se em três fases
distintas. A primeira fase refere-se à ressurreição de Cristo e de muitos
santos do Antigo Testamento, identificados como as “primícias dos mortos” (I Co
15:20; Mt 27:52-53). Jesus e aqueles santos ressurretos são o primeiro
molho de trigo colhido (Lv 23:10-12; I Co 15:23). Jesus foi
o grão de trigo que caiu na terra, morreu, e produziu muito fruto (Jo
12:24). Isto é, aquele grupo de pessoas de Mt 27:52-53 foi a
primícia, o primeiro molho.
A segunda fase refere-se à ressurreição dos mortos
em Cristo na era neotestamentária, a qual se efetuará no chamamento especial
por ocasião do arrebatamento da Igreja (I Co 15:51-52; I Ts 4:14-17).
A
terceira fase da primeira ressurreição refere-se àqueles mortos no período da
Grande Tribulação, os quais são chamados de “mártires da Grande Tribulação”.
Refere-se ao restolho da ceifa, isto é, as respigas da colheita (Ap 6:9-11; Ap 7:9-17;
Ap 14:1-5; Ap 20: 4-5)
A ordem da primeira
ressurreição
- I Coríntios
15:20-24; Atos 26:22-23 - Cristo - Mateus 27:52-53 - A ressurreição dos
santos do Antigo Testamento (Mt 27:52-53) - I Tessalonicenses 4:13-18 - A
Igreja; no arrebatamento - Apocalipse 11:11-12 -As
duas testemunhas, durante a Tribulação -Isaías 26:19-21; Daniel 12:1-2; Apocalipse
20:4-6; Apocalipse 7:14 – A
ressurreição dos santos de Israel e dos santos da tribulação que dão testemunho
de Cristo e não adoram a besta.
Notem
que o cap.11 de Daniel, descreve o
final da Tribulação e então diz que "Miguel
se levantará ... e muitos ressuscitarão". Daniel
12:13 mostra a ressurreição pessoal de Daniel que será "ao fim dos dias"; que dias? O contexto deixa claro em Daniel 12:6-12, dias da Tribulação.
A segunda
ressurreição
Acontece no final de todas as coisas, após o período do Milênio na Terra,
quando haverá o Juízo Final do Grande Trono. É a ressurreição dos ímpios. Jesus
distinguiu a diferença entre as duas ressurreições (Jo 5: 28-29).
Os ímpios
ressuscitarão para uma “segunda morte”, Ap 21:8. Essa “segunda morte” não
significa aniquilamento, mas banimento da presença de Deus (II Ts 1:9). Esse
banimento implica que todos os ímpios serão lançados no Geena, chamado “Lago
de Fogo” (Mt 25:41,46), que arde continuamente com fogo inapagável – o
tormento eterno (Ap 14:10-11)
Apocalipse 20:5; A ressurreição dos salvos, é chamada de "primeira
ressurreição
Apocalipse 20:14; A ressurreição dos ímpios é
chamada de "segunda morte"
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