A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está
em Mateus: - Mateus 16:13-18; "... edificarei a minha igreja." - V.18; no original, grego, é assim: "Pois também eu te digo tu és Petros e sobre esta petra edificarei
a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela."
A palavra "pedra",
na Bíblia, nunca foi usada para homem. Desde o V.T., e nós vamos ver nos textos
abaixo, as expressões pedra e rocha, nunca foram usadas para referir-se a homens.
- Deuteronômio 32:15; "... e desprezava a rocha da sua
Salvação."
- Salmos 71:3; "Sê tu para
mim uma rocha de refúgio...; pois tu és a minha rocha e a minha
fortaleza."
- Salmos 75:5; "... nem
faleis com arrogância contra a Rocha."
- Salmos 118:21-22; "A pedra que os edificadores
rejeitaram, essa foi posta como pedra angular." - Gênesis 49:24; "...
pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel." -Deuteronômio 32:3-4; "Ele
é a rocha..." - I Samuel 2:2; "... não
há rocha como o nosso Deus."
- II Samuel 22:32; "... e quem é rocha, se não o nosso
Deus?"
Jesus trocou assim o
nome de Simão, como sendo uma profecia do que Pedro viria a ser, quando
recebesse o Espírito Santo. Porque podemos afirmar que era uma profecia? Porque
Jesus, nos evangelhos, chamou Pedro de Pedro, somente duas vezes, analise nos
evangelhos, Jesus chamava Pedro de Simão; Pedro virou Pedro após receber o
Espírito Santo.
Em Mateus 16:18,
o evangelista não usa a palavra Cefas em aramaico, usa a palavra Petros no
grego, porque a palavra grega Petros, significa uma pedra solta, um pedaço, uma
lasca de pedra, enquanto a palavra petra, significa uma rocha. No inglês é mais
claro, stone (pedra) e rock (rocha). Interessante isso, Jesus usa a palavra
Cefas em aramaico para chamar Simão e Mateus usa a palavra grega Petros, "tu és Petros e sobre esta petra
edificarei a minha Igreja”.
Se olharmos para o contexto de Mateus
16:13-18, vemos: - V.13; tendo Jesus chegado às regiões
de Cesaréia de Filipe, "interrogou a
Pedro": quem dizem os homens ser o filho do homem? É assim que está na
sua Bíblia? Não, Jesus "interrogou a
seus discípulos."
- V.16; então Pedro respondeu pelos
discípulos e como foi Pedro quem respondeu, Jesus continuou a conversa com
Pedro, revelando essas coisas para Pedro.
Quem no N.T. define quem é a pedra?
- Atos 4:8-12; "Ele (Jesus) é a
pedra que foi rejeitada por vós...”. - I Pedro 2:4-8; Jesus é a pedra que os
edificadores (os judeus) rejeitaram. Pedro está citando o Salmo 118:21-22 e definindo quem é a pedra. Essa discussão, nem
deveria existir, se a pedra é Pedro ou não, porque na Bíblia não há uma citação
dizendo que alguém, um homem, é chamado de pedra, de nenhuma maneira podemos
ver na Bíblia que há outro fundamento além de Jesus Cristo. É blasfêmia dizer
que há outro fundamento além de Cristo.
- Mateus 18:16; "... pela boca de duas ou três
testemunhas toda palavra (rhema) seja confirmada." Pedro definiu quem
é a pedra, porém para que toda palavra (rhema) seja confirmada, vamos ver outra
testemunha. Paulo também define quem é a Pedra, o fundamento. - I Coríntios 10:1-4; "... e a pedra era Cristo." - I Coríntios 3:10-11; "Porque ninguém pode lançar outro
fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".
Efésios
2:19-22; "edificados sobre o
fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo a principal
pedra de esquina."
O fundamento dos apóstolos e dos profetas é um fundamento,
que é Jesus Cristo. Os apóstolos e os profetas é quem foram usados para
escrever as Escrituras, foram eles que deram a base da Igreja, mas sobre quem?
Sobre Jesus Cristo, e Paulo, quem mais escreveu fundamentos, diz: "Ninguém pode pôr outro fundamento a
não ser Jesus Cristo”.
Outro fato que também precisa ser desmistificado é que Pedro
nunca foi apóstolo dos gentios; Pedro não dirigiu a Igreja em Roma, nunca ele
foi apóstolo dos gentios. Paulo escreve em Gálatas
2:
- V.7; "... o evangelho
da incircuncisão...", qual é o sinônimo da incircuncisão? Os gentios,
Paulo está dizendo: pregar o evangelho para os gentios me foi confiado.
- V.8; "porque aquele que operou a favor de
Pedro para o apostolado da circuncisão...", o que quer dizer
apostolado da circuncisão? Apostolado para os judeus. Pedro ficava em
Jerusalém, com Tiago e João; então, Paulo diz: aquele que operou a favor de
Pedro para pregar o evangelho para os judeus, operou também em mim, a meu
favor, para pregar o evangelho para os gentios.
- V.9;
Tiago, Cefas (olha Pedro sendo chamado de Cefas) e João, que eram as colunas da
Igreja, comissionaram Paulo e Barnabé para pregar aos gentios e permaneceram
pregando aos judeus.
- Romanos 11:13;
Paulo falando: "porquanto sou
apóstolo dos gentios”. Então, Paulo
foi designado para ser apóstolo para os gentios e Pedro para ser apóstolo para
os judeus. Porém, como vimos antes, Pedro foi quem pregou para Cornélio, o
primeiro gentio a vir para a Igreja. Então, vocês podem estar perguntando, por
quê?
Mateus 16:18-19 -
V.18; "... edificarei a minha igreja"; que tempo está o verbo?
Edificarei (futuro). Vemos aqui mais uma prova de que a Igreja ainda não havia sido manifestada ao mundo. - V19; aqui Jesus fala diretamente para
Pedro, no singular, "dar-te-ei as
chaves do reino dos céus...”.
Atos 1:8 Aqui
em Atos dos Apóstolos, quando Jesus está para ascender aos céus, Ele dá uma
instrução para os apóstolos, Jesus falou assim: ficai aqui em Jerusalém, até
que do céu desça poder e então vocês vão ser as minhas testemunhas. Onde? Qual
é a ordem? "em Jerusalém, Judéia e
Samaria, e até os confins da terra". Não pensem que é uma frase solta,
assim qualquer, não é não. Jesus colocou uma ordem de evangelização; "sereis minhas testemunhas em Jerusalém
e Judéia", isso ocorreu por oito anos, quando o evangelho foi pregado
só para os judeus. E então, depois Jesus abriu para Samaria e para os gentios,
até os confins da terra.
Mateus 16:19 - "Pedro,
vou te dar as chaves do reino dos céus e o que você ligar na terra, será ligado
no céu e o que você desligar na terra, também será desligado no céu".
Não é Pedro que ligaria ou desligaria no céu, ele ligaria e desligaria na
terra. "Eu te dou as chaves..."; para que serve uma chave? Para
abrir. Então, Pedro vai abrir o evangelho primeiro para os judeus, Jerusalém e
Judéia.
-Atos 2:14-41; o
discurso de Pedro após o início da igreja no dia de Pentecostes. Pedro
explicou, para os judeus, o que aconteceu e abriu o evangelho para todos de
Jerusalém e Judéia.
Atos 8:1-17; o
evangelho em Samaria. Filipe
foi a Samaria, pregou o evangelho e chegou até a batizar em nome de Jesus
Cristo. Eu duvido que Filipe batizasse alguém que não tivesse declarado que
aceitara a Jesus como Senhor e Salvador; Filipe não iria batizar ninguém que
ele não tivesse certeza que tinha recebido a Jesus no coração. Porém, não tinha
acontecido nada - V.16, "porque
sobre nenhum deles (os israelitas de Samaria), havia descido o Espírito Santo”.
Então, os apóstolos Pedro e João foram a Samaria e, V.14 e 15, oraram por eles,
para que recebessem o Espírito Santo. Foi necessário Pedro orar, para que
abrisse o reino dos céus para os de Samaria. O Espírito Santo é o selo da
Igreja e as chaves tinham sido dadas a Pedro.
Chegou a hora dos gentios, Pedro foi à casa de Cornélio.
Porque não veio a revelação do lençol com os animais, que estudamos, para João,
para Tiago, ou para outro? Veio para Pedro - a chave estava com Pedro. Então,
Pedro vai para Jope e abre as portas da Igreja para os gentios; na hora que ele
começa a falar, "Pentecostes"
sobre os gentios, todos receberam o Espírito Santo.
Pedro não era o apóstolo dos gentios e porque ele foi falar
com Cornélio? Porque Jesus o tinha comissionado para abrir as portas do reino
dos céus, desde Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. - Atos 2:39; "Porque a promessa
vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: a quantos o
Senhor nosso Deus chamar."
O reino dos céus é este período que se chama Igreja, ele
está contido neste período. O reino dos céus, como Jesus fala, é o nome de um
período e nós vivemos nele; os mistérios do reino dos céus, mistérios.
-Mateus 18:15-18 Para quem Jesus falou esta passagem?
Para a Igreja; aqui Jesus começou a dar as orientações para a Igreja que iria
ser edificada. Lá em Mateus 16:19,
Jesus falou diretamente a Pedro, no singular, para que ele abrisse a
oportunidade cristã para judeus, samaritanos e gentios. Mas, agora Jesus repete
para a Igreja toda, a Igreja toda tem esse poder nas mãos. "Tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu; e tudo quanto
desligardes na terra será desligado no céu". Quando você aqui na terra
liga algo, você está amarrando e quando você desliga, você está soltando.
Mateus
18:19-20; está tudo ligado aqui.
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