Seguidores

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Restaurando as portas da alma

As Portas representam o lugar de decisão em nossa mente. Elas são uma parte muito importante da alma. É nelas que decidimos quem por ela terá acesso para entrar ou sair. As portas são o lugar onde exercemos nossa vontade, nossas escolhas e decisões.

Assim como as portas de Jerusalém, elas também precisam ser restauradas. O homem deve ter a vontade livre para quando disser “não” ao inimigo e “sim” para Deus, essa decisão tenha autoridade e firmeza. Daí a importância da restauração da vontade, pois ela estando livre, nada conseguirá subjugá-la, ou seja, nem a carne, nem o mundo, nem o diabo.

Vamos olhar cada porta restaurada e compará-las com nossa vida e então analisarmos qual a necessidade de restauração que há em nossa mente.

1. Porta das Ovelhas (Ne. 3:1) - Era a porta por onde passavam as ovelhas destinadas ao sacrifício no templo. Fala da restauração do louvor e adoração em nosso ser. Fala também que devemos nos considerar ovelha. Devemos se permitir ser apascentados e cuidados.

2. A Porta dos Peixes (Ne. 3:3)- Era a porta por onde entrava o pescado, o alimento. Fala de crescimento através da boa alimentação. Fala do sustento que a palavra de Deus pode nos dar. Devemos ter fome da Palavra de Deus.
 
3. A Porta Velha (Ne.3:6) – É a porta das lembranças. É aqui que devemos nos despojar das marcas que trazíamos em nosso caráter, a velha maneira de pensar e os hábitos incompatíveis com uma nova criatura.
 
4. A Porta Do Vale (Ne. 3:13) – Era por essa porta que se passava para chegar ao vale de Hinon, lugar em que os filhos de Israel sacrificavam seus filhos ao ídolo Moloque. Restaurar essa porta representa tirar todo ídolo fora, tudo aquilo que está acima de Deus na nossa vida, seja dinheiro, trabalho, bens materiais, pessoas, ou qualquer coisa do tipo.
 
5. A Porta Do Monturo (Ne. 3:14) - Essa era a porta por onde o lixo era removido. Precisamos estar abertos para a ação do Espírito Santo em nossa alma. É Ele que remove sentimentos e lembranças que nos causam infortúnio e destruição.
 
 6. A Porta da Fonte (Ne. 3:15) - Fonte fala de águas que correm. Representa o mover do Espírito Santo em nossa vida. Há nas Escrituras uma expressa advertência para nos enchermos do Espírito Santo, não entristecê-lo e nem O extinguir em nossa vida. Sem a ação Dele é impossível ter vida cristã.
 
7. A porta do Cárcere (Ne 3:25) - Era a porta que dava para o pátio da prisão. Devemos ser livres de toda prisão espiritual. Há muitos crentes que ainda estão presos a amargura, ressentimento, ódio, vingança, medo, entre outros. Se não houver uma firme decisão de libertar-se, essas prisões poderão acompanha-lo por toda a vida e até paralisá-lo impedindo o propósito de Deus em sua vida. 

8. A Porta Das Águas (Ne. 3:26) – É a porta da Palavra. É aqui que permitimos que a palavra de Deus se revele, nos transforme e nos guie. É aqui que decidimos obedecê-la, anuncia-la e vivê-la.
 
9. A Porta dos Cavalos (Ne. 3:28) – Era porta por onde entrava toda carga na cidade. É a porta por onde passam os fardos em nossa vida. Ela deve estar aberta para Jesus. Todos os fardos devem ser lançados sobre Ele. A Bíblia diz para lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade por que ele tem cuidado de nós.


10. A Porta Oriental (Ne.3:29) – É a porta pela qual JESUS entrou, e que hoje se encontra fechada. Espera-se que o Messias novamente por ela em Sua segunda vinda. Essa porta representa a esperança que temos na sua volta.


11. A Porta da Guarda (Ne. 3:31) – Fala de vigilância, prontidão, responsabilidade. Somos responsáveis em anunciar e viver o Reino. É a porta do compromisso com Deus.


12. A Porta de Efraim. (Ne. 8:16) - Efraim era o segundo filho de José, mas recebeu a bênção de Jacó, como se fosse o primogênito. Fala da posição privilegiada que temos diante de Deus. Exorta-nos a não abrirmos mão dessa condição, dessa posição. A benção da primogenitura é inegociável. Não devemos trocar, vender ou fazer qualquer negócio que envolva esse direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário