Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ebenézer




Até Aqui Nos Ajudou o Senhor (1 Samuel 7:12)


Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor. (1 Samuel 7:12)

Ebenézer foi o nome que o profeta Samuel deu ao monumento que erigiu como marco da vitória concedida por Deus aos israelitas frente aos filisteus. O significado literal de ebenézer é “pedra de ajuda”, o que esclarece o significado daquele ato: lembrar o povo de Deus que o auxílio dEle é suficiente.

Não sabemos quantas lutas enfrentaremos daqui para a frente, entretanto é um conforto pensar que poderemos contar com a ajuda do Senhor. Em 1 Samuel 7 temos preciosas lições sobre a ajuda do Senhor.


I. O Senhor ajuda os fiéis.



1 Samuel 7:3,4 contém as recomendações do profeta ao povo: deveriam se voltar ao Senhor de todo o coração, servindo somente a Ele e quebrando toda ligação com os demônios a quem os outros povos serviam. A reação dos israelitas foi pronta, lançando fora todos os ídolos.

II. Os fiéis oram e jejuam.



1 Samuel 7:5,6,8 descrevem o povo de Deus em oração, adoração, quebrantamento e jejum. Ao se consagrarem a servir ao Senhor de todo o coração os israelitas foram despertados para a vida devocional autêntica.

III. O Senhor ajuda aos que não murmuram.



Enquanto os israelitas estavam num grandioso culto a Deus os filisteus se organizaram e resolveram ataca-los imediatamente (v. 7). Mesmo temendo a investida dos inimigos, os servos de Deus não murmuraram. Pelo contrário, confiaram que o Senhor poderia livra-los (v. 8).

IV. O Senhor ajuda operando maravilhas.



1 Samuel 7:10 descreve a ação de Deus para derrotar os inimigos de Seu povo: mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou. Para que os arrogantes filisteus fossem desbaratados bastou que o Senhor produzisse um tanto de trovões! Nosso Deus é grandioso e não economiza Seu poder em prol do Seu povo.

O Senhor é a nossa Pedra de Ajuda!


Por Paulo Rogério Petrizi

Nenhum comentário:

Postar um comentário