Seguidores

quinta-feira, 28 de abril de 2016

A história de Mefibosete - A graça que traz redenção

“E disse o rei Davi: Há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da bondade  de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés chamado Mefibosete. E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Está na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.”  II Samuel 9:3-4

Mefibosete era um príncipe, herdeiro natural da realeza e do trono de seu avô, o rei Saul. No entanto, uma série de incidentes em sua infância mudaria radicalmente a sua história - de um futuro que se apresentava glorioso e promissor para uma realidade extremamente triste e dolorosa. Um acidente o torna aleijado de ambos os pés. Isso o impede de se colocar como um guerreiro, um valente, sendo que era comum todo o príncipe em Israel ir à guerra, empunhar sua espada e defender o rei.
                                                                                                                                                                   
O trauma físico veio acompanhado da notícia que toda a sua família havia sido morta numa batalha contra os filisteus. Em consequência do trauma físico e familiar Mefibosete é levado a um lugar denominado Lô Dear (lugar dos esquecidos) onde havia sequidão e miséria, e cujos habitantes eram todos mendigos, cegos, leprosos e portadores de todo tipo de doença crônica ou incurável. Era o lugar dos imprestáveis, daqueles que eram um peso a sociedade.


Os complexos e as feridas na alma fizeram de Mefibosete um refém de seus traumas. Diante de um cenário de miséria e dor, o Rei Davi olhou para Mefibosete lançado ao chão e conseguiu enxergar nesse infeliz mendigo um príncipe e a partir de então ele é reconduzido novamente à condição de príncipe e os bens que lhe eram de direito lhe são restituídos. Quantas vezes em nossos momentos de dor, diante das experiências traumáticas, nos entregamos à desesperança e ao fatalismo. Deus vê cada um de nós como príncipes guerreiros, que não se entregam e nem se deixam vencer pelos acidentes e incidentes do caminho.  


Para cada evento marcado pelo infortúnio e sofrimento sempre haverá a manifestação da misericórdia e bondade que trazem redenção e cura. A graça de Deus não leva em conta os seus fracassos, defeitos e limitações. Ela se vale do inesperado, da surpresa, do imponderável. De onde e de quem não se espera virá socorro, consolo e favor.  Agarre-se a essa graça hoje!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário