Seguidores

sábado, 2 de junho de 2012

Cultivando e guardando o jardim de Deus

Tendo preparado Deus uma morada para o homem, a quem tinha criado, colocou-o nesse jardim que era seu lar e lhe encomendou uma missão bem definida: "Para que o lavrasse e o guardasse". Gn 2:15

Esta ordem nos ensina que a perfeição com a qual saiu a criação das mãos de Deus não excluía a necessidade de cultivar, de trabalhar.

O homem usava suas faculdades físicas e mentais para conservar o jardim no mesmo estado perfeito em que o tinha recebido. Adão trabalhou no jardim do Éden antes mesmo de cair em pecado. Ele trabalhava com alegria, e não havia nada que o pudesse aborrecer no seu trabalho. Porém, uma grande mudança ocorreu com Adão quando ele desobedeceu a lei de Deus.

Ele começou a sentir fraqueza, cansaço e desânimo. Isso tudo em decorrência do pecado. O trabalho não teve o propósito de ser uma maldição.

A comissão dada a Adão de "guardar" o jardim nos parece ser uma insinuação de que uma ameaça de perigo rondava o jardim e seria preciso ficar vigilante.

O verbo "guardar", “shamar”, significa "custodiar", "vigiar", "preservar", "observar" e "reter firmemente".

Certamente, parece irracional pedir a Adão que vigiasse o jardim contra ataques de animais ferozes. Na terra, antes da queda, não existia inimizade entre os animais, nem entre o homem e as bestas. Outro perigo muito real, a presença de Satanás, ameaçava ao homem no seu domínio sobre a terra e sua posse do jardim.

O inimigo tem inveja de nós desde o princípio. E Deus desde o princípio vem nos alertando. Devemos guardar a nossa vida das astutas ciladas de Satanás. Devemos cultivar a vida em família e guardar o nosso lar de um feroz inimigo, que vem para matar, roubar e destruir.

Que Deus nos conceda força e discernimento para cumprir essa tão nobre tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário