Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O povo clama por pastores e não por gestores de coisas

Publiquei a frase acima no twitter e alguém me perguntou: "como isso pode ser possível numa igreja que adotou um modelo empresarial de gestão, onde pastores se tornaram executivos?". A resposta, apesar de parecer simplória, é aquela que entendo ser a menos utópica e mais condizente com um sistema onde não vejo a mínima possibilidade de mudança imediata.

Em primeiro lugar, discernindo a organização igreja (instituição) do organismo igreja (povo, comunidade). A atividade pastoral na atualidade se encontra muito dividida entre organização e organismo, onde na maioria dos casos o envolvimento com a organização (coisas) suplanta o cuidado com o organismo (povo, comunidade).

Em segundo lugar, delegando o cuidado das coisas da organização igreja (instituição) para os especialistas (administradores, contadores, advogados, funcionários em geral, etc), e as coisas do organismo igreja (povo, comunidade) para os portadores dos diversos dons e talentos concedidos e distribuídos pelo Espírito (diaconia, governos, etc.), e se voltando para o cotidiano pastoral (visita, aconselhamento, oração, ensino e pregação).

Se isso não acontecer, o povo continuará gemendo e sofrendo, além de no final sermos cobrados por aquele que nos vocacionou e comissionou para pastorear (socorrer, visitar, tratar, cuidar, alimentar, proteger, etc.) as suas ovelhas.

"Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." (Jo 21.17)

"Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." (At 6.3-4)



Por Altair Germano

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O propósito de Deus para sua vida



O PROPÓSITO DE DEUS

POR QUE ESTOU AQUI?

O propósito de nossas vidas é muito maior do que nossa realização pessoal ou felicidade. Maior que nossa família, carreira e sonhos. Essa procura pelo propósito da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso, porque normalmente, começamos pelo lado errado – nós mesmos. (O que eu quero ser? O que devo fazer com minha vida? Meus sonhos para o futuro?) Enquanto concentrarmo-nos em nós mesmos, jamais desvendaremos o propósito de nossas vidas. O fato é que devemos começar por alguém, mas esse alguém não é você mesmo. Você não criou a si próprio, logo não há jeito de dizer a si mesmo porque foi criado. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade, então aprenda: TUDO COMEÇA EM DEUS! (Jó 12:10; Col. 1:16)

Em sua mão está a alma de todo ser vivo, o espirito de toda carne mortal Jó:12, 10

Não somos um acidente. As nossas vidas não são um acaso da natureza. Muito antes de ser concebido pelos seus pais, você foi concebido na mente de Deus. Ele determinou cada detalhe de seu corpo ( sua raça, seus talentos, singularidade de sua personalidade, sua impressões digitais únicas). Deus planejou sua nacionalidade, onde você viveria, tudo para o propósito Dele (Sl. 139:13-16).

Foste Tu que criaste minhas entranhas
e me teceste no seio de minha mãe
Eu te louvo porque me fizeste maravilhoso;
são admiraveis as tuas obras;
Tu me conheces por inteiro
Não te eram oculto os meus ossos quando eu estava sendo formado em segredo e era tecido nas profundezas da Terra
Ainda embríão, teus olhos me viram e tudo estava escrito no teu livro;
meus dias estavam marcados antes que chegasse o primeiro.

Deus já pensava em você antes de formar o mundo. Na verdade, você foi o motivo de Deus Ter criado o mundo. Deus projetou o meio ambiente deste planeta para que pudéssemos viver nele. Nós somos o foco do seu amor e o elemento de maior valor em toda sua criação. (Tg. 1:18).

De livre vontade Ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas.

Por que Deus fez tudo isso? Por que enfrentou todo incômodo de criar o universo para nós? Porque Ele é um Deus de amor. Esse amor é difícil de compreender, mas é essencialmente confiável. Você foi criado para ser alvo especial do amor de Deus. A Bíblia diz que DEUS É AMOR, não diz que ele tem amor. Amor é a essência de DEUS. Então lembre-se: VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE!

O QUE DIRIGE A SUA VIDA?

Toda e qualquer pessoa tem sua vida dirigida por algo, até mesmo aqueles que dizem: "deixa a vida me levar". Dirigidos pelas circunstâncias, pela própria sorte. Mas, e você, neste momento o que dirige a sua vida? Nesse exato momento você pode está sendo dirigido por um problema, por uma necessidade física, por um sofrimento intenso, por lembranças dolorosas ou alegres (por um prazo limitado), pela insegurança, pela incerteza, pelas dúvidas, Existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir a sua vida. Vamos ver cinco das mais comuns:

1. Muitos são dirigidos pela culpa – Pessoas dirigidas pela culpa são manipuladas pelas lembranças. Passam a vida inteira com remorsos, ocultando sua vergonha. Permitem que seu passado controle seu futuro e frequentemente culpam a si mesmas por sabotarem o próprio sucesso. Quando caim pecou, sua culpa o fez cair da presença de Deus e Deus disse: "Você será um fugitivo errante pelo mundo" (Gn. 4:14). Isso descreve a maioria das pessoas hoje em dia, perambulando pela vida sem propósito algum. Somos produtos do nosso passado, mas, não temos que viver prisioneiros dele. O propósito de Deus não é restringido pelo seu passado. Ele tornou um assassino Moisés em grande líder, e um covarde Gideão em um corajoso herói. Ele também pode fazer coisas maravilhosas com que sobrou da sua vida. Deus é especialista em dar às pessoas um novo começo.

2. Muitos são dirigidos pelo rancor e pela raiva – Essas pessoas se apegam a mágoas, sem jamais superá-las. Ao invés de aliviarem sua dor por meio do perdão, revivem-na de contínuo em sua mente. Algumas pessoas dirigidas pelo rancor se fecham e interiorizam sua raiva, enquanto outras explodem sobre os outros. Ambas as reações são perniciosas e não trazem nenhum benefício. O rancor sempre machuca mais a você que a pessoa que trouxe tal indignação. Enquanto aquele que ofendeu provavelmente esqueceu o insulto e seguiu sua vida, você continua angustiado em sua dor, perpetuando o passado. Veja: Os que o magoaram no passado não podem continuar a magoá-lo, a menos que você se agarre a dor através do rancor. O que passou, passou, nada poderá mudar. Com a amargura você apenas magoa a si mesmo. Para o seu bem aprenda com o passado e se afaste dele. A Bíblia afirma que "ficar desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo que leva a morte". (Jó 5:2)

3. Muitos são dirigidos pelo medo
– Nossos temores são provavelmente o resultado de experiências traumáticas e de expectativas ilusórias, do crescimento em um lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética. Independentemente do que tinha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com frequência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos. Em vez disso, elas se comportam de maneira cautelosa, evitando riscos e tentando manter a situação vigente. O medo é a auto-imposição de um cárcere, que o impedirá de se tornar o que Deus pretende que você seja. Você tem de agir contra isso, com as armas da fé e do amor. Leiamos 1 Jo. 4:18.


4. Muitos são dirigidos pelo materialismo – Nosso desejo de adquirir se torna o único objetivo na nossa vida. O Impulso de sempre querer mais se baseia no conceito errôneo de que ter mais nos torna mais felizes, mais importantes e mais protegidos. Mas, os três pensamentos são falsos. Posses somente trazem felicidade temporária. Uma vez que as coisas não se modificam, acabamos nos entediando e então passamos a desejar modelos mais novos, maiores e melhores. Também é um mito a concepção de que quanto mais possuir mais importante serei. Auto-estima e patrimônio não são a mesma coisa. Seu valor não é determinado pelas posses e Deus deixa claro que as coisas mais valiosas não são os bens. O mito mais frequente a respeito do dinheiro é o que diz "quanto mais dinheiro se tem, mas protegido se está". Riquezas podem ser perdidas num piscar de olhos, em virtude de uma enormidade de fatos incontroláveis. A verdadeira proteção só pode ser achada naquilo nunca poderão tomar de você – seu relacionamento com Deus. (Leiamos Mt. 6: 19-21).

5. Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação – Eles permitem que as expectativas dos pais, esposas, filhos, professores, amigos controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais de nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros podem pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão acabam normalmente perdidos nela. Se existe uma chave para o fracasso, essa chave é tentar agradar a todos. Ser controlado pela opinião dos outros é uma forma segura de deixar de lado os propósitos de Deus para a sua vida. (Tg. 4:4)

Existem muitas outras influências que podem estar dirigindo nossas vidas, mas se todas forem diferentes do único propósito que podemos ter na vida – JESUS, então estaremos numa situação delicada, pois sem Deus a vida não tem nenhum propósito e se o propósito não for o de agradar ao Senhor, é vã a nossa existência. Que o Senhor trabalhe em nossas vidas durante o tempo que for necessário para entendermos o seu propósito. " O SEGREDO DO SENHOR É PARA OS QUE O TEMEM; ELE LHES FARÁ SABER A SUA ALIANÇA" Sl. 25:14






quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Guia profética para 2012

Cada fim de ano o Senhor é bom para conosco ao nos dar um vislumbre das coisas que estão por vir. Antecipo que isto não é tudo o que Deus nos dirá, mas tão somente uma “Guia” que nos ajudará a caminhar nos próximos meses, focados em Sua Palavra Profética para fazermos Sua vontade soberana. Para este fim de 2011 temos a seguinte reflexão que nos levará à 2012.

GUIA PROFÉTICA DO ANO 2012
Apóstolo Dr. Rony Chaves

É muito importante para nós, como povo de Deus, recordar que Ele, o Senhor, é um Deus de Processos e de Tempos. Coisas que Ele nos anunciou em 2010 e em 2011 não desaparecerão nem deixarão de se cumprir pelo fato de que um novo ano começa. Na verdade, elas se manifestarão com mais poder na terra e seu cumprimento profético se acelera.

O que fora anunciado pelo Senhor e que ainda não entrou em sua esfera de cumprimento é parte de um “Processo Profético Divino”.

Em 2012, muitas coisas que já estão sucedendo no mundo e na Igreja crescerão e se manifestarão com mais força.

O Senhor é o Deus de Planos e Propósitos. Nada acontece por acaso ou sorte, da noite para o dia. Tudo obedece a um Plano Divino, perfeitamente traçado pelo Eterno com respeito ao sucesso, lugares e tempos.
Deus está no controle absoluto do que acontece sobre a face da Terra e entre Seu povo. Este Plano Divino está devidamente anunciado através dos tempos e da bendita Palavra de Deus, e está em concordância total com o que foi anunciado pelos profetas do Senhor, tanto na Antiguidade como nos tempos presentes.
O Plano Profético de Deus vem sendo revelado ao Corpo de Cristo através do Ensino Apostólico e Profético dos Apóstolos e Profetas estabelecidos pelo Senhor para edificar, direcionar e instruir a Seu povo nos últimos tempos, mesmo em meio à zombaria, escárnio e da critica legalista e religiosa de alguns medíocres que perderam o rumo do Espírito há muito tempo, e que, para justificar seu mau serviço na obra de Deus, vivem difamando e denegrindo aos Ministros sérios do Altíssimo.

Devemos recordar o que o Espírito Santo nos disse que aconteceria ou seria incrementado de 2010 em diante, bem como, o que em 2011, ANO DA MEDIDA EXTRA, ganharia mais força.
Em 2010 o Evangelismo Profético emergiu com poder. Um novo ciclo de Missões Latino-Americanas teve inicio. O crescimento do Povo Latino de Deus na America do Norte foi ativado. O decolar da Nova Geração começou e o despertar da consciência da Igreja para a obra de ação social teve inicio.
Em 2010 o Profético elevou-se à um altíssimo nível e com isto se desatou uma extraordinária onda de sobrenaturalidade, que deu à Ministros e Congregações o início de novas etapas e novas dimensões ministeriais.

Deus acelerou neste ano a concentração de um maior peso de Glória sobre a America Latina e ativou tempos de investidura de poder e de novo posicionamento do Seu povo na sociedade.
O Espírito Santo nos anunciou que 2010 seria um Ano de Grande Sinais no Céu e na Terra, e todas estas coisas foram cumpridas por Ele.

Em 2011 o Espírito Santo anunciou Seu enfoque no trabalho com a Família, bem como, um grande impulso para a nova geração de Empresários Jovens, para a Juventude e para o Ministério da Mulher.
2011 foi projetado pelo Senhor como um ano no qual surgiriam novas crises financeiras e novas oportunidades para os filhos de Deus. Seriam meses recheados de milagres incomuns e de poder profético.


ANO 2012

O ano 2012 será um ano importantíssimo para a Igreja de Cristo e seu amadurecimento. O Espírito Santo atua com o que Ele anunciou através da linguagem simbólica de Sua Palavra.

O número 12 na Bíblia está totalmente relacionado com a ORDEM, o GOVERNA, as ESTRATÉGIAS e a AUTORIDADE do Reino de Deus. A ordem, o governo, as estratégias administrativas e a autoridade de Deus estão intimamente relacionados com o Apostólico.

O número 12 aparece nas Escrituras muitas vezes, desde o livro de Genesis, relacionado com o Governo e a Administração do Senhor para com Seu povo (Doze foram as tribos de Israel e também as Regiões definidas por Salomão quando organizou a Israel).

No Novo Testamento, o 12 aparece várias vezes nos Evangelhos e no Apocalipse relacionado ao Modelo de Governo de Deus para a Igreja, através dos Apóstolos e demais Ministérios estabelecidos por Jesus (de acordo com Efésios 4:11, são: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres).

Os Apóstolos foram estabelecidos primeiro pelo Senhor para governar, edificar e ensinar Sua Igreja (1 Cor. 12:28). Portanto, é necessário anunciar profeticamente que em 2012 se inicia um Novo Ciclo de 7 anos que trarão o incrementar da manifestação do Poder Apostólico na Igreja, bem como, aos Ministros Apostólicos em meio às nações.

Isto acontecerá inevitavelmente:

•Maior manifestação de Milagres, Curas e Sinais que evidenciarão a Presença do Cristo Ressuscitado em meio à Sua Igreja.
•Aumento da Obra Social da Igreja no mundo, como estratégia Divina para a transformação de nações e comunidades. Deus suprirá tudo o que for necessário para os Projetos evangelísticos de ação social (Centros de Restauração, Orfanatos, Clínicas, etc).
•Maior entendimento sobre a tarefa dos verdadeiros Apóstolos de Jesus, suas esferas de autoridade, da unção que lhes foi designada e do caráter humilde que devem evidenciar em seu processo de amadurecimento (A Igreja será livre do abuso e da sede por proeminência de alguns Apóstolos).
•Intensificação da oração e intercessão profética por suas nações e territórios. Deus colocará em Seus Apóstolos e Profetas, uma carga maior por ativar a Igreja na Guerra Espiritual Estratégica Territorial com mais força. Novas e contundentes estratégias do Espírito nos serão dadas para liberar regiões. Os intercessores serão muito abençoados pelo Senhor.
•Aumento do enfoque do Espírito Santo sobre o trabalho e o apoio às crianças e jovens. Ele os levantará, mesmo com pouca idade, em Liderança política, profissional e empresarial nas cidades, congregações e ministérios. Todo Ministério que respalde a infância e a juventude terá muitíssimo favor de Deus.
•Fortalecimento do Mover Apostólico e Profético em muitas partes do mundo. Denominações tradicionais e Ministros reconhecidos se abrirão ao fluir Apostólico em suas cidades, dando testemunho de sua transformação.
•Se iniciarão Movimentos de Transformação Nacional em diferentes países para trazer a Cultura do Reino com evidencias do poder de Deus. A América Latina será impactada pelo Espírito Santo de maneira poderosa. Várias nações começarão a evidencias o início de uma grande processo de Avivamento em si mesmas.
•Surgirão novos falsos profetas e falsos mestres por muitos lugares. A Igreja deve prová-los e exigir sinais, identificação de suas coberturas e dados de suas trajetórias. Devemos ter cuidado com eles.
•Continuam os tempos de “Honrar”. Abençoemos aos que merecem honra por seu serviço ao Senhor.
•Terão continuidade as mudanças na política e na geografia das nações. Mateus 24 se cumprirá de forma contundente como anúncio da manifestação em Glória do Senhor e de Seu Reino.


2012 EM DUAS PERSPECTIVAS

O ano de 2012 corresponde ao Ano Bíblico de 5772, que por sua vez, está relacionado através dos códigos numéricos e das letras do alfabeto hebraico, com a expressão “Porta”.

Isso implica em que a partir de 5772 (2012), nos será aberta uma gloriosa porta Dimensional do Senhor, que dará início a um ciclo ou processo de 7 anos de tratamento Divino com o mundo e com Sua Igreja, para prepará-la para uma extraordinária manifestação do Espírito Santo e de Sua Glória.

O surgimento do Ano 5772 (2012) implica em alinhamento com os planos e a Agenda de Deus. Ele mesmo afinará nossos ouvidos espirituais para atendermos às Suas Convocações. Uma Grande Cortina se abrirá chamando-nos a enfocarmo-nos na Casa do Senhor.

O novo Ano que vem, nos anuncia que o Eterno estará poderosamente enfocado em afirmar a Identidade de Seus filhos. Isto também faz com que venham tempos de grande revelação Divina sobre nossa identidade em Cristo, nosso propósito de existência e sobre nosso futuro sobre a Terra.

O ano 5772 (2012) também significa: “Nuvem Espessa”. O que nos relaciona especificamente com a promessa de Deus dada no Salmo 65:11, no qual Deus nos promete derramar sobre nossas casas, Sua abundância, em forma de nuvens espessas, ou seja, unção de prosperidade.

De 5772 até o ano 5778 (de 2012 a 2018), o Senhor trabalhará em Seu povo para afinar entre eles os princípios de vida do Reino, sua cultura e nossa vida em família. Todo ministério que se enfoque em desenvolver planos para a família será muito prosperado.

2012 será uma Ano Apostólico por excelência. Iniciou-se em ciclo de 7 anos nos quais Deus fará mudanças substanciais com respeito à Justiça em nossas nações e trará Sua Ordem, Seu Governo e Modelo Soberanos. Ele posicionará Seus filhos em postos chaves de nossa sociedade. Devemos esperar depuração na Política dos países da América. Amem!