Seguidores

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cavando poços

Para a vida animal água é a primeira necessidade e depois o alimento. Para a vida espiritual necessitamos a água da vida, Jesus, e com certeza sempre encontraremos oposição para recebê-la.

O inimigo tem entupido muitas fontes de bênçãos, através das gerações. Fontes maravilhosas que os nossos pais da fé abriram estão entupidas. Qual tem sido a nossa iniciativa na restauração das fontes por onde corria a Água Viva que saciou a sede dos nossos antepassados?
Vemos a maioria dos crentes de hoje correndo atrás de novas fontes (movimentos, eventos e modismos), até adulterando a Palavra.
Quando examinamos o Antigo Testamento não devemos considerá-lo somente como fatos históricos, mas como figuras das que existem hoje (Cl 216-17; Hb 8.4-10).

Convido os irmãos para tirarmos lições deste texto sagrado:

1. O que aprendemos com Abraão? Gn 26.18

a-) Que para vivermos bem é preciso trabalhar, visando o bem do povo e a expansão do Reino. Onde não há córregos podemos, mediante algum esforço, cavar poços. Cavar poços no deserto é exemplo de fé e perseverança.
Hoje, o mundo (pessoas) é o deserto, cabe a nós, no poder do Espírito Santo, ensinar as pessoas a buscarem a Fonte da Água Viva, Jesus. Assim, o mundo se encherá de pessoas que do seu interior fluirão rios da Água Viva: João 7:38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

b-) Que é preciso discernir onde deve haver um fornecimento bastante, para não perdemos nosso esforço. Quantas pessoas perdem seu trabalho, procurando satisfação onde ela não existe, (IS 55:1 Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.).

c-) Que ao sermos chamados para a vida eterna, os poços (trabalhos no Reino de Deus) que temos cavado devem ser úteis para as gerações futuras.
Qual é o poço que estaremos deixando para o bem de gerações futuras, exemplo, caráter Cristão, amizade, dinheiro, casa, escritos, igrejas, etc.?

2. O que aprendemos com Isaque? Gn 26.18

a-) Que o exemplo Cristão, quando plantado no coração de nossos filhos, ninguém roubará, é uma fonte a jorrar vida abundante. Sua satisfação e alegria será, ele e sua família, beber onde seu pai tinha bebido (2Cr 34:2-5 Salomão).

b-) Que teve coragem e propósito para desentupir os poços cavados pelo seu pai Abraão - V.18. Ah! Quantas fontes maravilhosas estão esperando para serem desentupidas!

c-) Que não se limitava aos poços do pai, mas cavou outros - V.19-22. As novas gerações sempre são beneficiadas com novos recursos. Nós somos a geração privilegiada com o poder do Espírito Santo, milhares de fontes poderão ser cavadas nos corações humanos - Atos 1.8.

d-) Que é melhor dar do que receber, deu dois dos seus novos poços aos briguentos (beligerantes) pastores de Gerar (Eseque significa peleja e Sitna ódio). Tem acontecido de crentes roubarem crentes ou de incrédulos roubarem crentes, que é o caso de Isaque. Em vez de contender, é bem melhor edificar novamente e confiar somente no Senhor dos exércitos - Salmo 37.5.
Conforme versículos 24 e 25 ensina que quando abrimos mão de coisas materiais, Deus se revela poderosamente a nosso favor, Isaque teve uma grande revelação de Deus.

3. O que aprendemos com os Filisteus? Gn 26.15

a-) Que estamos cercados de pessoas ruins neste mundo, que não aproveitam as heranças do povo de Deus, nem deixam os outros aproveitarem.

b-) Que os inimigos estão a espreitar para fazer o mal e fingem-se de amigos enquanto convém. Eles não só impedem as bênçãos herdadas, mas guerreiam contra nós para roubarem as nossas bênçãos conquistadas - v.19,21.
Os filisteus são uma figura de satanás e suas hostes, que sempre estiveram contra o povo de Deus.

Conclusão:
O Cristão deve cavar muitos poços de bênçãos para que mesmo depois de morto continue abençoando. Mesmo que o inimigo tente impedir a benção, ainda virá um servo de Deus que será usado para fazer dali fluírem rios de Água Viva.
Cuidado com os Filisteus! Eles são invejosos, ladrões de bênçãos, com brigas e contenções! Não se misture com eles, pois, um dia entupirão as tuas fontes da Água Viva.
Cave poços de "água viva" em Jesus, o Cristo!
Que tipos de poços você está cavando para deixar como herança aos teus filhos e gerações futuras?



Por Pr. Paulino Cordeiro do site www.familiaabencoada.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário