Seguidores

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Igreja - Plenitude de Deus

“Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas”.Efésios 4:10

A carta de Paulo aos Efésios é o maior tratado sobre eclesiologia que podemos conhecer. Ao longo de toda essa epístola o apóstolo dos gentios descreve com precisão e minúcia a maneira com que Cristo equipou a sua igreja. 
No capítulo 4 fala dos cinco ministérios, ou seja, os cinco dons de Cristo que foram dados a igreja para que ela pudesse ao longo dos séculos demonstrar sabedoria e poder sobrenaturais.
Há outro texto que converge essa ideia no capítulo 1 e verso 23 que diz: “ ...aquele que enche tudo em todos...”. 
Esse verso informa que toda a plenitude de Deus que está em Cristo é a mesma plenitude que está na Sua Igreja, visto que ela esta está Nele.
No mesmo livro de Efésios, capítulo 3 e verso 10 diz que a multiforme, ou seja, as muitas formas de saber e conhecer de Deus são manifestas na Igreja.
Todos os dons, ministérios e manifestações de Deus na Igreja são para o aperfeiçoamento, crescimento, edificação e consolação dos santos.
Individualmente não possuímos a plenitude de Deus, nós a recebemos segundo a medida da fé. Esse atributo é exclusivo de Cristo, que não a recebeu por medida, como diz as Escrituras. No entanto, como Seu corpo a possuímos e essa é a razão de congregarmos. Quando estamos em unidade nos edificamos mutuamente com os mais variados dons que recebemos do Senhor e somos não somente edificados, mas também enriquecidos Nele.
O texto de abertura desse artigo sugere que após Sua morte e ressurreição Jesus conferiu a Sua Igreja autoridade espiritual e isso a torna triunfante, irresistível e imortal.

Você faz parte dessa Igreja?


Nenhum comentário:

Postar um comentário