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segunda-feira, 30 de junho de 2014

Escola Bíblica - Aula 08 - A doutrina de Deus


Segundo a Bíblia podemos conhecer a Deus de forma gradual e progressiva (Os 6:3)          
 Nomes de Deus: Nome é a expressão do ser.

Antigo Testamento:

´El= Mais simples dos nomes. Significa: ser o 1º (´Elohim = plural)
Adonai: o que governa – senhor.
Shaddai e ´El-Shaddai: poderoso, possui todo o poder.
Javé ou Jeová: Mais sagrado – “Eu Sou” – Senhor.
 Liga-se a outros:
Tsebhaoth: dos exércitos I Sm.17:45                                                                                                                                                           Nissi: bandeira Ex.17:15
Shalom: paz Jz.6:24
Tsidkênu: Justiça Jr.23:6
Jireh: provisão Gn.22:14
Rapha: sara (curador) Ex.15:26
Raah:  pastor Sl.23:1
Shammah: está presente Ez.48:35
Novo Testamento:
Theos: Nome genético. Relação individual, não mais nacional.
Kurios (Kirios): Senhor – substitui Javé ou Jeová.
Pater: Idéia nova sobre nossa filiação – Deus como Pai.
* Jesus ou Cristo não são nomes de ou para Deus.


 Atributos de Deus: Qualidades essenciais de Deus ou descrição de suas perfeições.

Divisão:                                                                                                                                                                                                                   - -Comunicáveis: Têm correspondência com a criatura.                                       
-Incomunicáveis: Exclusivos de Deus – não correspondentes.


Incomunicáveis:
A) Auto-existência: Existe por Si mesmo/ é incausado / não depende de outro para existir. João 5:26/ Ex.3:14/ João 8.58
B) Imutabilidade: Imutável em seu Ser, promessas e propósitos. Mutável em Seus métodos. Sl.102:26-27/ Ml.3:6/ Tg.1:17
C) Unidade:
Em dois aspectos:  Singular: Único ICo.8:6/ ITm.2:5/ IRe.8:60   -     Simples: Sem partes, não é composto.                                                                                                                                                                                      

D) Infinitude: Qualidade essencial pela qual Ele é livre de toda limitação.

Manifesta-se em três dimensões:
1º) Absoluta perfeição: Todos os atributos são plenos. Não pedaços como colcha de retalhos. Mt.5:48
2º) Eternidade: Infinidade em relação ao tempo. É antes do próprio tempo. Sl.90:2/ Hc.1:12/ Dt.33:27/ Is.40:28/ Jr.11:10                                                                                                                                                                                              

3º) Imensidade: Infinidade em relação ao espaço; onipresença.   Não se deve confundir com expansão ou dilatação.  Deus não se “estica”.   Está presente em todos os lugares com todo Seu Ser.

Comunicáveis:
 a) Espiritualidade: Não é corpóreo ou tangível. Imaterial e invisível.  Não significa irreal. Jo.4:24/IICo.3:17                             b) Intelectualidade: Envolve três aspectos:

1) Conhecimento:  Atributo pelo qual Ele se conhece e a todas as coisas possíveis e reais. 

Características:                                                                                                                                                                                            Inato-não adquirido                                                                                                                                                                                     Intuitivo-não analisa para tirar conclusões                                                                                                                                               Imediato – não tem intermediário nem instrumentos                                                                                                                               Completo- não conhece hoje mais do que ontem                                                                                                                                 Simultâneo – conhece tudo de uma só vez                                                                                                                        
Consciente – não se esquece, logo não se lembra.
*** onisciente: tudo de forma plena.


2) Sabedoria -  Perfeição pela qual Ele aplica o conhecimento para obtenção dos fins determinados, de modo a glorificá-lo mais.
- Manifesta-se na criação  Sl.19:1-6 / Jr.10:12                                                                                                                                       -  Manifesta-se na providência  Sl.33:10                                                                                                                                                   - Manifesta-se na redenção  ICo.2:7 / Ef.3:10


3) Verdade- Seu conhecimento, sabedoria e Ser se conformam de tal modo que não determina algo que não cumpra. Não pode mentir. Tt.1:2 / Hb.6:18 / Js.21:45

c) Moral
1) Bondade: Deus é fonte de todo bem. Deus é o Supremo Bem.  Mc.10:18 / Sl.145:9


Manifesta-se como:

Benevolência: Cuidado (afeto) de Deus para com Suas criaturas racionais ou não. Varia de acordo com a capacidade do ser que irá recebê. Sl.36:6 / Mt.5:45 / Lc.6:35 / At.14:17                                                                                                                     Amor: Bondade de Deus particular aos racionais. Perfeição de Deus que o leva a comunicar-se conosco. Jo.16:27 / I Jo.3:1; 4:9-10
Graça: Favor imerecido de bondade para com aquele que não tem direito de reclama-lo. Amor de Deus para com aqueles que, por natureza, estão sob condenação e são perdoados. Ef.1:6-7/ At.18:27 / Rm.3:24                                                             Misericórdia: Coração na miséria”. Amor de Deus para com os que estão em miséria e angústia espiritual, por meio do qual os assiste e socorre. Sl.57:10 / Sl.86:5
Paciência ou longanimidade: ‘erk ‘aph = “Grande de Rosto”. Aspecto do amor de Deus pelo qual suporta ao obstinado e malvado (ímpio). Ex.34:6 / Rm.9:22                                                                                                                                                       Santidade:  1º - Distinto de sua criação – exaltado acima dela.   2º - Idéia ética de santidade, como separado do mal. Ex. 15:11; I Sm 2; Os 11:9; Lv 11:14; Tg 1:13;   -  (Ele é separado do mal; como nos ama e vive em nós? Ef 1:6)

Manifestações:
Lei – dada para imprimir a idéia de Santo ao povo.                                                                                                        

Símbolos - Terra santa, nação santa, cidade santa. 
Jesus Cristo At 3:14    

Igreja -  Revela santidade como Corpo de Cristo – I Pd 1:16                                                                                                               Justiça: Palavras para expressar justiça levam à idéia de conformar-se com o modelo. Justiça é algo que ultrapassa o conceito de lei. 

Justiça absoluta: Plenamente justo em Si mesmo.
Justiça relativa: Pela qual Ele se mantém contra toda violação de Sua santidade – Ne 9:8; Sl 119: 137; 145:20; I Tm 4:8.

Distinções:
Governativa – Governa com justiça.  Justo legislador -  Is 33:22; Dt 4:8; Sl 99:4; Rm 1:32                                                        Distributiva: Distribuição justa de penas e prêmios.


a)Remunerativa: Entrega de recompensa a anjos e homens. Flui do pacto – Mq 7:20; Mt 25: 21-34
b)Retributiva: Refere-se à aplicação de penas. Justa ira de Deus.   Rm 2: 8-9; 12: 19; II Ts. 1: 8.


Soberania: Gn 14:19; Is 43:13; 46:11.

Manifestação:
Criação e preservação – Sl 135:6; Ap. 4:11;
Governo – Is 9: 6; Sl 22:28; 66:7;
Eleição: Rm 9:15; Ef 1:11;
Sofrimentos de Cristo – Lc 22:42; At 2:23;
Santificação: Fp 2: 12-13;
Sofrimentos: I Pd 3:17;
Coisas insignificantes: Mt 10: 29.


Distinções:

Decretiva – Deus decreta tudo o que acontecer e ocorre. At 4: 27-28; Lc 22:22
Preceptiva –
Regras traçadas por Deus para criaturas morais, mostrando-lhes o dever a cumprir (nem sempre é cumprida) Rm 1:26 (Deus “entregou”). Decreta “deixá-los”; a consequência dos atos e a punição.

Eudokia : Tem prazer em fazer – Mt 11: 26; Lc 13: 32
Euristia : Tem prazer em que o homem faça – Pv. 12:22



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