Seguidores

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Aula 14 - Escola bíblica


Aula 14- Escola Bíblica
Deus aceita e/ou rejeita primeiro a pessoa, depois a oferta
“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou”. 
Gn 4:3-5

O altar é mais importante do que a oferta
“Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado”. I Rs 18:30

O altar representa pessoas
“E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome”.  1 Rs 18:30

A oferta é um memorial diante de Deus
“O Senhor te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos”. Sl 20:1-3

A oferta fala pelo ofertante diante de Deus mesmo depois de morto (Representatividade)
“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.” Hb 11:4

“A oferta representa a pessoa diante de Deus”
“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu”  Gn 3:21

“A oferta era em substituição a Adão e Eva”

 Deus se fez oferta por nós
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”  Ap 13:8

“Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus..”.  Hb 10:8-12

“Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” II Co 5:21

“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”  Is 53:5

“Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão”. Is 53:10 ( Agradou-se da pessoa que também é a oferta)

Deus não aceita ‘qualquer coisa’, porque a oferta representa o próprio ofertante, um todo, é a vida da própria pessoa. Não há como entregar apenas parte da vida, é tudo ou nada. No Altar fica revelado a quem pertencemos, no momento em que entregamos a nossa oferta, revelamos a quem servimos, com a nossa vida.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.  Rm 12:1

Quem era Jesus e que oferta representava?
“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;”  Cl 1:15

“E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus”. Mt 1:25
“E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Cl 1:18

“Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.”  1 Co 15:20

Quem somos e que oferta representamos?
“Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.” Êx 4:22

“Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.”  Tg 1.18

“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;”  Hb 12:22-23

“Deus não recebe o que você tem. Ele recebe o que você é. Porque Ele não deu o que ele tem, Ele deu o que Ele é”

Nenhum comentário:

Postar um comentário