Seguidores

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Aula 27 - Escola Bíblica - 70 Semanas de Daniel


Aula 27 – Escola Bíblica - Setenta semanas de Daniel

Daniel 9:24 -  A palavra hebraica, traduzida em nossas Bíblias por "semanas", é a palavra "shabuwa", que significa simplesmente "setes". Os judeus, como já estudamos, tinham tanto as semanas (setes) de dias, como as semanas (sete) de anos. Vimos em outras situações o uso da palavra semana, representando sete anos. Portanto devemos ler Daniel 9:24 assim: "setenta setes estão decretados sobre o teu povo", ou seja, 70 vezes 7 anos = 490 anos.

Outra evidência de que se trata de "semanas de anos", é que não seria possível acontecer tudo em 490 dias, no caso de ser "setenta semanas de dias". Seria possível em 490 dias Jerusalém ser totalmente destruída e reconstruída? Portanto, Deus revela a Daniel, que setenta setes, ou seja, setenta semanas de ano, 490 anos, seria o tempo total faltante no programa de Deus para Israel. A grande parte dessa profecia já está cumprida, é história para nós. Portanto, é outro argumento para sabermos que são 490 anos e não 490 dias. Sabe quantos anos já estão cumpridos? 483 anos. Restam apenas 7 anos para Deus completar o programa estabelecido para Israel antes da 2ª vinda de Jesus para implantar o seu reino na Terra.

"Setenta setes de anos estão determinados sobre o teu povo, Israel, e sobre a tua santa cidade, Jerusalém". De acordo com a profecia, o que teremos quando esses 490 anos se cumprirem? A profecia mostra seis objetivos que serão atingidos, quando as setenta semanas forem cumpridas.                                                                                                                                                                              1-Extingüir, cessar, a transgressão                                                                                                          2-Dar fim aos pecados                                                                                                                               3-Expiar a iniquidade                                                                                                                                4-Trazer a justiça eterna                                                                                                                         5-Selar a visão e a profecia                                                                                                                   6-Ungir o Santíssimo, o Santo dos Santos (o Senhor Jesus Cristo)

Já aconteceu tudo isso? Não há mais transgressões? Não temos mais pecados? A iniquidade foi totalmente expiada aqui na Terra? (foi expiada por Jesus, mas não manifestada em todos). A justiça eterna já está na Terra? A visão e a profecia já foram seladas? Jesus já foi ungido rei? Isso tudo é para Israel, mas se acontecer em Israel, será expandido ao mundo inteiro. Isso tudo, já aconteceu em Israel? Não.

Judá estava cativa na Babilônia; Daniel estava lá e estava preocupado com o que aconteceria para seu povo e para a cidade de Jerusalém. Daniel foi orar e Deus então disse: Daniel, Eu ainda tenho 490 anos de programa para Israel, como nação, sendo meu canal na Terra. Quando passarem os 490 anos, acontecerá: não haverá mais transgressores, nem pecado, nem iniqüidade, a justiça eterna estará implantada em sua terra, a visão e a profecia já passaram e o Santo dos Santos, o Santíssimo estará ungido no seu trono eterno. Quando será isso? Só no Milênio. Tudo isso acontecerá, somente quando o Reino de Cristo for implantado na Terra.

Com a volta de Jesus, "o Santíssimo, será ungido". Jesus é o Messias; quando ele estiver aqui na Terra, fisicamente, aceito pelos judeus como o Messias, então se cumprirão os 490anos. Isso vai acontecer no final do programa de Deus para Israel. É isso que Deus está falando a Daniel. Quando Deus termina o seu programa com a Igreja, o que vai acontecer? O arrebatamento. Quando Deus terminar o seu programa com Israel, o que vai acontecer? Jesus volta e implanta o seu reino eterno; entenderam?
Disse Deus: Daniel, faltam 490 anos. Já se passaram 2500 anos; como fica então a profecia, não se cumpriu? Veremos na próxima aula a grandeza do plano de Deus, com detalhes impressionantes.  "Daniel, faltam 490 anos", disse Deus; e já se passaram 2500 anos. Como é que fica a profecia não se cumpriu? Veremos a seguir, essa profecia é tremenda, pois fala em números, datas. A profecia não é simplesmente o relato de algo que vai acontecer e acontece. . Deus agora dá um sinal a Daniel: Daniel 9:25.
Portanto, desde a saída da ordem até o príncipe, o ungido: temos sete semanas e sessenta e duas semanas, ou seja, sessenta e nove semanas totais. Deus deu um sinal de quando Daniel podia começar a marcar o relógio dos 490 anos: daqui em diante, Daniel, 490 anos para tudo isso acontecer.  "Desde a saída da ordem para restaurar e edificar a Jerusalém"; é a saída da ordem para restaurar Jerusalém, não é a ordem de restauração do templo. Somente um decreto autorizou um judeu, que estava em Babilônia, para reedificar Jerusalém, só um decreto.  
          
Deus inclina o coração do rei Artarxerxes em favor dos seus. Ao invés de ter a cabeça cortada, Neemias tem a permissão para fazer o que queria: ir à Jerusalém para reconstruir seus muros e ainda ganha todo material necessário. Esse foi o único decreto para executar a reconstrução dos muros de Jerusalém e veja, a data foi dada, é o cuidado de Deus.  "Sucedeu, pois, no mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes".  Ora, é muito fácil ver que data é essa. No dia 1º do mês de nisã (ou abibe), no vigésimo ano do rei Artaxerxes, saiu a ordem para reedificar Jerusalém. E o que dizia a profecia das setenta semanas? "Desde a saída da ordem...".
Ali começou a marcação dos 490 anos. Fazendo-se a conversão do calendário judaico para o nosso, 1º de nisã, do ano vigésimo do rei Artarxerxes, corresponde ao dia 14 de março de 445 a.C. Neste dia, começaram a ser contados os 490 anos faltantes do programa de Deus para Israel.

Deus agora vai detalhar mais o período dos 490 anos para Daniel.
Daniel 9:25 - "Desde a saída da ordem ... até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas e sessenta e duas semanas ..."

No V.27 diz ainda: "e ele fará um pacto com muitos por uma semana", isso no futuro. Percebem? Sete semanas + sessenta e duas semanas + uma semana = setenta semanas, portanto, 70 semanas de anos.  Sete semanas de anos, correspondem a 49 anos; sessenta e duas semanas, correspondem a 434 anos. Se somarmos teremos 483 anos, "até o ungido, o príncipe".

Sabendo que a ordem de início do período foi dada no dia 14 de março do ano 445 a.C., somando-se o número de dias dos 483 anos, chegamos a data de 6 de abril de 32 d.C., "até o ungido, o príncipe", que é Jesus.

Porque dois títulos, o ungido, o príncipe? Para não haver dúvida de quem é essa pessoa. Jesus, o ungido; em hebraico o Messias. Esse é o título de Jesus. A data, "até o ungido, o príncipe", corresponde a que evento? O nascimento de Jesus? Sua morte? Não, corresponde ao dia em que Jesus apresentou-se verdadeiramente como rei para Israel; foi antes da crucificação. Portanto, "desde a saída da ordem para reedificar Jerusalém", começou a serem contados os 490 anos, e 483 anos seriam cumpridos quando aparecesse o príncipe, o ungido. E que dia foi esse?

Jesus, após suas pregações, seus milagres, sempre saia do meio da multidão. Isso ele fazia, pois o povo queria aclamá-lo como rei. Porque Jesus agia assim? Porque havia um dia programado para isso. Zacarias 9:9; "eis que vem a ti o teu rei... e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta."

Lucas 19:28-44
V.38-40; "Bendito o Rei que vem em nome do Senhor..." "Mestre, repreende os teus discípulos".

Porque os fariseus pediram isso a Jesus? Porque aquelas palavras só poderiam ser ditas ao Messias. Os fariseus ficaram assustados, aquelas palavras eram blasfêmias, se fossem ditas a outra pessoa que não o Messias. Repreende, repreende mestre, os teus discípulos, falaram os fariseus. O que Jesus respondeu?

V.40: "Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão".                                                        • V.41-44; "Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que (aquele que) te poderiam trazer a paz!". Neste dia, hoje, ainda hoje.

 Cumpriu-se assim a profecia de Zacarias 9:9, Jesus se deixou montar no jumento. Aquilo tudo eram grandes homenagens prestadas somente aos Reis de Israel. O povo proclamou as palavras que só poderiam ser ditas ao Rei, ao Messias: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Por isso, a profecia em Daniel diz: até ao Messias, o príncipe.

Esse dia, foi o dia 6 de abril de 32 d.C. Foi lá que terminaram as 69 das 70 semanas ditas em profecia a Daniel. "Desde a saída da ordem para restaurar Jerusalém, até o ungido, o príncipe". A única vez que Jesus se apresentou como Rei, como príncipe, foi nesse dia. Por isso o V.42 diz: "o que (aquele que) poderia trazer a paz!"; Jesus é o príncipe da paz. Nesse dia, gravem bem isso, terminava a 69ª semana das 70 semanas de Daniel. "se tu conhecesses, ao menos neste dia", ainda hoje. Hoje, naquele dia, Jesus estava se apresentando como o príncipe, o ungido.

Daniel 9:25
. “... até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas" E o anjo daria a Daniel mais detalhes de como seriam as sete semanas e as sessenta e duas semanas.

. "Com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos".
Sete semanas, ou seja, 49 anos foram necessários para se reconstruir Jerusalém; foram tempos muito difíceis. Se estudarmos o livro de Neemias veremos os homens de Judá, trabalhando com a pá de um lado e a arma do outro. O que eles reconstruíam durante o dia, os inimigos destruíam durante a noite. Foi difícil a reconstrução de Jerusalém.

Daniel 9:26
 "E depois de sessenta e duas semanas..." .  Depois de sessenta e duas semanas, com as sete semanas anteriores, completaram-se sessenta e nove semanas. Portanto, depois que as sessenta e nove semanas estavam cumpridas, logo depois, o que iria acontecer?
"será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá..." . Notar que aqui já fala de algo acontecendo fora do período das 70 semanas. Abriu-se um intervalo entre a 69ª semana e o cumprimento da última semana. Aqui diz que as sessenta e nove semanas se cumpriram e depois, duas coisas iriam acontecer:                                                                                                                                                1º) será cortado (morto) o ungido, e nada lhe subsistirá. Aqui fala da morte de Jesus.                        2º) "e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será como uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações.

"e depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá, e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário ..." .

Quando falamos que o Império Romano está ressurgindo e que dele sairá o anticristo, é aqui, nesta profecia, que nos fundamentamos. "O povo de um príncipe que há de vir, destruirá a cidade e o santuário". Que povo destruiu Jerusalém e derrubou o templo? O povo do Império Romano. E o príncipe desse povo, há de vir ainda. A prova que o príncipe ainda não veio, é que nunca aconteceu, e nem poderia acontecer, o que diz o V.27.

Daniel 9:27 - Para acontecer tudo o que ele fará, o príncipe que há de vir, é necessário a reconstrução da cidade de Jerusalém e do templo. Desde que o povo romano destruiu o templo, nunca mais ele foi reconstruído. Somente no templo pode se fazer sacrifício e oblação (oferta de manjares). Percebem que isso ainda não aconteceu. Então, o anjo deu a "dica" a Daniel: esse príncipe, que há de vir no final dos tempos e completar-se a semana faltante, esse príncipe sairá do povo que destruiu Jerusalém e o templo; nós sabemos que esse povo foi o povo romano.

Quando começam a contar os 7 anos faltantes? O que mais se busca no Oriente Médio, entre judeus e árabes? A paz. Olhem como começa o V.27: "e ele fará um pacto firme com muitos por uma semana ..." . Então, quando o anticristo assinar um tratado de paz entre árabes e judeus, começará a contagem dos 7 anos faltantes.

 "e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador".
Até a metade da tribulação, o mundo estará aos pés do anticristo, adorando-o. O que ele conseguirá em termos de paz, não foi jamais visto; os judeus vão achar que ele é o Messias. Jesus falou: eu vim no meu nome e vocês não me receberam, mas outro virá em seu próprio nome e vocês o receberão.

 II Tessalonicenses 2:1~4
V.4; "... de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus". Quando isso acontecer, os judeus que realmente forem de Deus, vão entender que aquele não é o Messias. O anticristo então, quebra o pacto de paz e começa a grande tribulação, uma perseguição a Israel como nunca houve. 
O que vai evidenciar isso, é o fato do anticristo entrar no templo e querer ser adorado como Deus. "E serei semelhante ao Altíssimo"; lembram-se do início? Com o início da perseguição, o evangelho do reino que será pregado para os judeus nessa época, terá a mensagem de Mateus 24: fujam! Quando você vir o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no meio da última semana, fuja, não volte para trás.

 Apocalipse 12:13-17 -  Aqui podemos entender porque fugir. Apocalipse 12 (estudaremos depois em detalhes) sintetiza o ódio e a perseguição de Satanás a Israel.
• V.13; a mulher é Israel, e o filho varão é Jesus.
• V.14; fora da vista de Satanás, muitos judeus que obedeceram a mensagem e Mateus 24 (fujam), vão para esse lugar preparado no deserto e lá ficarão por 3,5 anos.
• V.15-17; Satanás vai tentar pegá-los, mas não vai conseguir. Então voltará e vai perseguir os que não fugiram, mas que também são de Jesus. Por isso Mateus 24 diz: fujam, fujam!

Após esses 483 anos, o Messias foi morto, Jerusalém e o templo destruído, e um intervalo foi aberto, onde a Igreja está sendo formada. A Igreja, nunca foi profetizada no V.T.; ela está sendo formada. Quando a Igreja for arrebatada, Deus volta a lidar com Israel, pois ainda faltam 7 anos do programa de Deus para Israel.


• Essa é a profecia das 70 semanas de Daniel. A tribulação é o período dos 7 anos faltantes para o cumprimento total dessa profecia. Como irá terminar esse período? Jesus voltando, para quê? Jesus volta para extinguir as transgressões, dar fim aos pecados, expiar a iniquidade, trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia e então será ungido Santo dos Santos. Não é impressionante a precisão dessa profecia? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário