Seguidores

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Como Deus se relaciona com o homem através das gerações


Definição de geração:
1 - Sucessão de descendentes em linha reta: pais, filhos, netos, bisnetos, trinetos, tataranetos.                                           
 2 - Conjunto de pessoas vivas numa mesma época.

Deus trabalha de geração em geração
“O Senhor reina para sempre; o teu Deus, ó Sião, reina de geração em geração.”(Sl 146,10)


Deus está interessado em usar uma geração para alcançar a próxima. E Ele declara isso tanto no Velho quanto no Novo Testamento.

Toda geração tem influência direta em relação à vida dos seus descendentes.                
O que Deus espera de nós nesta geração que vivemos?

1 - Anunciar os feitos de Deus                                                                                                        Uma geração anunciará a outra geração as tuas  obras e os teus atos poderosos”. ( Salmos 145.4)

2 - influenciar a nossa geração e  as vindouras                                                                                        “... para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo...,” (Filipenses 2:15).

“O teu nome, eu o farei celebrado de geração a geração, e, assim, os povos te louvarão para todo o sempre” (Salmo 45:17).

“ Escutai, povo meu, a minha lei; prestai ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei os lábios em parábolas e publicarei enigmas dos tempos antigos. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; ...” (Salmo 78:1 a 6).

Deus se move nas gerações através de alianças
“Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó” (Êxodo 2:23 e 24).

“Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (Salmos 10:5).

“A tua fidelidade estende-se de geração em geração; fundaste a terra, e ela permanece” (Salmo 119:90).

Deus é Deus de gerações
“Apareceu o Anjo do SENHOR a Moisés numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. ” (Êxodo 3:2 a 6).

A aliança com Deus através das gerações é selada com memoriais
“Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”. Êxodo 12:14, .

Deus junta várias unções em uma só família dentro de uma geração
Unção Apostólica – Moisés (Tribo Sacerdotal, Profeta e Líder) – Apóstolo do velho testamento.
Unção Sacerdotal - Arão (Tribo Sacerdotal)
Unção Profética - Miriã

O cuidado de Deus através das gerações
“... e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Malaquias 4:6).

“E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lucas 1:17).

“Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração” (Salmo 90:1 – Moisés).

Deus tem compromisso de repetir os mesmos milagres de uma geração
Esterilidade nas gerações de Abraão, Isaque e Jacó

Uma geração livre de maldição hereditária
José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e odiaram. O seu arco, porém, susteve-se no forte, e os braços de suas mãos foram fortalecidos pelas mãos do Valente de Jacó (de onde é o pastor e a pedra de Israel). Pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos do abismo que está embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais, até à extremidade dos outeiros eternos; elas estarão sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos.  Gênesis 49:22-26

Se há um mal familiar, que vem se perpetuando, a Palavra livra.

Salmo 107:20 “Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.” 

Kairoi ( Deus visita gerações)

.Deuteronômio 11:26-28“Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.”

“Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,.”(Ex. 20:5 ).


Deuteronômio 7:9: “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos;”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário