Seguidores

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O que é mordomia cristã?

Mordomia é o manejo responsável dos recursos do reino de Deus que foram confiados a uma pessoa ou a um grupo.  Mordomia é Administração (Lc 16.2).

-Mordomo é a pessoa encarregada da administração de uma casa (oikos); administrador. 

O conceito de Mordomia não só lembra que somos administradores, mas também fica estabelecido que há um só Criador  e que o mesmo é o proprietário final e definitivo de todas as coisas.

“Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.” Salmo 24:1

Desde a criação, Deus deixou alguns lembretes de que Ele tem o direito de posse de tudo. No Éden, a árvore do conhecimento do bem e do mal servia como uma lembrança e um aviso de que Deus não renuncia ao título de Sua propriedade. 

Deus dá tudo que o homem precisa, mas lhe impõe limites. Portanto, o mordomo cristão não tem direito de usar os dons concedidos por Deus, seu Criador e Senhor, sem considerar a vontade do proprietário. Ainda assim, aquilo que fica em nossas mãos para ser administrado deve ter propósitos especiais, que se identifiquem com os propósitos do Criador.

“Pelo fato de cada um ter recebido algum dom espiritual, deve-se usá-lo para servir aos outros, como bons administradores da graça multiforme de Deus.” 1 Pedro 4:10

A Mordomia Cristã está inserida num contexto de confiança, pois os mordomos manifestam fidelidade à Deus. O comprometimento com a vontade divina e a obediência aos mandamentos do Criador são características marcantes de um verdadeiro mordomo cristão. Isso é perceptível na vida de Abraão, de José e, especialmente, de Jesus.

A primeira vinda de Jesus já é fruto da verdadeira mordomia. E, em Sua vida, foi a personificação da mordomia. O autor de Hebreus diz que Jesus “…foi fiel àquele que o havia constituído…” por isso “Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés…” que também “…foi fiel como servo em toda a casa de Deus…” Hebreus 3:2,3;5

A Palavra de Deus nos mostra que hoje, nós, os que pela fé cremos em Jesus, somos mordomos, chamados de despenseiros e, como tais, Deus requer de nós fidelidade no trato daquilo que lhe pertence (1Cor 4:2).

 “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém”  1 Pe 10,11.

“Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim” Lc 12:43.


Nenhum comentário:

Postar um comentário