Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2016

À procura da sabedoria

“Não repreendas o tolo, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento”.  Provérbios 9:8-9

As pessoas mais experientes sempre tem algo para nos ensinar em razão de possuírem mais tempo de vida e, por conseguinte já terem passado por circunstâncias que hoje enfrentamos. É razoável, portanto, pensar que, seja errando ou acertando, aprenderam a lidar com essas tais circunstâncias, razão pela qual devemos atentar para seus conselhos e ensinos.

Quando uma pessoa é ensinável, tem sede de aprender e busca crescimento diário, ela se torna motivo de alegria e orgulho para seu mestre ou mentor. Não há recompensa maior do que semear conhecimento e sabedoria em terra fértil.

Entretanto, nem sempre é assim que acontece. Muitos desprezam o aprendizado, a disciplina e a correção. Muitas vezes, a rejeição chega a ser tão grande que se cria um sentimento de ódio e aversão a quem corrige e instrui.

Oxalá sejamos terra fértil, onde toda instrução em nós implantada venha brotar, crescer, florescer e frutificar. Afinal, assim como o favo de mel é doce na boca, assim também a sabedoria é boa para a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário