Seguidores

terça-feira, 10 de maio de 2016

Aitofel - O orgulho que destrói

O conselho que Aitofel dava naqueles dias era como resposta de Deus a uma consulta” II Samuel 16:23
Nos tempos do Rei Davi, havia um conselheiro real chamado Aitofel. Este homem tinha conhecimento e discernimento muito acima da média. A sua sabedoria era tão notável que os seus conselhos eram tidos como uma instrução direta de Deus.
Devido ao prestígio que gozava tornou-se extremamente orgulhoso. Certo dia o rei Davi preferiu ouvir o conselho de um homem chamado Husai em detrimento ao seu, e isso foi mortal para Aitofel.  Cego pela soberba e orgulho, e sentindo-se humilhado, enforcou-se. (II Sm 17:23)
O orgulho de Aitofel cegou seu entendimento de tal modo que o impediu de perceber a ação de Deus, uma vez que a Bíblia diz que foi o próprio Deus quem dissipou o conselho de Aitofel (II Sm 17:14).  O orgulho faz com que consigamos enxergar e discernir muito bem o que acontece com os outros sem que tenhamos capacidade de nos vermos a nós mesmos. Resistimos a considerar e valorizar as qualidades dos outros quando isso se choca com o que pensamos ou queremos.

O orgulho destrói a paz, a alegria, a comunhão verdadeira e dá lugar a insegurança, a desconfiança, a divisão e a amargura que traz morte na alma e destrói a vida e o viver. Ao enxergarmos a providência de Deus em todas as coisas começamos a experimentar a cura da alma inflada pelo ego doente e desesperado em busca de reconhecimento e afirmação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário