Seguidores

segunda-feira, 11 de julho de 2016

O Cedro do Líbano e o crescimento do justo

"O justo... crescerá como cedro no Líbano" Salmos 92:12

Aqui, o salmista faz uma analogia entre o crescimento do justo e o cedro do Líbano. Para entendermos o real sentido dessa analogia precisamos analisar algumas das principais características do cedro.

O cedro cresce devagar. Nos primeiros três anos, as raízes chegam a crescer por volta de um metro e meio de profundidade, enquanto que a planta não passa de cinco centímetros. Embora nos seus primeiros anos de vida o crescimento da parte visível seja quase insignificante, as suas raízes se desenvolvem e buscam águas mais profundas.

Essas raízes, quanto mais se aprofundam, em algum momento acabam por encontrar rochas em seu caminho. Isso não chega a se constituir um obstáculo que venha parar o crescimento do cedro. Essas raízes tem a capacidade de se expandirem em volta da rocha até abraça-la totalmente, tornando praticamente impossível removê-la do solo.

Ao final de todo esse processo o cedro alcançará uma altura de aproximadamente 40 metros e se tornará resistente a ventos e tempestades.

O crescimento e desenvolvimento da nossa vida devem estar focados em adquirirmos raízes profundas, em estarmos alicerçados, preparados para um crescimento constante e duradouro. Ainda que esse crescimento seja lento, ele acontecerá e se tornará visível a todos.

Que a nossa vida seja a expressão de uma busca profunda e sedenta pela verdade que há na Palavra de Deus e que estejamos agarrados a Rocha Eterna, que é Cristo, de tal forma que mesmo que não haja crescimento aparente e imediato, estaremos firmados sobre fundamentos eternos e inabaláveis, e então, seremos capazes de resistir a ventos e tempestades que por vezes a vida nos reserva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário