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terça-feira, 25 de novembro de 2014
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Aula 25 - Escola Bíblica - Quem ressuscitará no arrebatamento da igreja?
Quem
tomará parte do arrebatamento?
Os
salvos; de que período? Os salvos do período da Igreja. Quem são os salvos no
período da igreja? Todos que verdadeiramente nasceram de novo, os que fazem
parte do Corpo de Cristo, independentemente de seu "estágio" de
santificação.
Sabemos que o Espírito Santo é o nosso selo,
nosso penhor, nossa garantia; o Espírito Santo é a "marca" de Deus
naqueles que verdadeiramente nasceram de novo e fazem parte do Corpo de Cristo,
a Igreja. Portanto, todos esses, que tem a garantia, o selo, o penhor, serão
arrebatados no dia de nosso Senhor Jesus Cristo; todos esses compõe o Corpo de
Cristo, a noiva do Cordeiro e no dia do arrebatamento, o noivo vem buscar sua
noiva, então quem é parte da "noiva" irá ao encontro do noivo.
Quando começou a Igreja? No dia de Pentecostes,
50 dias após a ressurreição de Jesus. Quando vai terminar o período da Igreja
aqui na Terra? No dia do arrebatamento. Portanto, os salvos entre o dia de
Pentecostes e o dia do arrebatamento, tomarão parte do arrebatamento.
E os
salvos do V.T., aqueles que foram salvos de Israel e das nações, antes da 1ª
vinda de Jesus? Como será com Adão, Noé,
Enoque, Sete, Abraão, Moisés, Elias, Elizeu, Isaías, etc; todos esses não são
salvos? Esses não serão arrebatados? Esses todos são salvos, mas no arrebatamento,
vamos repetir para gravar bem: o arrebatamento é o encontro do noivo, que é
Jesus, com a noiva, que é a Igreja. Então, os salvos antes do dia de
Pentecostes, não tomarão parte do arrebatamento.
A
Igreja é mais importante que Israel?
Não;
se Israel faltar, o plano de Deus fica incompleto; se a Igreja faltar, o plano
de Deus também fica incompleto. Então, o que acontecerá com os salvos do V.T.? João
Batista é salvo? Ele pertence a Igreja? João Batista é salvo, mas não pertence à
Igreja, ele morreu antes de Jesus morrer e ressuscitar e bem antes do dia de
Pentecostes. Então, a que grupo de
salvos João Batista pertence? Ele é salvo do V.T., e pertence a Israel.
João
3:22-29 - . O povo estava
questionando João Batista ser ele o Cristo (o Messias) ou não.
• V.28; "não sou eu o Cristo..."
• V.29; quem
é você afinal? Esse era o questionamento do povo. João Batista fala: "aquele que tem a noiva é o noivo;
mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz
do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo". Como João se
classifica, de noiva ou amigo do noivo? Israel, é o amigo do noivo. Em festas
de casamentos, no meio de Israel, era muito importante o papel dos amigos do
noivo; eram eles que celebravam, que comemoravam o casamento, juntos e na
alegria.
João Batista estava colocando tudo no lugar e
falou assim: "eu não sou o Cristo,
eu fui enviado como precursor e eu também não sou a noiva, sou amigo do
noivo". Ele explicou tudo em poucas palavras. "Quem tem a noiva é o noivo, eu sou amigo do noivo; e o amigo do
noivo fica muito feliz quando ouve a voz do noivo e essa alegria eu tive, pois
ouvi a voz do noivo".
Lucas
5:33-34 - Os fariseus e escribas estavam questionando
Jesus: nós jejuamos, os seus discípulos não jejuam?
• V.34; Jesus
responde: podeis, porventura, fazer
jejuar os convidados às núpcias enquanto o noivo está com eles? Em outras
palavras: podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo
está presente? Israel, como nação, não é a noiva, é o amigo do noivo, é o
convidado para o casamento do noivo com a noiva. Veremos, no estudo de
Apocalipse, que o Milênio é chamado de
"Ceia das Bodas do Cordeiro", ou seja, a festa do casamento do
Cordeiro (Jesus) com sua noiva (a Igreja).
O que
acontecerá com os salvos do V.T.? No
arrebatamento Jesus vem encontrar a noiva nos ares, no dia do arrebatamento, só
a noiva sobe; e agora estamos vendo o que acontecerá com aqueles salvos do
V.T., os que morreram desde Adão até o dia de Pentecostes.
O último morto do
V.T., registrado na Bíblia, é o ladrão da cruz, aquele para quem Jesus falou:
ainda hoje estarás comigo no paraíso. Esse ladrão aceitou Jesus momentos antes
de morrer; ele pertence a Igreja? Não, claro que não; ele morreu antes da
Igreja ser fundada, ele faz parte do grupo chamado "amigos do noivo".
Então, desde Adão até aquele ladrão, todos os que creram em Deus e praticaram
como prova de FÉ as determinações de Deus, sacrificando animais e tudo mais,
quando eles serão ressuscitados?
Daniel
12:1-2
• V.1; " naquele tempo se
levantará Miguel ... que se levanta a favor dos filhos do seu povo ...", está falando para Israel. "Mas naquele tempo livrar-se-á o seu
povo ..."; livrar-se-á Israel do que? Final da Tribulação.
• V.2; "e muitos dos que dormem no pó da Terra
ressuscitarão..." Naquele tempo, o tempo do final da tribulação; está
tudo interligado, estão percebendo? "Naquele
tempo, muitos dos que dormem no pó da Terra ressuscitarão, uns para a vida
eterna e outros para vergonha e desprezo eterno".
Aí já está falando
até do juízo final no fim do Milênio. Estão entendendo? No final do período da
Igreja, os salvos desse período, ressuscitarão; depois vem a tribulação e, no
final, haverá a batalha do Armagedom.
É
nesta batalha que Israel será salvo; e "muitos
dos que dormem ... ressuscitarão". Portanto, todos os salvos do V.T. e
os salvos que morreram na tribulação, nesse dia, ressuscitarão com corpos
glorificados.
A Bíblia não especifica o exato momento;
sabemos que a sequência é: a Igreja sobe no arrebatamento, haverá o tribunal de
Cristo (bemá), depois haverá as bodas do Cordeiro (onde a Igreja estará
definitivamente com Jesus); aí então, os santos do V.T. e os santos da
tribulação, ressuscitarão e, todos juntos com a Igreja, voltam com Jesus em sua
2ª vinda à Terra.
Quando Jesus voltar a Terra para implantar o seu reino
milenar, ele vem com sua esposa, a Igreja, e juntos vêm também todos os santos
do V.T. e os que morreram salvos na tribulação.
Zacarias
14:5 - "então
virá o Senhor (Jesus) meu Deus, e todos os santos com ele". A Igreja, os salvos do V.T. e os que morreram
salvos na tribulação, todos ressuscitados em corpos glorificados.
A primeira
ressurreição - A primeira ressurreição é
também chamada de: - -Lucas 14:14; ressurreição dos justos - João 5:29; ressurreição da vida -
Hebreus
11:35; ressurreição superior, ou melhor
Divide-se em três fases
distintas. A primeira fase refere-se à ressurreição de Cristo e de muitos
santos do Antigo Testamento, identificados como as “primícias dos mortos” (I Co
15:20; Mt 27:52-53). Jesus e aqueles santos ressurretos são o primeiro
molho de trigo colhido (Lv 23:10-12; I Co 15:23). Jesus foi
o grão de trigo que caiu na terra, morreu, e produziu muito fruto (Jo
12:24). Isto é, aquele grupo de pessoas de Mt 27:52-53 foi a
primícia, o primeiro molho.
A segunda fase refere-se à ressurreição dos mortos
em Cristo na era neotestamentária, a qual se efetuará no chamamento especial
por ocasião do arrebatamento da Igreja (I Co 15:51-52; I Ts 4:14-17).
A
terceira fase da primeira ressurreição refere-se àqueles mortos no período da
Grande Tribulação, os quais são chamados de “mártires da Grande Tribulação”.
Refere-se ao restolho da ceifa, isto é, as respigas da colheita (Ap 6:9-11; Ap 7:9-17;
Ap 14:1-5; Ap 20: 4-5)
A ordem da primeira
ressurreição
- I Coríntios
15:20-24; Atos 26:22-23 - Cristo - Mateus 27:52-53 - A ressurreição dos
santos do Antigo Testamento (Mt 27:52-53) - I Tessalonicenses 4:13-18 - A
Igreja; no arrebatamento - Apocalipse 11:11-12 -As
duas testemunhas, durante a Tribulação -Isaías 26:19-21; Daniel 12:1-2; Apocalipse
20:4-6; Apocalipse 7:14 – A
ressurreição dos santos de Israel e dos santos da tribulação que dão testemunho
de Cristo e não adoram a besta.
Notem
que o cap.11 de Daniel, descreve o
final da Tribulação e então diz que "Miguel
se levantará ... e muitos ressuscitarão". Daniel
12:13 mostra a ressurreição pessoal de Daniel que será "ao fim dos dias"; que dias? O contexto deixa claro em Daniel 12:6-12, dias da Tribulação.
A segunda
ressurreição
Acontece no final de todas as coisas, após o período do Milênio na Terra,
quando haverá o Juízo Final do Grande Trono. É a ressurreição dos ímpios. Jesus
distinguiu a diferença entre as duas ressurreições (Jo 5: 28-29).
Os ímpios
ressuscitarão para uma “segunda morte”, Ap 21:8. Essa “segunda morte” não
significa aniquilamento, mas banimento da presença de Deus (II Ts 1:9). Esse
banimento implica que todos os ímpios serão lançados no Geena, chamado “Lago
de Fogo” (Mt 25:41,46), que arde continuamente com fogo inapagável – o
tormento eterno (Ap 14:10-11)
Apocalipse 20:5; A ressurreição dos salvos, é chamada de "primeira
ressurreição
Apocalipse 20:14; A ressurreição dos ímpios é
chamada de "segunda morte"
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
terça-feira, 4 de novembro de 2014
Aula 24 - Escola Bíblica - É possível consultar os mortos?
Em 1 Samuel 28 vemos narrado
o encontro do rei Saul com o espírito do já morto, Samuel, através de uma
médium em En-Dor. Essa passagem apoia confirma que há comunicação dos vivos com
os mortos?
Vamos fazer algumas considerações
sobre esse texto :
1 - Saul descumprindo uma lei que Deus havia dado em “Dt 18.
11-12: …nem
encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR…”. Pessoas
que faziam esse tipo de “comunicação” com mortos eram consideradas uma
abominação a Deus e consultá-las era afrontar a Deus. Isso mostra o quão longe
de Deus o rei Saul estava. E por causa dessa distância da vontade de Deus,
vemos que Deus não mais lhe respondia. “Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por
sonhos, nem por Urim, nem por profetas.” (1Sm 28. 6).
2- No final do texto (1 Sm 28) vemos que Saul foi procurar a
médium totalmente sensibilizado fisicamente e emocionalmente e, por isso, foi
presa ainda mais fácil da enganação. Observe que ele estava em um jejum
prolongado e totalmente mexido emocionalmente: “De súbito, caiu Saul estendido por
terra e foi tomado de grande medo por causa das palavras de
Samuel; e faltavam-lhe as forças,
porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite.” (1Sm 28.
20)
3- A tal médium já recebe de Saul a dica de com “quem” ele queria falar,
facilitando a enganação demoníaca: “Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me
subir Samuel.” (1Sm 28. 11).
4- A médium diz espantada a Saul que estava vendo a Samuel. Mas, na
verdade, fica mesmo muito assustada com a presença do rei Saul ali, pois ele
havia eliminado de Israel vários médiuns pouco tempo antes e estava disfarçado (1Sm 28. 3). “Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz;
e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.”
(1Sm 28. 12)
5- A médium diz que viu Samuel, mas Saul não viu nada, ficando totalmente
à mercê de qualquer enganação, seja da médium, seja de demônios. “Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês?”
(1Sm 28. 13).
6– A médium faz uma descrição óbvia da figura de Samuel (um ancião de capa),
lembrando que Samuel foi um juiz naquele lugar e era muito conhecido; e Saul
“entende” que é Samuel. Mais uma vez friso: Saul não via nada, apenas era
conduzido pela médium, sendo presa fácil. “Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião
e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se
com o rosto em terra e se prostrou.” (1Sm 28. 14). Observe
quão desequilibrado estava Saul, pois, apenas “entendendo” que era Samuel já se
prostrou com o rosto em terra.
7– A coisa piora a partir de agora. Considerando que fosse Samuel quem
falava pela médium, vemos que esse Samuel agia à parte de Deus, pois Deus havia
desaprovado a conduta de Saul e não lhe respondia, mas esse Samuel respondia. O
verdadeiro profeta Samuel sempre falava da parte de Deus e agora depois de
morto não falaria mais da parte de Deus? Teria Samuel resolvido por si próprio
falar a Saul sem o consentimento de Deus? O mundo espiritual estaria uma
bagunça que fugia do controle de Deus? O tal “Samuel” faz profecias erradas,
mostrando claramente que não vinha da parte de Deus e que, na verdade, era um
demônio (limitado na presciência e enganador). Ele revela que Saul e seus
filhos morreriam no dia seguinte, entregues nas mãos dos filisteus (v. 19). Isso não acontece. Muitos dias
se passam e Saul e [alguns] de seus filhos morrem em batalha [diferente do que
o tal "Samuel" tinha dito em 1
Sm 28. 19]
“Entretanto, os filisteus pelejaram contra
Israel, e, tendo os homens de Israel fugido de diante dos filisteus, caíram
feridos no monte Gilboa. Os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e
mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul.” (1Sm 31. 1-2).
Em 2 Sm 2.8 vemos que
Isbosete, filho de Saul, não morreu na batalha, sobreviveu a ela.“Abner, filho de Ner, capitão do exército de
Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim” (2Sm 2. 8). Assim,
a palavra do tal “Samuel” que a médium consultava estava errada.
8 – Profecias que não se cumprem apontam para falsos profetas. “Sabe que, quando esse profeta falar em nome
do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como
profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a
falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” (Dt 18. 22). Samuel,
em vida, era profeta verdadeiro de Deus. Após a sua morte viraria um falso
profeta? Não! Esse tal “Samuel” que a médium entrevistava não era Samuel! Era
um demônio disfarçado.
9 – A morte de Saul foi também conseqüência da consulta que fez a uma
médium, demonstrando a desaprovação de Deus. Se Deus realmente falasse por
intermédio da alma do já morto Samuel, por que Saul teria cometido pecado em
consultá-lo? “Assim, morreu
Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da
palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e
consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e
transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.” (1Cr 10. 13-14)
Conclusão: Não houve
conversa alguma com o verdadeiro profeta Samuel que já estava morto, pois isso
é uma impossibilidade mencionada claramente na Bíblia.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Aula 23 - Para onde iam os mortos salvos no Velho Testamento?
Vimos que a lei não salva ninguém, mas a fé que o indivíduo
exerce na provisão de Deus para solucionar a questão do pecado em sua vida,
essa fé sim é que o salva e o une novamente a Deus. Estudamos a provisão de
Deus no V.T. através do sacrifício de animais, onde o animal morria no lugar do
homem pecador, o animal era o substituto. Porém, vimos também que o sangue
daquele animal não tirava o pecado do homem, apenas cobria o homem, o livrava
da a ira de Deus, que é santo, e então o homem podia se relacionar com Deus.
Então, surge uma pergunta: para onde iam os santos do V.T.
quando morriam? Eles estavam salvos, pois creram na provisão de Deus para
aquela época, mas quando morriam, seus corpos eram enterrados e a alma e o
espírito não podiam ir para o céu, o sangue de Jesus não havia sido derramado
por seus pecados e no céu não entra pecado. Estudamos que sangue de bodes e
touros não removem pecados; então para onde iam quando morriam?
Até Jesus Cristo, os santos, os salvos do V.T. quando
morriam, iam para um lugar chamado Sheol
ou Hades. Sheol, no hebraico, é "nome
de um lugar", não tem tradução.
No N.T., em grego, a palavra é Hades. Não como tradução, mas didaticamente, podemos chamar de "o
lugar dos mortos".
Todos os homens,
antes de Jesus, quando morriam iam para o Hades. O Hades ou Sheol é um lugar no
centro da terra. A Bíblia diz: "iam para baixo". Então, a
pessoa morria, seu corpo era enterrado, e a alma e o espírito iam para o Hades.
O Hades é dividido em dois compartimentos, um chamado "paraíso ou seio de Abraão" e outro chamado de "lugar de tormentos". Entre
os dois compartimentos há um abismo. Quem morria crendo na provisão de Deus, ia
para o "paraíso ou seio de Abraão" e os que morriam não
crendo na provisão de Deus, iam para o "lugar de tormentos". O
"Tártaro", o mais profundo abismo, é o lugar onde estão aprisionados
anjos caídos que agiram em rebeldia extrema, veremos adiante.
• Lucas 16:19~31
• Muitas pessoas chamam essa passagem de parábola, mas não é
uma parábola, é uma história. Jesus contou a história de um homem chamado
Lázaro. Se fosse uma parábola, Jesus diria: "um certo homem mendigo",
mas aqui Ele disse: "um mendigo chamado Lázaro". Nas parábolas não
aparecem nomes próprios.
• V.19-22; não confundir que todo homem rico não é salvo e
que todo homem pobre é salvo; Jesus não está dizendo isso de forma alguma.
• V.22; "Veio a morrer o mendigo...", aqui começa
o nosso enfoque.
• V.23; "No Hades..."; outras traduções dizem
"No inferno...", e isso gera confusão.
A palavra inferno não é a
palavra Hades. Hades é o nome de um lugar. Inferno, na Bíblia, é o "lago
do fogo", chamado "tofet" no hebraico e "geena" no
grego. Inferno é o lago do fogo e enxofre preparado para Satanás e seus anjos
caídos, nunca o inferno foi preparado para os homens (Mateus 25:41).
• Não existe ninguém ainda no inferno, hoje o inferno está
absolutamente vazio. O anti-cristo e o falso profeta serão os primeiros a irem
para o lago do fogo, que é o lugar do estado eterno para os perdidos
(Apocalipse 19:20).
• O lugar de tormentos é como uma sala de espera para o
inferno; é duro falarmos assim, mas temos que aprender. V.23; "No Hades,
... estando em tormentos...", por isso esse compartimento é chamado de lugar
de tormentos, é para facilitar o estudo.
• "... viu ao longe Abraão..."; vemos o rico, que
está no lugar de tormentos, conversando com Abraão, que está no paraíso. Então,
eram lugares no mesmo local.
• "... No Hades estando em tormentos, levantou os
olhos...", precisou olhar para cima. Portanto, o lugar de tormentos ficava
mais abaixo que o paraíso.
. "... e viu ao longe Abraão e a Lázaro..."; vocês
acham que Lázaro e Abraão estavam no céu? Não, porque o Hades fica no centro da
terra, fica embaixo, não sabemos onde, mas sabemos que é na terra e embaixo (I
Samuel 2:6).
Efésios 4:9-10; diz que Jesus desceu as partes mais baixas
da terra, ao seio da terra. Então, no lugar de tormentos o rico consegue ver
Abraão e Lázaro, que foi levado para o seio de Abraão.
• V.24; "E clamando disse: pai Abraão, tem misericórdia
de mim..."; ele era descendente de sangue de Abraão. "...porque estou
atormentado nesta chama", já está atormentado.
• V.25; o que Jesus está ensinado aqui é que não é a nossa
posição social e bens que vão nos salvar.
• V.26; "... entre nós e vós está posto um grande
abismo...", aqui é Abraão falando.
• V.27; o que o rico estava querendo? "Olha pai Abraão,
manda Lázaro voltar a casa de meu pai, .V.28 porque tenho cinco irmãos".
Reparem a consciência, a total lembrança de tudo após a morte física.; Em
nenhuma vez esse rico disse: "eu estou aqui injustamente". Creio que
o grande tormento é passar desta vida física para a morte eterna e lembrar, lá
no Hades, de todas as oportunidades perdidas. Não é brincadeira, pois podemos
ver isso retratado nesse homem rico.
• V. 28; vejam a preocupação do rico com seus cinco irmãos
que ainda estão na terra; ele não está mais preocupado consigo mesmo. Depois
que a pessoa morre não há mais nada a fazer, caso houvesse ele estaria pedindo;
"manda rezar pela minha alma", "manda acender uma vela para
mim", "manda fazer isso ou aquilo". Não existe mais nada a
fazer.
Hebreus 9:27; aos homens está ordenado morrerem uma só
vez, vindo depois disso o juízo.
. Jó 7:9-10; aquele que desce à sepultura, nunca mais
tornará a subir; nunca mais tornará a sua casa.
• V.29; "Disse-lhe Abraão: Tem Moisés e os profetas;
ouçam-nos". Em outras palavras Abraão disse: leiam a Bíblia.
• V.30; morto nenhum jamais voltou e jamais vai voltar. Todo
morto que aparece nas seções espíritas, ou seja lá onde for, são demônios
familiares. São demônios destacados que acompanham a pessoa o tempo todo, sabem
até imitar a voz da pessoa e os assuntos que a envolve. Este homem estava
pedindo para que Lázaro voltasse e Abraão vai deixar muito claro que só há uma
maneira de voltar, é ressuscitando.
• V.31; "... ainda que ressuscite alguém dentre os
mortos."
• Jesus explica muitas coisas nesta história:
1º) Para um morto voltar a terra, somente ressuscitando.
Abraão foi bem claro.
2º) Após a morte não há mais nada a fazer pela alma das
pessoas.
3º) Há total consciência da pessoa após a morte; quem é,
onde está, reconhece os outros, etc.
4º) A pessoa aceita o lugar onde está, pois nessa história
não houve reclamação do homem rico, ele somente pediu para mandar Lázaro voltar
e avisar seus, e não irem para aquele lugar
que ele estava. Lá acaba toda ilusão, toda mentira, toda
névoa, todo sofisma; lá toda a verdade aparece. Ele sabia; "mande que meus
irmãos encontrem o caminho para não virem para cá".
• Entenderam? Que passagem mais esclarecedora, quantos
ensinamentos. Então, as pessoas morriam e iam para o Hades, para o "seio
de Abraão -paraíso" ou para o "lugar de tormentos".
• Quando Jesus morreu, morreu primeiro a morte espiritual e
depois a morte física e desceu aos "infernos". O credo católico diz:
"desceu a mansão dos mortos". A palavra é mesmo o Hades; muitos
falam: "desceu ao Hades".
Efésios 4:7-10
• V.8; "subindo ao alto...", quem? Cristo.
• V.9; "...desceu as partes mais baixas da terra?"
• V.10; "Aquele que desceu é também o mesmo que
subiu..." Então Jesus desceu ao Hades. Veremos que Jesus desceu também ao
"tártaro", onde proclamou Sua vitória aos espíritos em prisões.
. I Pedro 3:18-20; pregou aos espíritos em prisão; onde? no
tártaro, o mais profundo abismo.
. II Pedro 2:4; inferno, aqui a palavra é
"tártaros".
. Judas 6; anjos reservados em prisões eternas; guardados
para o juízo do grande dia, quando então irão para o lago do fogo.
. Portanto, Jesus foi também ao "tártaro", o mais
profundo abismo. Lá Jesus pregou o evangelho aos espíritos em prisões; o mais
correto e falar que Jesus "proclamou" o evangelho aos espíritos em
prisões. A palavra no grego "pregar o evangelho" é diferente de
"proclamar", aqui é mais no sentido de proclamação. Jesus faz uma proclamação aos espíritos em prisão, no tártaro (local que
não se refere aos que estão no "seio de Abraão", nem aos que estão no
"lugar de tormentos"), local onde estão anjos aprisionados; anjos são
espíritos.
A Bíblia nunca usa a palavra espírito sozinha para designar homens;
para homens é comum a palavra alma. "Aos espíritos em prisão",
refere-se a anjos; aos quais Jesus proclamou Sua vitória. Vemos então, que
nenhum ser no universo desconhece esse fato.
• Em seguida Jesus pegou todos os que estavam no Hades, no
lugar do seio de Abraão paraíso e disse: "Agora Eu substitui o sangue dos
animais que cobriam seus pecados diante do Pai; o Meu sangue já foi derramado e
vocês estão lavados". Jesus substitui o sangue da expiação, o sangue dos
animais, pelo Seu próprio sangue, para as pessoas que estavam aguardando, para
as pessoas que creram na provisão de Deus no V.T. Então, Jesus os leva para o
3º céu, lugar da habitação de Deus, onde hoje é chamado de "paraíso",
e fecha o "seio de Abraão".
• Mateus 16:18; e as portas do Hades não prevalecerão contra
a igreja.
• A palavra correta aqui também é Hades e não inferno. Jesus
está dizendo: "ninguém da igreja virá para cá". Agora que o sangue de
Jesus já foi derramado, todos os que morrem lavados nesse sangue, que morrem
fisicamente, a alma e o espírito vão para o céu diretamente ao encontro do
Senhor.
• Paulo diz: "eu prefiro deixar este corpo e estar com
Cristo". Onde está Cristo? A direita de Deus Pai, portanto no céu.
• O "seio de Abraão" no Hades está fechado, as
pessoas da igreja que morrem não vão para lá. Cada um da igreja que adormece
(este é o termo a que a Bíblia usa para os que morrem salvos, (I Coríntios11:30)
está lavado pelo sangue de Cristo, fecha os olhos na terra e vai imediatamente
para o encontro com o seu Salvador no céu. A Bíblia diz que o corpo adormece,
pois no arrebatamento aquele corpo vai ser restaurado e vai subir para o céu.
• Lucas 23:39-43
• O ladrão que creu em Jesus na cruz, quando morreu, teve
uma experiência singular,. ele foi para o Hades, para o "seio de Abraão
-paraíso" V.43. Vimos em Efésios 4:10 que Jesus desceu e aqui Jesus falou
para o ladrão: "hoje estarás comigo no paraíso". Por isso aquele
lugar no Hades é também chamado de paraíso. Mas hoje, onde está o paraíso? No 3º céu.
Efésios 4:8; "subindo ao alto, levou cativo o
cativeiro".
II Coríntios 12:2-4; paraíso é sinônimo de 3º céu.
Quando Paulo foi arrebatado ao 3º céu, ele fala ora 3º céu
ora paraíso. (já estudamos que existe o 1º céu -o azul que vemos, o 2º céu -a
estratosfera e o 3º céu -o céu dos céus, o lugar da habitação de Deus)
Então o paraíso foi levado para o 3º céu. Jesus falou:
"hoje estarás comigo no paraíso" e a Bíblia diz que Jesus desceu ao
seio da terra, as partes inferiores da terra. Depois Paulo fala que "fui
ao 3º céu, fui ao paraíso".
O paraíso é o conjunto dos salvos do V.T. que
agora podiam subir ao céu, pois Jesus derramou o Seu sangue; substituiu o
sangue dos bodes e dos touros. Jesus levou-os para cima e hoje toda pessoa que
morre crendo em Jesus, os que adormecem em Cristo, imediatamente sua alma e
espírito, vão para o céu, vão para o paraíso.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Aula 22 - Escola Bíblica
Dez razões porque a Lei foi dada:
1ª)
Revelar a santidade de Deus -Os
israelitas, vindo do paganismo egípcio, precisavam conhecer a santidade de Deus
e o caráter de Deus. Quem olhasse para a lei falava: "para estar com Deus, tenho
que ser assim, porque Deus é assim". A lei dizia: "sede
santos porque Eu, Jeová, sou santo". A lei revela a santidade de
Deus.
2ª)
Expor a pecaminosidade do homem e incapacidade de cumpri-la - O homem olhava para a lei e deveria dizer: "eu
jamais vou conseguir cumpri-la".
3ª)
Revelar o tipo de vida, o padrão de santidade, que Deus requeria das pessoas
que tinham comunhão com Ele - Israel
tinha sido redimido. E depois, qual o tipo de vida que o Redentor requer? Salmos 24:3-5
4ª) A
lei era o aio para conduzir ao Messias, Cristo - A lei serviu para supervisionar o desenvolvimento
físico, mental e espiritual dos israelitas, até que chegassem a maturidade no
Senhor. A lei conduzia a criança até sua maioridade que viria na plenitude dos
tempos, quando Jesus viesse e vindicasse a lei, quando tirasse a lei como
controlador da vida. Portanto, serviu de aio até Cristo.
5ª)
Era o princípio unificador que fez possível o estabelecimento da nação - Voluntariamente a nação se submeteu a este
princípio.
-
Êxodos 19:5-8: O povo aceitou
livremente
- Deuteronômio
5:27; idem.
- Deuteronômio
5:28-29: Deus sabia da futura infidelidade de Israel.
- Deuteronômio
4:8: que nação há que tem a lei com
Israel? A lei deixava Israel diferente das demais nações; fazia parte do
testemunho que Israel é perante as demais nações. Então, a lei era o princípio
unificador que diferenciava Israel das demais nações.
6ª)
Separar Israel das outras nações - Para
que se tornasse uma nação de sacerdotes, nação santa e "luz do mundo".
( Êxodos 19:5-6). Israel foi criada
para ser nação sacerdotal, isto é, uma nação que intermediasse entre Deus e as
demais nações. Deus criou uma nação para abençoar as outras nações que O haviam
rejeitado. Testemunho e sacerdócio, luz do mundo!
7ª) A
lei foi dada a um povo redimido e para que houvesse provisão para perdão de
pecados e restauração da comunhão com Deus -A
nação era preservada perante Deus através da oferta anual do sangue de expiação
e os indivíduos da nação eram restaurados e recebiam perdão por pecados
específicos, através das ofertas que Deus providenciou. (Levítico 1 a 7). Nação redimida (ou indivíduo redimido), é aquela
nação (ou indivíduo) que possui a provisão de Deus para perdão dos pecados.
Através da lei vinha o conhecimento do pecado, mas para cada pecado, na própria
lei, Deus dava provisão de acerto com Ele. Fazia parte da lei, todas as ofertas
por pecados.
8ª)
Providenciar a adoração para um povo redimido .( Levítico 23) - Fala do
ciclo anual das festas de adoração a Deus. Estas festas dirigiam Israel para o passado (lembrar-se
da libertação do Egito) e para o futuro (Fé na redenção futura prometida).
Quando saíram do Egito, devem ter pensado: como vamos adorar a Deus? Então,
Deus determina um ciclo de festas de adoração, as quais eram profecias do
programa do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Naquelas
sete festas anuais, está profetizado o programa de Jesus Cristo como o Cordeiro
de Deus. Estas festas são básicas para entendermos, em profecia, o que Deus ia
fazer para salvação do homem.
9ª)
Era um teste para provar a fé das pessoas - Embora
a nação como um todo tivesse entrado na terra prometida, nem todos criam
pessoalmente em Deus. A lei revelava se a pessoa estava ou não corretamente
relacionada com Deus. Era a FÉ que a pessoa tinha em Deus, que a fazia submissa
e obediente à lei.
10ª) A
lei foi dada para revelar Jesus Cristo - O
N.T. deixa bem claro: a lei foi dada para preparar a nação para receber seu Rei
e Redentor, O Messias.
Observando estas dez razões para a lei ser
dada, notamos que há algo na lei que é revelador
e algo que é regulador.
Revelador: da santidade de Deus; da pecaminosidade do homem;
do padrão de santidade que Deus requer; da pessoa e obra de Jesus Cristo.
Aspecto revelador da lei que é PERMANENTE.
Regulador: pois regulava a vida e adoração dos israelitas.
Aspecto regulador da lei que é TEMPORÁRIO.
- I Timóteo 1:8: Usar a lei hoje, legitimamente, é usar o seu
aspecto revelador.
- Romanos
10:4: O aspecto regulador foi
só até Jesus Cristo.
A lei deixou bem claro que pecado é pecado (Gálatas 3:22), e que sem sangue não há
remissão de pecados ( Hebreus 9:22). Para
cada transgressão da lei, havia a provisão de sacrificar um animal e oferecer o
sangue como expiação.
-
Tiago 2:10 - Ao todo haviam 613
leis, estatutos e mandamentos. Para estar no padrão de santidade de Deus, era
necessário que nenhum mandamento fosse quebrado.
- Hebreus
10:4 X I João 1:7 - Os sacrifícios de animais não lavavam os
pecados como só o sangue de Jesus o faz, os sacrifícios cobriam (Kippur) os
pecados. As pessoas que sacrificavam, demonstravam sua fé na provisão de Deus.
Era na base da fé que os pecados eram cobertos, até Cristo vir e removê-los
definitivamente.
- Hebreus
10:1-10 - A lei é a sombra do
sacrifício de Jesus.
- Gálatas 5:1- A lei era um jugo de escravidão, pois nela não
havia liberdade nem poder para obedecer.
- Romanos
7:12 - Mas a lei é chamada
de "boa, santa e justa", pois revela o padrão da santidade de Deus.
Estudamos as razões para a lei ser dada ao povo de Israel no
plano de Deus e uma das razões era a de revelar Jesus Cristo como o Messias e
Sua obra. Toda a lei está impregnada da obra salvadora de Jesus. O livro de
Levítico mostra as ofertas pelas transgressões e cada uma delas tipificava um
aspecto do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário; o pão moído, os
holocaustos, a oferta pela culpa, tudo falava de Jesus e que, através de Seu
sacrifício, Deus perdoaria todos os nossos pecados.
• Vimos também e identificamos que na lei há um aspecto
revelador, que é eterno, o qual é útil para nosso ensino e conhecimento de
Deus.
. Romanos 10:4;
Jesus é o fim da lei.
. Mateus 5:17;
Jesus diz que não veio para destruir a lei e sim para cumpri-la.
• Analisando essas passagens poderíamos ter dúvidas sobre
como usar a lei hoje. Quando Jesus veio, Ele disse: "Eu não vim para
destruir a lei, mas vim para cumpri-la". A lei estava toda quebrada e os
homens não morriam como a lei dizia, porque haviam os substitutos, os animais.
Mas, diante de Deus, a lei estava quebrada. Jesus vem, cumpre integralmente a
lei, cumpre em todos os pontos, e quando Jesus subiu na cruz, estava morrendo
no lugar dos transgressores da lei. Então, a lei podia ser retirada para Deus
começar uma nova fase em Seu plano. Porém, o aspecto revelador da lei, p. ex.,
aspecto que revela a santidade de Deus, a pecaminosidade do homem, a obra de
Jesus na cruz, a perfeição de Deus, todo o aspecto revelador da lei, pode
passar? Não, porque a lei é um retrato de Deus; e como deixaríamos de lado esse
retrato? Continuo vendo Deus na lei, continuo vendo meu pecado na lei. Então o
que a lei revela é para sempre.
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