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terça-feira, 18 de novembro de 2014

Aula 25 - Escola Bíblica - Quem ressuscitará no arrebatamento da igreja?


Quem tomará parte do arrebatamento? 
Os salvos; de que período? Os salvos do período da Igreja. Quem são os salvos no período da igreja? Todos que verdadeiramente nasceram de novo, os que fazem parte do Corpo de Cristo, independentemente de seu "estágio" de santificação.
Sabemos que o Espírito Santo é o nosso selo, nosso penhor, nossa garantia; o Espírito Santo é a "marca" de Deus naqueles que verdadeiramente nasceram de novo e fazem parte do Corpo de Cristo, a Igreja. Portanto, todos esses, que tem a garantia, o selo, o penhor, serão arrebatados no dia de nosso Senhor Jesus Cristo; todos esses compõe o Corpo de Cristo, a noiva do Cordeiro e no dia do arrebatamento, o noivo vem buscar sua noiva, então quem é parte da "noiva" irá ao encontro do noivo.
Quando começou a Igreja? No dia de Pentecostes, 50 dias após a ressurreição de Jesus. Quando vai terminar o período da Igreja aqui na Terra? No dia do arrebatamento. Portanto, os salvos entre o dia de Pentecostes e o dia do arrebatamento, tomarão parte do arrebatamento.

E os salvos do V.T., aqueles que foram salvos de Israel e das nações, antes da 1ª vinda de Jesus? Como será com Adão, Noé, Enoque, Sete, Abraão, Moisés, Elias, Elizeu, Isaías, etc; todos esses não são salvos? Esses não serão arrebatados? Esses todos são salvos, mas no arrebatamento, vamos repetir para gravar bem: o arrebatamento é o encontro do noivo, que é Jesus, com a noiva, que é a Igreja. Então, os salvos antes do dia de Pentecostes, não tomarão parte do arrebatamento.

A Igreja é mais importante que Israel? 
Não; se Israel faltar, o plano de Deus fica incompleto; se a Igreja faltar, o plano de Deus também fica incompleto. Então, o que acontecerá com os salvos do V.T.?   João Batista é salvo? Ele pertence a Igreja? João Batista é salvo, mas não pertence à Igreja, ele morreu antes de Jesus morrer e ressuscitar e bem antes do dia de Pentecostes.  Então, a que grupo de salvos João Batista pertence? Ele é salvo do V.T., e pertence a Israel.

João 3:22-29 - . O povo estava questionando João Batista ser ele o Cristo (o Messias) ou não.
• V.28; "não sou eu o Cristo..."
• V.29; quem é você afinal? Esse era o questionamento do povo. João Batista fala: "aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo". Como João se classifica, de noiva ou amigo do noivo? Israel, é o amigo do noivo. Em festas de casamentos, no meio de Israel, era muito importante o papel dos amigos do noivo; eram eles que celebravam, que comemoravam o casamento, juntos e na alegria.
João Batista estava colocando tudo no lugar e falou assim: "eu não sou o Cristo, eu fui enviado como precursor e eu também não sou a noiva, sou amigo do noivo". Ele explicou tudo em poucas palavras. "Quem tem a noiva é o noivo, eu sou amigo do noivo; e o amigo do noivo fica muito feliz quando ouve a voz do noivo e essa alegria eu tive, pois ouvi a voz do noivo".

Lucas 5:33-34 -  Os fariseus e escribas estavam questionando Jesus: nós jejuamos, os seus discípulos não jejuam?
• V.34; Jesus responde: podeis, porventura, fazer jejuar os convidados às núpcias enquanto o noivo está com eles? Em outras palavras: podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está presente? Israel, como nação, não é a noiva, é o amigo do noivo, é o convidado para o casamento do noivo com a noiva. Veremos, no estudo de Apocalipse, que o Milênio é chamado de "Ceia das Bodas do Cordeiro", ou seja, a festa do casamento do Cordeiro (Jesus) com sua noiva (a Igreja).

O que acontecerá com os salvos do V.T.? No arrebatamento Jesus vem encontrar a noiva nos ares, no dia do arrebatamento, só a noiva sobe; e agora estamos vendo o que acontecerá com aqueles salvos do V.T., os que morreram desde Adão até o dia de Pentecostes. 
O último morto do V.T., registrado na Bíblia, é o ladrão da cruz, aquele para quem Jesus falou: ainda hoje estarás comigo no paraíso. Esse ladrão aceitou Jesus momentos antes de morrer; ele pertence a Igreja? Não, claro que não; ele morreu antes da Igreja ser fundada, ele faz parte do grupo chamado "amigos do noivo". 
Então, desde Adão até aquele ladrão, todos os que creram em Deus e praticaram como prova de FÉ as determinações de Deus, sacrificando animais e tudo mais, quando eles serão ressuscitados?

Daniel 12:1-2
• V.1; " naquele tempo se levantará Miguel ... que se levanta a favor dos filhos do seu povo ...", está falando para Israel.   "Mas naquele tempo livrar-se-á o seu povo ..."; livrar-se-á Israel do que? Final da Tribulação.
• V.2; "e muitos dos que dormem no pó da Terra ressuscitarão..." Naquele tempo, o tempo do final da tribulação; está tudo interligado, estão percebendo? "Naquele tempo, muitos dos que dormem no pó da Terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno". 
Aí já está falando até do juízo final no fim do Milênio. Estão entendendo? No final do período da Igreja, os salvos desse período, ressuscitarão; depois vem a tribulação e, no final, haverá a batalha do Armagedom.  
É nesta batalha que Israel será salvo; e "muitos dos que dormem ... ressuscitarão". Portanto, todos os salvos do V.T. e os salvos que morreram na tribulação, nesse dia, ressuscitarão com corpos glorificados.

A Bíblia não especifica o exato momento; sabemos que a sequência é: a Igreja sobe no arrebatamento, haverá o tribunal de Cristo (bemá), depois haverá as bodas do Cordeiro (onde a Igreja estará definitivamente com Jesus); aí então, os santos do V.T. e os santos da tribulação, ressuscitarão e, todos juntos com a Igreja, voltam com Jesus em sua 2ª vinda à Terra. 
Quando Jesus voltar a Terra para implantar o seu reino milenar, ele vem com sua esposa, a Igreja, e juntos vêm também todos os santos do V.T. e os que morreram salvos na tribulação.

Zacarias 14:5 - "então virá o Senhor (Jesus) meu Deus, e todos os santos com ele". A Igreja, os salvos do V.T. e os que morreram salvos na tribulação, todos ressuscitados em corpos glorificados.

A primeira ressurreição   - A primeira ressurreição é também chamada de:                                       - -Lucas 14:14; ressurreição dos justos                                                                                                    -  João 5:29; ressurreição da vida                                                                                                             - Hebreus 11:35; ressurreição superior, ou melhor

Divide-se em três fases distintas. A primeira fase refere-se à ressurreição de Cristo e de muitos santos do Antigo Testamento, identificados como as “primícias dos mortos” (I Co 15:20; Mt 27:52-53). Jesus e aqueles santos ressurretos são o primeiro molho de trigo colhido (Lv 23:10-12; I Co 15:23). Jesus foi o grão de trigo que caiu na terra, morreu, e produziu muito fruto (Jo 12:24). Isto é, aquele grupo de pessoas de Mt 27:52-53 foi a primícia, o primeiro molho. 
A segunda fase refere-se à ressurreição dos mortos em Cristo na era neotestamentária, a qual se efetuará no chamamento especial por ocasião do arrebatamento da Igreja (I Co 15:51-52; I Ts 4:14-17).
A terceira fase da primeira ressurreição refere-se àqueles mortos no período da Grande Tribulação, os quais são chamados de “mártires da Grande Tribulação”. Refere-se ao restolho da ceifa, isto é, as respigas da colheita (Ap 6:9-11; Ap 7:9-17; Ap 14:1-5; Ap 20: 4-5)

A ordem da primeira ressurreição
- I Coríntios 15:20-24; Atos 26:22-23 - Cristo                                                                                       - Mateus 27:52-53 - A ressurreição dos santos do Antigo Testamento (Mt 27:52-53)                           - I Tessalonicenses 4:13-18 - A Igreja; no arrebatamento                                                                       - Apocalipse 11:11-12 -As duas testemunhas, durante a Tribulação                                                        -Isaías 26:19-21; Daniel 12:1-2Apocalipse 20:4-6; Apocalipse 7:14 A ressurreição dos santos de Israel e dos santos da tribulação que dão testemunho de Cristo e não adoram a besta.  
Notem que o cap.11 de Daniel, descreve o final da Tribulação e então diz que "Miguel se levantará ... e muitos ressuscitarão".  Daniel 12:13 mostra a ressurreição pessoal de Daniel que será "ao fim dos dias"; que dias? O contexto deixa claro em Daniel 12:6-12, dias da Tribulação.
                        
A segunda ressurreição
Acontece no final de todas as coisas, após o período do Milênio na Terra, quando haverá o Juízo Final do Grande Trono. É a ressurreição dos ímpios. Jesus distinguiu a diferença entre as duas ressurreições (Jo 5: 28-29). 
Os ímpios ressuscitarão para uma “segunda morte”, Ap 21:8. Essa “segunda morte” não significa aniquilamento, mas banimento da presença de Deus (II Ts 1:9). Esse banimento implica que todos os ímpios serão lançados no Geena, chamado “Lago de Fogo” (Mt 25:41,46), que arde continuamente com fogo inapagável – o tormento eterno (Ap 14:10-11)

Apocalipse 20:5; A ressurreição dos salvos, é chamada de "primeira ressurreição

Apocalipse 20:14; A ressurreição dos ímpios é chamada de "segunda morte" 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Aula 24 - Escola Bíblica - É possível consultar os mortos?

Em 1 Samuel 28 vemos narrado o encontro do rei Saul com o espírito do já morto, Samuel, através de uma médium em En-Dor. Essa passagem apoia confirma que há comunicação dos vivos com os mortos?
Vamos fazer  algumas considerações sobre esse texto :

1 - Saul descumprindo uma lei que Deus havia dado em “Dt 18. 11-12: …nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR…”. Pessoas que faziam esse tipo de “comunicação” com mortos eram consideradas uma abominação a Deus e consultá-las era afrontar a Deus. Isso mostra o quão longe de Deus o rei Saul estava. E por causa dessa distância da vontade de Deus, vemos que Deus não mais lhe respondia. “Consultou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.” (1Sm 28. 6).

2-  No final do texto (1 Sm 28) vemos que Saul foi procurar a médium totalmente sensibilizado fisicamente e emocionalmente e, por isso, foi presa ainda mais fácil da enganação. Observe que ele estava em um jejum prolongado e totalmente mexido emocionalmente: De súbito, caiu Saul estendido por terra e foi tomado de grande medo por causa das palavras de Samuel; e  faltavam-lhe as forças, porque não comera pão todo aquele dia e toda aquela noite.” (1Sm 28. 20)

3- A tal médium já recebe de Saul a dica de com “quem” ele queria falar, facilitando a enganação demoníaca: “Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.” (1Sm 28. 11).

4- A médium diz espantada a Saul que estava vendo a Samuel. Mas, na verdade, fica mesmo muito assustada com a presença do rei Saul ali, pois ele havia eliminado de Israel vários médiuns pouco tempo antes e estava disfarçado (1Sm 28. 3). “Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.” (1Sm 28. 12)

5- A médium diz que viu Samuel, mas Saul não viu nada, ficando totalmente à mercê de qualquer enganação, seja da médium, seja de demônios. “Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês?” (1Sm 28. 13).

6– A médium faz uma descrição óbvia da figura de Samuel (um ancião de capa), lembrando que Samuel foi um juiz naquele lugar e era muito conhecido; e Saul “entende” que é Samuel. Mais uma vez friso: Saul não via nada, apenas era conduzido pela médium, sendo presa fácil. “Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.” (1Sm 28. 14). Observe quão desequilibrado estava Saul, pois, apenas “entendendo” que era Samuel já se prostrou com o rosto em terra.

7– A coisa piora a partir de agora. Considerando que fosse Samuel quem falava pela médium, vemos que esse Samuel agia à parte de Deus, pois Deus havia desaprovado a conduta de Saul e não lhe respondia, mas esse Samuel respondia. O verdadeiro profeta Samuel sempre falava da parte de Deus e agora depois de morto não falaria mais da parte de Deus? Teria Samuel resolvido por si próprio falar a Saul sem o consentimento de Deus? O mundo espiritual estaria uma bagunça que fugia do controle de Deus?   O tal “Samuel” faz profecias erradas, mostrando claramente que não vinha da parte de Deus e que, na verdade, era um demônio (limitado na presciência e enganador). Ele revela que Saul e seus filhos morreriam no dia seguinte, entregues nas mãos dos filisteus (v. 19). Isso não acontece. Muitos dias se passam e Saul e [alguns] de seus filhos morrem em batalha [diferente do que o tal "Samuel" tinha dito em 1 Sm 28. 19]
“Entretanto, os filisteus pelejaram contra Israel, e, tendo os homens de Israel fugido de diante dos filisteus, caíram feridos no monte Gilboa. Os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul.” (1Sm 31. 1-2). 
Em 2 Sm 2.8 vemos que Isbosete, filho de Saul, não morreu na batalha, sobreviveu a ela.“Abner, filho de Ner, capitão do exército de Saul, tomou a Isbosete, filho de Saul, e o fez passar a Maanaim” (2Sm 2. 8). Assim, a palavra do tal “Samuel” que a médium consultava estava errada.

8 – Profecias que não se cumprem apontam para falsos profetas. “Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” (Dt 18. 22). Samuel, em vida, era profeta verdadeiro de Deus. Após a sua morte viraria um falso profeta? Não! Esse tal “Samuel” que a médium entrevistava não era Samuel! Era um demônio disfarçado.

9 – A morte de Saul foi também conseqüência da consulta que fez a uma médium, demonstrando a desaprovação de Deus. Se Deus realmente falasse por intermédio da alma do já morto Samuel, por que Saul teria cometido pecado em consultá-lo? “Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.” (1Cr 10. 13-14)


Conclusão: Não houve conversa alguma com o verdadeiro profeta Samuel que já estava morto, pois isso é uma impossibilidade mencionada claramente na Bíblia.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Aula 23 - Para onde iam os mortos salvos no Velho Testamento?

Vimos que a lei não salva ninguém, mas a fé que o indivíduo exerce na provisão de Deus para solucionar a questão do pecado em sua vida, essa fé sim é que o salva e o une novamente a Deus. Estudamos a provisão de Deus no V.T. através do sacrifício de animais, onde o animal morria no lugar do homem pecador, o animal era o substituto. Porém, vimos também que o sangue daquele animal não tirava o pecado do homem, apenas cobria o homem, o livrava da a ira de Deus, que é santo, e então o homem podia se relacionar com Deus.
Então, surge uma pergunta: para onde iam os santos do V.T. quando morriam? Eles estavam salvos, pois creram na provisão de Deus para aquela época, mas quando morriam, seus corpos eram enterrados e a alma e o espírito não podiam ir para o céu, o sangue de Jesus não havia sido derramado por seus pecados e no céu não entra pecado. Estudamos que sangue de bodes e touros não removem pecados; então para onde iam quando morriam?

Até Jesus Cristo, os santos, os salvos do V.T. quando morriam, iam para um lugar chamado Sheol ou Hades. Sheol, no hebraico, é "nome de um lugar", não tem tradução.
No N.T., em grego, a palavra é Hades. Não como tradução, mas didaticamente, podemos chamar de "o lugar dos mortos".

 Todos os homens, antes de Jesus, quando morriam iam para o Hades. O Hades ou Sheol é um lugar no centro da terra. A Bíblia diz: "iam para baixo". Então, a pessoa morria, seu corpo era enterrado, e a alma e o espírito iam para o Hades. O Hades é dividido em dois compartimentos, um chamado "paraíso ou seio de Abraão" e outro chamado de "lugar de tormentos". Entre os dois compartimentos há um abismo. Quem morria crendo na provisão de Deus, ia para o "paraíso ou seio de Abraão" e os que morriam não crendo na provisão de Deus, iam para o "lugar de tormentos". O "Tártaro", o mais profundo abismo, é o lugar onde estão aprisionados anjos caídos que agiram em rebeldia extrema, veremos adiante.
• Lucas 16:19~31
• Muitas pessoas chamam essa passagem de parábola, mas não é uma parábola, é uma história. Jesus contou a história de um homem chamado Lázaro. Se fosse uma parábola, Jesus diria: "um certo homem mendigo", mas aqui Ele disse: "um mendigo chamado Lázaro". Nas parábolas não aparecem nomes próprios.

• V.19-22; não confundir que todo homem rico não é salvo e que todo homem pobre é salvo; Jesus não está dizendo isso de forma alguma.
• V.22; "Veio a morrer o mendigo...", aqui começa o nosso enfoque.
• V.23; "No Hades..."; outras traduções dizem "No inferno...", e isso gera confusão. 

A palavra inferno não é a palavra Hades. Hades é o nome de um lugar. Inferno, na Bíblia, é o "lago do fogo", chamado "tofet" no hebraico e "geena" no grego. Inferno é o lago do fogo e enxofre preparado para Satanás e seus anjos caídos, nunca o inferno foi preparado para os homens (Mateus 25:41).
• Não existe ninguém ainda no inferno, hoje o inferno está absolutamente vazio. O anti-cristo e o falso profeta serão os primeiros a irem para o lago do fogo, que é o lugar do estado eterno para os perdidos (Apocalipse 19:20).
• O lugar de tormentos é como uma sala de espera para o inferno; é duro falarmos assim, mas temos que aprender. V.23; "No Hades, ... estando em tormentos...", por isso esse compartimento é chamado de lugar de tormentos, é para facilitar o estudo.

• "... viu ao longe Abraão..."; vemos o rico, que está no lugar de tormentos, conversando com Abraão, que está no paraíso. Então, eram lugares no mesmo local.

• "... No Hades estando em tormentos, levantou os olhos...", precisou olhar para cima. Portanto, o lugar de tormentos ficava mais abaixo que o paraíso.

. "... e viu ao longe Abraão e a Lázaro..."; vocês acham que Lázaro e Abraão estavam no céu? Não, porque o Hades fica no centro da terra, fica embaixo, não sabemos onde, mas sabemos que é na terra e embaixo (I Samuel 2:6).

Efésios 4:9-10; diz que Jesus desceu as partes mais baixas da terra, ao seio da terra. Então, no lugar de tormentos o rico consegue ver Abraão e Lázaro, que foi levado para o seio de Abraão. 
• V.24; "E clamando disse: pai Abraão, tem misericórdia de mim..."; ele era descendente de sangue de Abraão. "...porque estou atormentado nesta chama", já está atormentado.
• V.25; o que Jesus está ensinado aqui é que não é a nossa posição social e bens que vão nos salvar.
• V.26; "... entre nós e vós está posto um grande abismo...", aqui é Abraão falando.
• V.27; o que o rico estava querendo? "Olha pai Abraão, manda Lázaro voltar a casa de meu pai, .V.28 porque tenho cinco irmãos". Reparem a consciência, a total lembrança de tudo após a morte física.; Em nenhuma vez esse rico disse: "eu estou aqui injustamente". Creio que o grande tormento é passar desta vida física para a morte eterna e lembrar, lá no Hades, de todas as oportunidades perdidas. Não é brincadeira, pois podemos ver isso retratado nesse homem rico.
• V. 28; vejam a preocupação do rico com seus cinco irmãos que ainda estão na terra; ele não está mais preocupado consigo mesmo. Depois que a pessoa morre não há mais nada a fazer, caso houvesse ele estaria pedindo; "manda rezar pela minha alma", "manda acender uma vela para mim", "manda fazer isso ou aquilo". Não existe mais nada a fazer.

 Hebreus 9:27; aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo.
. Jó 7:9-10; aquele que desce à sepultura, nunca mais tornará a subir; nunca mais tornará a sua casa.

• V.29; "Disse-lhe Abraão: Tem Moisés e os profetas; ouçam-nos". Em outras palavras Abraão disse: leiam a Bíblia.
• V.30; morto nenhum jamais voltou e jamais vai voltar. Todo morto que aparece nas seções espíritas, ou seja lá onde for, são demônios familiares. São demônios destacados que acompanham a pessoa o tempo todo, sabem até imitar a voz da pessoa e os assuntos que a envolve. Este homem estava pedindo para que Lázaro voltasse e Abraão vai deixar muito claro que só há uma maneira de voltar, é ressuscitando.
• V.31; "... ainda que ressuscite alguém dentre os mortos."
• Jesus explica muitas coisas nesta história:
1º) Para um morto voltar a terra, somente ressuscitando. Abraão foi bem claro.
2º) Após a morte não há mais nada a fazer pela alma das pessoas.
3º) Há total consciência da pessoa após a morte; quem é, onde está, reconhece os outros, etc.
4º) A pessoa aceita o lugar onde está, pois nessa história não houve reclamação do homem rico, ele somente pediu para mandar Lázaro voltar e avisar seus, e não irem para aquele lugar
que ele estava. Lá acaba toda ilusão, toda mentira, toda névoa, todo sofisma; lá toda a verdade aparece. Ele sabia; "mande que meus irmãos encontrem o caminho para não virem para cá".

• Entenderam? Que passagem mais esclarecedora, quantos ensinamentos. Então, as pessoas morriam e iam para o Hades, para o "seio de Abraão -paraíso" ou para o "lugar de tormentos".
• Quando Jesus morreu, morreu primeiro a morte espiritual e depois a morte física e desceu aos "infernos". O credo católico diz: "desceu a mansão dos mortos". A palavra é mesmo o Hades; muitos falam: "desceu ao Hades".

Efésios 4:7-10
• V.8; "subindo ao alto...", quem? Cristo.
• V.9; "...desceu as partes mais baixas da terra?"
• V.10; "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu..." Então Jesus desceu ao Hades. Veremos que Jesus desceu também ao "tártaro", onde proclamou Sua vitória aos espíritos em prisões.

. I Pedro 3:18-20; pregou aos espíritos em prisão; onde? no tártaro, o mais profundo abismo.
. II Pedro 2:4; inferno, aqui a palavra é "tártaros".
. Judas 6; anjos reservados em prisões eternas; guardados para o juízo do grande dia, quando então irão para o lago do fogo.

. Portanto, Jesus foi também ao "tártaro", o mais profundo abismo. Lá Jesus pregou o evangelho aos espíritos em prisões; o mais correto e falar que Jesus "proclamou" o evangelho aos espíritos em prisões. A palavra no grego "pregar o evangelho" é diferente de "proclamar", aqui é mais no sentido de proclamação. Jesus faz uma proclamação aos espíritos em prisão, no tártaro (local que não se refere aos que estão no "seio de Abraão", nem aos que estão no "lugar de tormentos"), local onde estão anjos aprisionados; anjos são espíritos. 
A Bíblia nunca usa a palavra espírito sozinha para designar homens; para homens é comum a palavra alma. "Aos espíritos em prisão", refere-se a anjos; aos quais Jesus proclamou Sua vitória. Vemos então, que nenhum ser no universo desconhece esse fato.

• Em seguida Jesus pegou todos os que estavam no Hades, no lugar do seio de Abraão paraíso e disse: "Agora Eu substitui o sangue dos animais que cobriam seus pecados diante do Pai; o Meu sangue já foi derramado e vocês estão lavados". Jesus substitui o sangue da expiação, o sangue dos animais, pelo Seu próprio sangue, para as pessoas que estavam aguardando, para as pessoas que creram na provisão de Deus no V.T. Então, Jesus os leva para o 3º céu, lugar da habitação de Deus, onde hoje é chamado de "paraíso", e fecha o "seio de Abraão".

• Mateus 16:18; e as portas do Hades não prevalecerão contra a igreja.
• A palavra correta aqui também é Hades e não inferno. Jesus está dizendo: "ninguém da igreja virá para cá". Agora que o sangue de Jesus já foi derramado, todos os que morrem lavados nesse sangue, que morrem fisicamente, a alma e o espírito vão para o céu diretamente ao encontro do Senhor.
• Paulo diz: "eu prefiro deixar este corpo e estar com Cristo". Onde está Cristo? A direita de Deus Pai, portanto no céu.

• O "seio de Abraão" no Hades está fechado, as pessoas da igreja que morrem não vão para lá. Cada um da igreja que adormece (este é o termo a que a Bíblia usa para os que morrem salvos, (I Coríntios11:30) está lavado pelo sangue de Cristo, fecha os olhos na terra e vai imediatamente para o encontro com o seu Salvador no céu. A Bíblia diz que o corpo adormece, pois no arrebatamento aquele corpo vai ser restaurado e vai subir para o céu.

• Lucas 23:39-43
• O ladrão que creu em Jesus na cruz, quando morreu, teve uma experiência singular,. ele foi para o Hades, para o "seio de Abraão -paraíso" V.43. Vimos em Efésios 4:10 que Jesus desceu e aqui Jesus falou para o ladrão: "hoje estarás comigo no paraíso". Por isso aquele lugar no Hades é também chamado de paraíso. Mas hoje, onde está o paraíso? No 3º céu.

Efésios 4:8; "subindo ao alto, levou cativo o cativeiro".
II Coríntios 12:2-4; paraíso é sinônimo de 3º céu.
Quando Paulo foi arrebatado ao 3º céu, ele fala ora 3º céu ora paraíso. (já estudamos que existe o 1º céu -o azul que vemos, o 2º céu -a estratosfera e o 3º céu -o céu dos céus, o lugar da habitação de Deus)


Então o paraíso foi levado para o 3º céu. Jesus falou: "hoje estarás comigo no paraíso" e a Bíblia diz que Jesus desceu ao seio da terra, as partes inferiores da terra. Depois Paulo fala que "fui ao 3º céu, fui ao paraíso". 
O paraíso é o conjunto dos salvos do V.T. que agora podiam subir ao céu, pois Jesus derramou o Seu sangue; substituiu o sangue dos bodes e dos touros. Jesus levou-os para cima e hoje toda pessoa que morre crendo em Jesus, os que adormecem em Cristo, imediatamente sua alma e espírito, vão para o céu, vão para o paraíso.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aula 22 - Escola Bíblica

Dez razões porque a Lei foi dada:

1ª) Revelar a santidade de Deus -Os israelitas, vindo do paganismo egípcio, precisavam conhecer a santidade de Deus e o caráter de Deus. Quem olhasse para a lei falava: "para estar com Deus, tenho que ser assim, porque Deus é assim". A lei dizia: "sede santos porque Eu, Jeová, sou santo". A lei revela a santidade de Deus.

2ª) Expor a pecaminosidade do homem e incapacidade de cumpri-la - O homem olhava para a lei e deveria dizer: "eu jamais vou conseguir cumpri-la".

3ª) Revelar o tipo de vida, o padrão de santidade, que Deus requeria das pessoas que tinham comunhão com Ele - Israel tinha sido redimido. E depois, qual o tipo de vida que o Redentor requer? Salmos 24:3-5

4ª) A lei era o aio para conduzir ao Messias, Cristo - A lei serviu para supervisionar o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos israelitas, até que chegassem a maturidade no Senhor. A lei conduzia a criança até sua maioridade que viria na plenitude dos tempos, quando Jesus viesse e vindicasse a lei, quando tirasse a lei como controlador da vida. Portanto, serviu de aio até Cristo.

5ª) Era o princípio unificador que fez possível o estabelecimento da nação - Voluntariamente a nação se submeteu a este princípio.
- Êxodos 19:5-8: O povo aceitou livremente
- Deuteronômio 5:27; idem.   
- Deuteronômio 5:28-29: Deus sabia da futura infidelidade de Israel.  
- Deuteronômio 4:8:  que nação há que tem a lei com Israel? A lei deixava Israel diferente das demais nações; fazia parte do testemunho que Israel é perante as demais nações. Então, a lei era o princípio unificador que diferenciava Israel das demais nações.

6ª) Separar Israel das outras nações - Para que se tornasse uma nação de sacerdotes, nação santa e "luz do mundo". ( Êxodos 19:5-6). Israel foi criada para ser nação sacerdotal, isto é, uma nação que intermediasse entre Deus e as demais nações. Deus criou uma nação para abençoar as outras nações que O haviam rejeitado. Testemunho e sacerdócio, luz do mundo!

7ª) A lei foi dada a um povo redimido e para que houvesse provisão para perdão de pecados e restauração da comunhão com Deus -A nação era preservada perante Deus através da oferta anual do sangue de expiação e os indivíduos da nação eram restaurados e recebiam perdão por pecados específicos, através das ofertas que Deus providenciou. (Levítico 1 a 7). Nação redimida (ou indivíduo redimido), é aquela nação (ou indivíduo) que possui a provisão de Deus para perdão dos pecados. Através da lei vinha o conhecimento do pecado, mas para cada pecado, na própria lei, Deus dava provisão de acerto com Ele. Fazia parte da lei, todas as ofertas por pecados.

8ª) Providenciar a adoração para um povo redimido .( Levítico 23) -  Fala do ciclo anual das festas de adoração a Deus.  Estas festas dirigiam Israel para o passado (lembrar-se da libertação do Egito) e para o futuro (Fé na redenção futura prometida). Quando saíram do Egito, devem ter pensado: como vamos adorar a Deus? Então, Deus determina um ciclo de festas de adoração, as quais eram profecias do programa do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Naquelas sete festas anuais, está profetizado o programa de Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus. Estas festas são básicas para entendermos, em profecia, o que Deus ia fazer para salvação do homem.

9ª) Era um teste para provar a fé das pessoas - Embora a nação como um todo tivesse entrado na terra prometida, nem todos criam pessoalmente em Deus. A lei revelava se a pessoa estava ou não corretamente relacionada com Deus. Era a FÉ que a pessoa tinha em Deus, que a fazia submissa e obediente à lei.

10ª) A lei foi dada para revelar Jesus Cristo - O N.T. deixa bem claro: a lei foi dada para preparar a nação para receber seu Rei e Redentor, O Messias.       

Observando estas dez razões para a lei ser dada, notamos que há algo na lei que é revelador e algo que é regulador.

Revelador: da santidade de Deus; da pecaminosidade do homem; do padrão de santidade que Deus requer; da pessoa e obra de Jesus Cristo. Aspecto revelador da lei que é PERMANENTE.

Regulador: pois regulava a vida e adoração dos israelitas. Aspecto regulador da lei que é TEMPORÁRIO.

 - I Timóteo 1:8: Usar a lei hoje, legitimamente, é usar o seu aspecto revelador.
- Romanos 10:4: O aspecto regulador foi só até Jesus Cristo.

A lei deixou bem claro que pecado é pecado (Gálatas 3:22), e que sem sangue não há remissão de pecados ( Hebreus 9:22). Para cada transgressão da lei, havia a provisão de sacrificar um animal e oferecer o sangue como expiação.

- Tiago 2:10 - Ao todo haviam 613 leis, estatutos e mandamentos. Para estar no padrão de santidade de Deus, era necessário que nenhum mandamento fosse quebrado.

- Hebreus 10:4 X I João 1:7  -   Os sacrifícios de animais não lavavam os pecados como só o sangue de Jesus o faz, os sacrifícios cobriam (Kippur) os pecados. As pessoas que sacrificavam, demonstravam sua fé na provisão de Deus. Era na base da fé que os pecados eram cobertos, até Cristo vir e removê-los definitivamente.

- Hebreus 10:1-10 - A lei é a sombra do sacrifício de Jesus.
-  Gálatas 5:1- A lei era um jugo de escravidão, pois nela não havia liberdade nem poder para obedecer.
- Romanos 7:12 - Mas a lei é chamada de "boa, santa e justa", pois revela o padrão da santidade de Deus.

Estudamos as razões para a lei ser dada ao povo de Israel no plano de Deus e uma das razões era a de revelar Jesus Cristo como o Messias e Sua obra. Toda a lei está impregnada da obra salvadora de Jesus. O livro de Levítico mostra as ofertas pelas transgressões e cada uma delas tipificava um aspecto do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário; o pão moído, os holocaustos, a oferta pela culpa, tudo falava de Jesus e que, através de Seu sacrifício, Deus perdoaria todos os nossos pecados.
• Vimos também e identificamos que na lei há um aspecto revelador, que é eterno, o qual é útil para nosso ensino e conhecimento de Deus.
. Romanos 10:4; Jesus é o fim da lei.
. Mateus 5:17; Jesus diz que não veio para destruir a lei e sim para cumpri-la.

• Analisando essas passagens poderíamos ter dúvidas sobre como usar a lei hoje. Quando Jesus veio, Ele disse: "Eu não vim para destruir a lei, mas vim para cumpri-la". A lei estava toda quebrada e os homens não morriam como a lei dizia, porque haviam os substitutos, os animais. Mas, diante de Deus, a lei estava quebrada. Jesus vem, cumpre integralmente a lei, cumpre em todos os pontos, e quando Jesus subiu na cruz, estava morrendo no lugar dos transgressores da lei. Então, a lei podia ser retirada para Deus começar uma nova fase em Seu plano. Porém, o aspecto revelador da lei, p. ex., aspecto que revela a santidade de Deus, a pecaminosidade do homem, a obra de Jesus na cruz, a perfeição de Deus, todo o aspecto revelador da lei, pode passar? Não, porque a lei é um retrato de Deus; e como deixaríamos de lado esse retrato? Continuo vendo Deus na lei, continuo vendo meu pecado na lei. Então o que a lei revela é para sempre.