Seguidores

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aula 22 - Escola Bíblica

Dez razões porque a Lei foi dada:

1ª) Revelar a santidade de Deus -Os israelitas, vindo do paganismo egípcio, precisavam conhecer a santidade de Deus e o caráter de Deus. Quem olhasse para a lei falava: "para estar com Deus, tenho que ser assim, porque Deus é assim". A lei dizia: "sede santos porque Eu, Jeová, sou santo". A lei revela a santidade de Deus.

2ª) Expor a pecaminosidade do homem e incapacidade de cumpri-la - O homem olhava para a lei e deveria dizer: "eu jamais vou conseguir cumpri-la".

3ª) Revelar o tipo de vida, o padrão de santidade, que Deus requeria das pessoas que tinham comunhão com Ele - Israel tinha sido redimido. E depois, qual o tipo de vida que o Redentor requer? Salmos 24:3-5

4ª) A lei era o aio para conduzir ao Messias, Cristo - A lei serviu para supervisionar o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos israelitas, até que chegassem a maturidade no Senhor. A lei conduzia a criança até sua maioridade que viria na plenitude dos tempos, quando Jesus viesse e vindicasse a lei, quando tirasse a lei como controlador da vida. Portanto, serviu de aio até Cristo.

5ª) Era o princípio unificador que fez possível o estabelecimento da nação - Voluntariamente a nação se submeteu a este princípio.
- Êxodos 19:5-8: O povo aceitou livremente
- Deuteronômio 5:27; idem.   
- Deuteronômio 5:28-29: Deus sabia da futura infidelidade de Israel.  
- Deuteronômio 4:8:  que nação há que tem a lei com Israel? A lei deixava Israel diferente das demais nações; fazia parte do testemunho que Israel é perante as demais nações. Então, a lei era o princípio unificador que diferenciava Israel das demais nações.

6ª) Separar Israel das outras nações - Para que se tornasse uma nação de sacerdotes, nação santa e "luz do mundo". ( Êxodos 19:5-6). Israel foi criada para ser nação sacerdotal, isto é, uma nação que intermediasse entre Deus e as demais nações. Deus criou uma nação para abençoar as outras nações que O haviam rejeitado. Testemunho e sacerdócio, luz do mundo!

7ª) A lei foi dada a um povo redimido e para que houvesse provisão para perdão de pecados e restauração da comunhão com Deus -A nação era preservada perante Deus através da oferta anual do sangue de expiação e os indivíduos da nação eram restaurados e recebiam perdão por pecados específicos, através das ofertas que Deus providenciou. (Levítico 1 a 7). Nação redimida (ou indivíduo redimido), é aquela nação (ou indivíduo) que possui a provisão de Deus para perdão dos pecados. Através da lei vinha o conhecimento do pecado, mas para cada pecado, na própria lei, Deus dava provisão de acerto com Ele. Fazia parte da lei, todas as ofertas por pecados.

8ª) Providenciar a adoração para um povo redimido .( Levítico 23) -  Fala do ciclo anual das festas de adoração a Deus.  Estas festas dirigiam Israel para o passado (lembrar-se da libertação do Egito) e para o futuro (Fé na redenção futura prometida). Quando saíram do Egito, devem ter pensado: como vamos adorar a Deus? Então, Deus determina um ciclo de festas de adoração, as quais eram profecias do programa do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Naquelas sete festas anuais, está profetizado o programa de Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus. Estas festas são básicas para entendermos, em profecia, o que Deus ia fazer para salvação do homem.

9ª) Era um teste para provar a fé das pessoas - Embora a nação como um todo tivesse entrado na terra prometida, nem todos criam pessoalmente em Deus. A lei revelava se a pessoa estava ou não corretamente relacionada com Deus. Era a FÉ que a pessoa tinha em Deus, que a fazia submissa e obediente à lei.

10ª) A lei foi dada para revelar Jesus Cristo - O N.T. deixa bem claro: a lei foi dada para preparar a nação para receber seu Rei e Redentor, O Messias.       

Observando estas dez razões para a lei ser dada, notamos que há algo na lei que é revelador e algo que é regulador.

Revelador: da santidade de Deus; da pecaminosidade do homem; do padrão de santidade que Deus requer; da pessoa e obra de Jesus Cristo. Aspecto revelador da lei que é PERMANENTE.

Regulador: pois regulava a vida e adoração dos israelitas. Aspecto regulador da lei que é TEMPORÁRIO.

 - I Timóteo 1:8: Usar a lei hoje, legitimamente, é usar o seu aspecto revelador.
- Romanos 10:4: O aspecto regulador foi só até Jesus Cristo.

A lei deixou bem claro que pecado é pecado (Gálatas 3:22), e que sem sangue não há remissão de pecados ( Hebreus 9:22). Para cada transgressão da lei, havia a provisão de sacrificar um animal e oferecer o sangue como expiação.

- Tiago 2:10 - Ao todo haviam 613 leis, estatutos e mandamentos. Para estar no padrão de santidade de Deus, era necessário que nenhum mandamento fosse quebrado.

- Hebreus 10:4 X I João 1:7  -   Os sacrifícios de animais não lavavam os pecados como só o sangue de Jesus o faz, os sacrifícios cobriam (Kippur) os pecados. As pessoas que sacrificavam, demonstravam sua fé na provisão de Deus. Era na base da fé que os pecados eram cobertos, até Cristo vir e removê-los definitivamente.

- Hebreus 10:1-10 - A lei é a sombra do sacrifício de Jesus.
-  Gálatas 5:1- A lei era um jugo de escravidão, pois nela não havia liberdade nem poder para obedecer.
- Romanos 7:12 - Mas a lei é chamada de "boa, santa e justa", pois revela o padrão da santidade de Deus.

Estudamos as razões para a lei ser dada ao povo de Israel no plano de Deus e uma das razões era a de revelar Jesus Cristo como o Messias e Sua obra. Toda a lei está impregnada da obra salvadora de Jesus. O livro de Levítico mostra as ofertas pelas transgressões e cada uma delas tipificava um aspecto do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário; o pão moído, os holocaustos, a oferta pela culpa, tudo falava de Jesus e que, através de Seu sacrifício, Deus perdoaria todos os nossos pecados.
• Vimos também e identificamos que na lei há um aspecto revelador, que é eterno, o qual é útil para nosso ensino e conhecimento de Deus.
. Romanos 10:4; Jesus é o fim da lei.
. Mateus 5:17; Jesus diz que não veio para destruir a lei e sim para cumpri-la.

• Analisando essas passagens poderíamos ter dúvidas sobre como usar a lei hoje. Quando Jesus veio, Ele disse: "Eu não vim para destruir a lei, mas vim para cumpri-la". A lei estava toda quebrada e os homens não morriam como a lei dizia, porque haviam os substitutos, os animais. Mas, diante de Deus, a lei estava quebrada. Jesus vem, cumpre integralmente a lei, cumpre em todos os pontos, e quando Jesus subiu na cruz, estava morrendo no lugar dos transgressores da lei. Então, a lei podia ser retirada para Deus começar uma nova fase em Seu plano. Porém, o aspecto revelador da lei, p. ex., aspecto que revela a santidade de Deus, a pecaminosidade do homem, a obra de Jesus na cruz, a perfeição de Deus, todo o aspecto revelador da lei, pode passar? Não, porque a lei é um retrato de Deus; e como deixaríamos de lado esse retrato? Continuo vendo Deus na lei, continuo vendo meu pecado na lei. Então o que a lei revela é para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário