Seguidores

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Arrependimento X Remorso

REMORSO OU ARREPENDIMENTO

Uma passagem interessante está registrada em Mateus 10.2-4 "Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro; e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu; e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu; e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e JUDAS ISCARIOTES AQUELE QUE O TRAIU ".
Porque Mateus logo no inicio do Evangelho já classifica Judas como o traidor, se todos eles erraram, mas porque só Judas está classificado pelo seu erro? Ele não devolveu o dinheiro da traição? Ele não sentiu remorso? Os outros são relatados pelos apelidos, pelos pais, pelos irmãos, pela profissão, mas Judas pelo seu erro.

É interessante lembrar que todos, inclusive Judas, receberam uma unção especial de Cristo em Mateus 10.1 "E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal".
E chamando os DOZE , deu-lhes PODER . Algumas traduções dizem autoridade. Judas também recebeu o mesmo poder dos outros. O que aconteceu então?

No remorso ficamos tristes, abatidos, mas vamos repetir o mesmo erro. No arrependimento, mudamos de rumo, mudamos de atitude. No remorso vamos para a morte. No arrependimento para a vida. Há uma grande diferença, amados, entre sentir remorso e se arrepender. No remorso vamos para Satanás, no arrependimento para Deus. No remorso para o pecado, no arrependimento para a santificação.

Pedro negou 3 vezes, arrependeu-se, vimos o que aconteceu, viveu. Judas uma vez, sentiu remorso, suicidou-se. No texto de Pedro podemos ver claramente o arrependimento de Pedro logo após ter negado a Jesus por 3 vezes , quando o galo cantou Pedro caiu em si, e viu a realidade de sua natureza humana e chorou muito em arrependimento. Logo após vemos Judas com tanto remorso que se suicidou.

Mateus 26:69 a 75 - Pedro nega a Cristo 3 vezes e arrepende-se
Mateus 27 3 a 5 - Judas após entregar a Cristo, sentiu remorso devolveu as moedas e suicidou-se.
Vemos aqui dois exemplos um de vida outro de morte:
O remorso traz uma tristeza tão profunda que toma conta da alma e leva a morte, a separação de Deus,ao suicídio. O Espírito Santo de Deus não age no remorso O arrependimento, é a decisão de não cair novamente, é chorar com sinceridade diante de Deus pedindo perdão , então o Espírito Santo atua em nós, nos fazendo enxergar o mal que causamos à Deus. É um sentimento que o Espírito Santo de Deus coloca em nós. E nos leva à vida, vida com Deus, é uma tristeza que é transformada em alegria pelo perdão de Deus. Há uma diferença muito grande entre remorso e arrependimento...

2 Cor. 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.

Deus opera o arrependimento para salvação
O mundo opera o remorso para a morte.
Quando Jesus disse a Pedro que ele o negaria 3 vezes, Pedro estava confiante, assim como nós quando estamos dentro da igreja, basta sairmos ou até mesmo dentro da igreja negamos a Jesus, com nossas atitudes, comportamentos, mesmo assim Jesus perdoa quando nos arrependemos e ainda nos dá posição de destaque diante d’Ele.

Em Mateus 17: 1 e 2, vemos a posição de destaque que Pedro tinha ao lado de Cristo, hoje igreja qual é a posição que Jesus tem ti colocado, quantas maravilhas Deus tem investido em sua vida, graça e misericórdia. Pedro tinha intimidade com Jesus, será que nós temos essa preferência, essa intimidade?
Deus nos chama para mais perto d’Ele, quantas vezes prometemos e depois negamos, como anda nossa vida com Deus?
Pedro andava lado a lado com Jesus e caiu, quem está em pé cuide para que não caia, como vai a sua alma ?
Como vai a sua comunhão com os irmãos, a maior obra é amar o seu irmão, será que não estamos precisando de arrependimento? De chorarmos como Pedro diante de Deus para termos a vida e não como Judas para a morte.

Quando o coração não arde é porque tem algo errado, busque a correção diante de cristo e arrepende-te agora e não coloque a culpa no Diabo... Caímos porque não vigiamos, temos que ser firme no Senhor! Se você acha que não tem nada na sua vida para se arrepender cuidado!!! Você pode estar mais para Judas do que para Pedro. Só há esperança aos arrependidos. Pedro, arrependeu-se quando o galo cantou. Não vamos esperar o galo cantar, poderá não dar tempo.

Quantas coisas erradas fizemos? Sentimos remorsos ou nos arrependemos? Vamos repetir os mesmos erros? Vamos mudar nossos rumos? Vamos continuar "sentindo tristezas", mas continuar errando?
Que Deus nos abençoe.

Por Prº. Edelton Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário