Seguidores

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A "coisificação da mulher"




As mulheres no decorrer dos tempos tem buscado melhorias para o seu gênero, por meio de reformas feministas que deram certo para a conquista de muitos espaços no cotidiano da vida, como o direito de voto, cargos de chefia no trabalho e também a igualdade na busca da satisfação sexual.


Isso nos levou a novos tempos e costumes, ditando assim novas idéias e comportamentos nunca antes imaginados. Assim vivemos em uma sociedade onde as mulheres tem o direito de se expressarem, mas não de serem livres.


Acho interessante como hoje existam mulheres coisificadas, simplesmente por seus atributos físicos, onde elas perdem suas identidades, seus nomes, tornando-se coisas, como por exemplo a "mulher melância, mulher-pêra, mulher-filé ou a mulher-moranguinho".


Elas representam o extremo absoluto deste caos libertino suplantado nas mulheres, elas expressam muito daquela história do autor russo Franz Kafka em a metamorfose, onde o cacheiro Gregor se transforma em um inseto perdendo suas caracteristicas naturais de homem, tudo como obra de sua alienação por meio do trabalho.


Essas "mulheres-frutas" da mesma forma são individuos que em suas alienações abriram mão do seu próprio eu para se coisificarem.

Você pode dizer: -Elas são livres!!!
Sim eu concordo, mas só são livres para cumprir o capricho da massa masculina e da mídia que exploram suas imagens.


No final tanto Melância quanto Moranguinho vão ser vistas como uma coisa estranha, quando tentarem ser o que realmente são, mulheres.


Suas liberdades estão limitadas a serem objetos de desejo, e não individuos desejosos.
alienadas pela coisificação, são colocadas como astros pela mídia e pelo público, sendo um referencial para nossas jovens mulheres, que passam à acreditar que ser mulher é ser coisificada, é ser uma coisa nas mãos do outro, não mais ser e existir.


Depois destes exemplos fico preocupada com o futuro das garotas do país e do mundo.
Por isso creio que a mulher só é mulher quando expressar sua autonômia, e dizendo não a coisificação imposta por essa nossa sociedade (o que inclui a mim também) doentia , consumista e capitalista de nosso tempo.


Por Los tres

Nenhum comentário:

Postar um comentário