Seguidores

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os ventos de Deus



Um interessante documentário mostrava a vida nas montanhas. No filme podiam se apreciar as caminhadas revigorantes das pessoas pela floresta.

Ao entardecer, tendo como fundo o colorido por do sol, o vento soprava sobre a copa das árvores em rajadas repentinas. Observando as criaturas da floresta, o filme mostrava as reações das diferentes criaturas que viviam na floresta.



Alguns tentavam encontrar abrigo para se esconder. Outros animais simplesmente continuavam gingando seu corpo pesado ignorando o vento. Os pássaros, no entanto, usavam o vento para planar mais alto sobre as ondulantes correntes de ar.


No livro de Atos dos Apóstolos, livro conhecido da Bíblia, a vinda do fenômeno da descida do Espírito Santo a terra é descrita como se fosse “um vento tempestuoso”.

A vinda do Espírito Santo é a terceira manifestação visível de Deus aos seres humanos.
Na primeira manifestação Deus falou aos seres humanos pelos profetas antes de Cristo.


A segunda manifestação veio quando Cristo esteve entre nós ensinando qual é a boa e santa vontade de Deus e o seu plano de salvação para o homem perdido em seu desamor.

A terceira manifestação ocorreu no “Dia de Pentecostes” com a descida do Espírito Santo como se fosse um “vento tempestuoso”.


Diante daquele fenômeno, assim como naquele documentário onde cada animal da floresta reagiu, assim também foi a reação humana:


Primeira reação – “Quando ouviram aquele barulho, uma multidão se ajuntou, e todos ficaram muito admirados, porque cada um podia entender na sua própria língua o que os seguidores de Jesus estavam dizendo. (Atos 1:6/ Bíb.Ling.Hoje)

Segunda reação observada – “... outros zombavam e diziam: - Estes homens estão bêbados!”
Havia também uma terceira reação – O apóstolo Pedro aproveitou o vento para erguer-se às alturas e planar sobre o cumprimento do anuncio do profeta Joel quando falou em nome de Deus escrevendo: -“Derramarei o meu Espírito até sobre os meus servos e as minhas servas.



Naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem.” (Atos 2:18/ Bíb.Ling.Hoje)
Como pessoas que crêem em Cristo, recebemos também o dom do Espírito Santo que tem o poder de consolar, orientar, capacitar e interceder por nós junto ao Pai Celeste.


Assim como as criaturas da floresta reagem ao vento impetuoso diferentemente, cada um de nós pode escolher como responder ao vento do Espírito Santo.

Podemos ficar admirados, aceitar e entender o que Deus quer de nós e por isso mesmo nos curvarmos à sua vontade e sermos salvos esperando pela volta de Cristo.


Podemos também achar que a mensagem cristã não passa de “conversa fiada” como a conversa de bêbados.
Ou podemos ainda ser como os pássaros usando o vento da mensagem cristã para planar mais alto sobre as ondulantes correntes do ar da misericórdia e bondade de Deus.


- Qual será a sua e a minha escolha hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário