Seguidores

segunda-feira, 30 de julho de 2012

"...e tendo por capacete a esperança da salvação"

"... e tendo por capacete a esperança da salvação".
                                                                         1 Tessalonicenses 5:8

Vivemos num tempo onde muito tem se pregado sobre esperança. Esperança de curas, milagres, restauração financeira, sucesso nos negócios, harmonia na família, etc. Esse tipo de esperança não nos leva ao passado da cruz e muito menos ao grande advento da volta de Jesus Cristo. É uma esperança míope, que quase sempre, não permite que os crentes pensem além do que pensam os líderes religiosos com suas muitas visões doutrinárias. Entretanto o verso acima outro tipo de esperança – uma esperança real na pessoa de Jesus Cristo.

O capacete citado neste verso é espiritual e tem como principal propósito proteger a nossa mente e todos os nossos pensamentos, sonhos e até devaneios.

Quais têm sido os nossos pensamentos? Eles têm sido direcionados para o alto ou para baixo? Nossos pensamentos precisam ser direcionados para cima, para as coisas espirituais.

O capacete também protege a nossa mente de todo tipo de influência de doutrinas de homens e demônios, evitando assim, que sejamos presa fácil de homens enganadores e fraudulentos e também de toda sorte de ataques e dardos inflamados do maligno.

"Esperança" na Bíblia não são pensamentos otimistas: não são devaneios nem caprichos da imaginação. "Esperança" na Bíblia significa "uma constante, serena e confiante expectativa do bem". Esperança não é uma fantasia porque tem um fundamento. Que fundamento é este? É a fé.

Em Hebreus 11:1 diz: "Ora, a fé é o firme fundamento de cousas que se esperam..." Antes de ter esperança, você precisa ter fé. Fé é a substância, a base, a realidade fundamental sobre a qual se edificam as esperanças.

Há duas espécies de esperança. Uma não se baseia na fé e não é válida. Provavelmente será desapontada. A outra espécie de esperança, a esperança cristã, é baseada na fé. Esta esperança tem garantia. Precisamos perguntar a nós mesmos: "Minhas esperanças são baseadas na fé ou são meras fantasias e caprichos da imaginação?"

Deixe-me dar uma das bases bíblicas para a esperança: "Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8:28).

Você ama a Deus? Está procurando cumprir o seu propósito na sua vida? Se a resposta for sim, você saberá que todas as coisas cooperam para o bem. Agora, se você sabe que todas as coisas cooperam para o bem, não pode haver outra reação lógica, senão a esperança. Qualquer outra reação é ilógica.

Não focalize sua atenção, no lado negativo das coisas. Não procure sempre um motivo para se preocupar. Focalize o lado positivo. Procure uma razão para crer. "

Lamentações 3.21 diz: “Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança.”

Em Romanos 8:24 lemos: "Porque na esperança fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança: pois o que alguém vê, como o espera?"


Observe novamente o contraste entre o que se espera e o que se vê. Se você vê alguma coisa, então não é necessário esperá-la. Se o sol está brilhando você não precisa esperar bom tempo. A esperança como a fé, se relaciona com algo que ainda não se vê. O Espírito Santo disse-me que somos salvos pela esperança. Se não há esperança, não há salvação.

Romanos 15:13 diz: "E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer (não no vosso sentir, não no vosso desejar ou ver, mas no vosso crer), para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo".

Não tire o capacete de maneira alguma. Há um perverso ser espiritual no mundo invisível que tem suas flechas apontadas para você. No momento em que você tirar este capacete ele o ferirá na cabeça. Durma com o capacete; é bem confortável. Vá para a cama com esperança e acorde com esperança.



Deus te abençoe hoje e sempre!!!

Um comentário:

  1. Eu encontrei no estudo do texto uma compreensão maior do significado da virtude de ter esperança, pois de forma clara nos mostra que pelo poder da Fé, podemos sentir a esperança a trazer a serenidade e a paz na certeza do amparo divino a nos conduzir e libertar dos entraves ao nosso progresso espiritual. Deus lhes abençoe e que este trabalho possa sempre dar o suporte aos que buscam a Luz e o Entendimento das Leis Divinas. Muito Grata! Telma

    ResponderExcluir