Seguidores

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

...e vos darei pastores segundo o meu coração...


E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos guiarão com conhecimento e discernimentoJeremias 3.15
Quando analisamos esse texto proferido pelo profeta Jeremias sob inspiração divina, verificamos que é Deus quem dá pastores à sua igreja. É Deus quem coloca os membros no corpo, segundo o seu querer. Os pastores são dados à Igreja segundo o seu coração.

Sendo assim, um pastor deve ter a consciência de que foi chamado e vocacionado por Deus para cuidar do Seu povo. Ele deve ser exemplo de vida e piedade para o rebanho e em nada considerar a sua vida preciosa para si mesmo. Seu exemplo de vida deve ser o mais eloquente sermão.
Não deve cuidar do povo com rigor excessivo, mas cuidar com amor ágape e ternura. Deus nunca deu a nenhum homem procuração para ser dono do rebanho, pois a Igreja é Dele.

O pastor deve pastorear a todos, sem distinção: os dóceis e os indóceis. Aplicar-se ao estudo das Escrituras deve ser o seu foco, pois ele é um mordomo das riquezas de Deus.
Por isso a importância do conhecimento e também da sabedoria, ou seja, discernimento de cada situação que se apresenta, para que possa intervir da maneira correta.
Quando o pastor deixa de crescer, automaticamente, o rebanho que está sob os seus cuidados fica estagnado.

Buscar exercer o ministério com excelência, deve ser o objetivo a ser alcançado por todo aquele que foi chamado para tão sagrado e importante ofício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário