Seguidores

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Aula 16 - Escola Bíblica


A Bíblia é a revelação de Deus para o homem, escrita pelo próprio Deus como já vimos. Seria muito estranho que Deus a escrevesse com palavras que suas criaturas não a entendessem. Devo pegar a Bíblia e lê-la, como uma carta que recebo de alguém.   Muitas coisas você vai encontrar na Bíblia escrita por figuras ou símbolos, mas estará claro que é uma figura ou um símbolo. As parábolas eram alegorias.   Por exemplo, símbolos e figuras que não fogem à nossa experiência natural: “Jesus falou: Eu sou o pão da vida; a porta; quem tiver sede venha e beba”. São figuras de fácil entendimento, pois fazem parte da nossa experiência natural.

Regra básica: "DEUS USA AS COISAS VISÍVEIS (MATERIAIS), PARA EXPLICAR AS INVISÍVEIS (ESPIRITUAIS)"

Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha”. Mt 20 :20

“O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra”  Mt 13:45-46

“Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Is 55:10-11

Este texto sugere que existem leis espirituais que são idênticas a leis naturais. Há uma comparação da lei que rege a palavra de Deus com a lei que rege as água na criação.

Observe as primeiras expressões dos versículos 10 e 11 definindo a comparação:                                                 
(V.10)- Assim como , do mesmo modo, da mesma forma ( lei natural) – água                                                                
(V.11)- Assim será ( comparação) (lei espiritual) palavra

“O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.” Jo 3:8

O visível representa e manifesta o que é invisível

 “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”  Jo 14:9

O visível é feito do invisível

“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”. Hb 11:3

Podemos gerar no reino do espírito coisas que se tornarão reais.

“Ana, com amargura de alma, orou ao Senhor, chorou muito, e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.”  I Sm 1:10-11

“Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis”   Ez 37:4-5

Palavra, algo invisível que gera coisas visíveis.

Quando Deus criou o universo, todo ele foi criado pelo poder da palavra podemos constatar através do Genesis:
- Gn 1.3    Disse Deus haja luz e houve luz.                                                                                                                                                                  
  - Gn 1.6    Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.                                                        -
 - Gn 1.9    Disse também Deus ajuntem-se as águas do céu num só lugar e apareça à porção seca e assim se fez.
- Gn 1.11   E disse produza a terra relva ervas que deem sementes e árvores frutíferas que deem frutos segundo a sua espécie...                                                                                                                                                                              
 - Gn 1.14   E disse também Deus haja luzeiros no firmamento...                                                                                           
- Gn 1.20   Disse também Deus povoem-se as águas...                                                                                                         
- Gn 1.21   Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos segundo as suas espécies e todas as aves segundo as suas espécies.                                                                                                                                                                             - -
 - Gn 1.24   Disse Deus produza a terra animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. - 
 
 - Gn 1.26   Também disse Deus façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança...

Jo 1:1-3 (Palavra – logos –verbo)
 Palavra – logos (ideia expressa) – Verbo palavra dita, verbalizada  -  Tudo foi criado por meia dela  - ( Hb 1:1-3 – A palavra tudo cria e tudo sustenta)

 Jo 1:4 – Nele estava a vida     /      Jo 1:14 – O verbo se fez carne e habitou entre nós
A palavra (a ideia) precisa ser verbalizada para que possa ter vida

Na criação – E disse Deus:  Gn1 : 3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26, 29
Deus deu a terra aos homens – Sl 115: 16 – Agora o homem libera a palavra (principio de legalidade no mundo físico)- encarnação . Ex: Diga ao monte, Diga a enfermidade, libere uma palavra, etc
A palavra viva precisa ser encarnada
Satanás conhece o princípio – “ Então a serpente disse a mulher “– Gn 3:1

Você se torna o que fala
“Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte”. Jl 3:10

Quem semeia coisas espirituais colhe coisas materiais
“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” . Mt 6:33

Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?”  I Co 9:11

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário