Seguidores

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Aula 19 - Escola Bíblica


Apocalipse é um livro profético e divide-se em três partes: as coisas que viste (1:10-18), as coisas que são (2 – 3) e as coisas que hão de acontecer depois dessas (4 – 22), segundo se lê em 1:19 desse livro.  

1 - Coisas que viste – Glorificação de Jesus

2 - Coisas que são - A história profética da igreja

3 - Coisas que hão de acontecer depois dessas coisas - Os eventos escatológicos dos últimos sete anos

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.Ap.1:11

Cada uma das sete cartas que Jesus mandou que João escrevesse às Igrejas da Ásia é dirigida ao “anjo da igreja”, ou seja, ao pastor e consequentemente ao povo da igreja naquela cidade.
Estas sete Igrejas, na providência de Deus, nos fornecem um modelo de todas as igrejas, de todas as épocas, e, portanto, são representativas. As características daquelas igrejas são, pois encontradas em sete fases distintas de toda história da igreja na Terra; desde o pentecostes até a volta de Cristo à Terra. Assim como para aquelas cidades, as cartas contem elogios e repreensões para estas épocas da igreja através dos séculos.
As sete igrejas também simbolizam 07 tipos de Igrejas escatológicas encontradas nos últimos dias:

1. ÉFESO (Desejável) -  Igreja autêntica, apostólica 30 a 100 d.C  - Ap 2: 1-7
2. ESMIRNA ( Mirra  -latim)
 - Igreja perseguida, atribulada 100 a 313 d.C –
Ap 2:8-11
3. PÉRGAMO  ( Cidadela ou elevação - grego)
-  Igreja mundana, estatal 313 a 590 d.C –
Ap 2:12-17
4. TIATIRA
 - (Sacrifício de contrição) Igreja papal, corrupta 590 a 1517 d.C –
Ap 2:18-29
5. SARDES -
 (Cântico de alegria) Igreja da Reforma, morta 1517 a 1730 d.C –
Ap 3:1-6
6. FILADELFIA
( Amor fraternal -grego) Igreja missionária, evangelistica, fiel 1730 d.C. até o arrebatamento – Ap 3:7-13
7. LAODICÉIA -  Que pertence a Laodice, mulher de Antíoco II Igreja morna, apóstata, 1900 d.C. até a Segunda volta de Cristo – Ap 3:14-22

Em cada carta existe uma mensagem central:
1 ÉFESO: Deixaste o primeiro amor, arrepende-te.
2 ESMIRNA: Tereis uma tribulação de dez dias, sê fiel até a morte.
3 PÉRGAMO: Tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, arrepende-te.
4 TIATIRA: Toleras Jezabel.
5 SARDES: Tens nome de que vives, e estás morto.
6 FILADELFIA: Eis que diante de ti pus uma porta aberta.
7 LAODICÉIA: Nem és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te.

Para cada igreja Jesus se revela com uma das características da visão de Cristo Glorificado, como sendo aquele que tem a resposta para a necessidade daquela igreja.
1. Para a igreja ortodoxa e sempre esforçada em Éfeso, Cristo é aquele que tem as igrejas na sua mão direita, isto é, que lhe sustenta a obra.
2. Para a igreja atribulada em Esmirna, na véspera de martírio, Jesus apresenta-se como aquele que havia experimentado a perseguição, até mesmo a morte e havia vencido.
3. À igreja mundana em Pérgamo, Cristo glorificado é quem maneja a espada dividindo a igreja do mundo.
4. Para a igreja corrupta, Tiatira, Cristo é Juiz com olhos como chamas de fogo.
5. Para a igreja morta, Sardes, Jesus tem os sete Espíritos de Deus e pode ressuscitar os crentes da morte para a vida.
6. À igreja missionária, Filadélfia, Cristo é quem quer abrir a porta para a evangelização.
7. Para a igreja morna, Laodicéia, Cristo é a Fiel e Verdadeira Testemunha, tirando da igreja a máscara da satisfação em si mesma.

Éfeso - Esta era a igreja dos apóstolos, que começou no dia do Pentecostes, uma igreja que nasceu com milagres e avivamento, mas com o passar do tempo foi perdendo o seu poder e se tornou uma igreja ortodoxa e sem amor, que punia severamente aqueles que falhavam.

Esmirna - O período da Igreja de Esmirna foi o tempo dos mártires. Os cristãos eram perseguidos e mortos, jogados nas arenas de leões, crucificados ou queimados em fogueiras. Todos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural.

Pérgamo  - Do nome da cidade vem o termo “pergaminho”. Esta cidade era um lugar de imoralidade, mais de que qualquer outra cidade de então. O Senhor mandou dizer a igreja desta cidade: “…eu sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás.”  A igreja de Pérgamo era mundana. Esta igreja começou os ensinos sobre a recompensa de bens materiais aliada a pregação da Palavra e, isto é classificado como fornicação, adultério.  Cessaram as perseguições e a Igreja foi elevada à condição de Igreja Imperial e à categoria de Igreja do Estado, passando os imperadores, a partir de Constantino I – O Grande – a ter preponderância na vida da Igreja. Este período foi até ao ano de 538. Nesse ano, em razão da derrota dos ostrogodos, um povo que fazia parte das nações bárbaras mencionadas na História Universal, entrou em vigor o Decreto do Imperador Justiniano, assinado em 533, elevando o bispo de Roma, chamado Papa, à condição de Chefe da Igreja Universal (Católica)

Tiatira - A igreja corrupta, papal. O período desta igreja é maior de todos. Foi a época em que as trevas cobriram a verdadeira igreja. A idolatria, o culto às relíquias e aos santos, o sacrifício da missa, o batismo de crianças, o celibato clerical e muitos outros dogmas de homens foram introduzidos no seio da igreja e a verdadeira doutrina sucumbiu. Os acontecimentos descritos nesta quarta carta harmonizam-se inteiramente com os horrores vividos pela Igreja Cristã, perseguida pelo poder papal da Idade Média, especialmente pelas inomináveis atrocidades praticadas pelo Tribunal do Santo Ofício , tão tristemente conhecido como “Santa Inquisição”.

Sardes - A igreja morna. Tempo do reforma protestante. A Reforma se baseava em cinco pontos:

1-Soli Deo Gloria (Glória somente a Deus)  / 2- Sola Fide (Somente a Fé) /  3-Sola Gratia (Somente a Graça)  /  4- Sola Christus (Somente Cristo)  /  5- Sola Scriptura (Somente as Escrituras)

Esta ruptura inicial com a igreja católica foi se perdendo ao longo do tempo e, salvo algumas pequenas mudanças e variantes, se tornou muito parecida à mãe meretriz. É por isso que é descrita como tendo o nome que vive, mas esta morta.

Filadélfia - Uma igreja irrepreensível.  É a Igreja fiel. Nasceu no avivamento após a Reforma Protestante. Ela segue paralela com a igreja Laodicéia, a igreja morna. Nos últimos dias da história da igreja o joio e o trigo estarão juntos, sendo separados no dia da colheita. Importante observar que a Igreja de Filadélfia encerra no dia do Arrebatamento, pois ela não vai passar pelos sete anos da Grande Tribulação.

“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”. Ap 3:10.

 

Laodicéia -  É a igreja que não recebeu nenhum elogio do Senhor. Esta igreja é chamada de apóstata, pois tem negado o seu Senhor através de suas atitudes mundanas.
Apesar de vivermos nos dias da igreja morna, existe também a igreja fiel e irrepreensiva. É esta Igreja que o Senhor Jesus vem buscar. Para todas as igrejas de todas as épocas e cidades, a mensagem final do Senhor Jesus é: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas

Nenhum comentário:

Postar um comentário