Seguidores

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Limites

Em sua sabedoria e soberania Deus impôs limites a tudo que criou, visando a ordem, a preservação e a sustentabilidade de sua criação.  Dentro do conceito de limites estão inseridos muitos princípios bíblicos como autoridade, honra, obediência, longevidade, proteção, amor, disciplina, procriação, hierarquia, etc.                                                           Deus deu limites a homens e anjos, estrelas, terra e águas. Também deu limites ao homem quanto a sua existência, e modo de vida, manifestando assim o seu cuidado e amor através da disciplina, que lhe trará felicidade e proteção, além de vida longeva próspera.  Toda vez que um limite é violado, invariavelmente há danos irreparáveis ao homem e a toda a criação.   

Limites no Universo
Gn 1:6 - Deus cria o firmamento no meio das águas, separando águas e águas.

Limites ao sistema solar (Gn 1:14-18)
O Sistema Solar na Via Láctea somam os ingredientes completos, dinâmicos e necessários para a vida no Planeta Terra, pois não haveria a menor possibilidade de existência de nosso planeta em outro Sistema Solar ou Via Láctea. Há uma ordem Divina regendo o Universo controlando a luz do Sol, à distância e as fases da Lua, as movimentações dos cometas por aqui.  Graças a esse complexo sistema chamado Sistema Solar podemos calcular dias, meses, anos e estações. Se Deus não estabelecesse Limites para o Universo, não estaríamos aqui.

Limites para as águas   
Deus estabeleceu os limites dos mares.
Jó 38:8-11; Deus questionando a Jó sobre os limites das águas.
Jr 5:22; limites do mar.

Limites ao animais e as aves
Gn 1:20-23  -  Deus cria a vida animal nas águas e as aves para que voem no céu.

 Limites na reprodução das espécies               
Gn 1:24; notar a ênfase de toda a criação de Deus, que deve reproduzir-se segundo as suas espécies.
Gn 1:25; Deus pois, fez os animais e todos os répteis segundo as suas espécies.

A criação do homem e seus limites
Gn 1:26; como coroamento da criação, Deus cria o homem, o único ser criado conforme à imagem e semelhança de Deus.  O homem foi criado para governar a terra e refletir na terra a imagem de Deus (sua formosura e sua glória) e a semelhança de Deus (seu caráter e seu comportamento).   Deus também estabelece o domínio do homem sobre a terra; a autoridade e o domínio do homem sobre a terra, provêm de Deus.
Gn 1:28; a terra é sujeita ao homem assim como o domínio sobre todos os seres vivos.
Sl 8:3-6; a grandeza da criação do homem e o domínio debaixo de seus pés.
Sl 115:16; os céus são do Senhor, mas a terra Deus deu aos filhos dos homens.
Gn 1:29; Deus estabelece que o alimento do homem e dos animais seriam ervas e frutos das árvores. Mais adiante, Gênesis 9:3, Deus determina também a carne de animais como alimento.
Gn 2:16-17; Havia uma proibição de comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Limites nos relacionamentos
Gn 2:24-25; O homem deve ter relacionamento, heterossexual, monogâmico e exclusivo
Lv 18:6-23; Ninguém deve ter relações sexuais com parentes próximos (mãe, pai, irmãos, netos, tios, nora, cunhada e nem pessoas do mesmo sexo.). 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário