Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2016

A amendoeira - símbolo da Palavra que não falha

"Ainda veio a mim a Palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês Jeremias? E eu disse: Vejo uma amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir" Jeremias 1:11,12
Ao nos depararmos com esse texto vem a nossa mente uma pergunta: Qual a mensagem que Deus queria transmitir ao profeta Jeremias ao mostrar-lhe uma amendoeira? A resposta está em observarmos características que são inerentes à amendoeira.
No pensamento hebraico a amendoeira é considerada uma árvore “despertadora” pois é a que primeiro floresce e anuncia a chegada da primavera. Ela representa o prenúncio de uma nova estação repleta de cores, vida e beleza. A primavera é a estação da alegria.
Outra característica muito peculiar da amendoeira é que ela jamais falha. Todas as outras árvores podem em algum momento negar a dar flores, mas a amendoeira não. Assim também é a palavra de Deus - ela não tarda e não falha nunca.
E por fim, a vara da amendoeira gera duas flores em uma única vara - uma rosa e outra branca - uma é doce e a outra amarga. A flor branca, que é amarga, ao se mastigar, percebe-se que no final ela tem um saboroso gosto de azeite.
Ao analisarmos esses atributos que são peculiares a amendoeira, descobrimos então que Deus estava querendo dizer ao profeta que Sua palavra sempre anuncia e traz uma nova estação, um tempo de recomeço. Essa palavra sempre chega no momento certo e não pode falhar, e mesmo que num primeiro momento pareça ser amarga e pouco agradável ao paladar, ela redundará em justiça, benção, vida e saúde.
Que a Palavra de Deus se cumpra hoje em sua vida, trazendo novidade, alegria e esperança num tempo de incertezas e espera. Creia!! Ela não falha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário