Seguidores

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Cama curta e cobertor estreito - A incompletude humana

"Porque a cama será tão curta que ninguém se poderá estender nela; e o cobertor tão estreito que ninguém se poderá cobrir com ele." Isaías 28:20

O ser humano é incompleto em suas aspirações, vontades e desejos. Essa é a razão de uma busca constante por algo que satisfaça ou preencha a sua necessidade por segurança, conforto, prazer, proteção e realização.

Temos a sensação que tudo é menor, que todos os recursos que dispomos são insuficientes, que nada pode saciar os anseios mais profundos da nossa alma e assim por diante. Nunca nos damos por satisfeitos e buscamos por meio de atividades sociais (e até eclesiásticas), métodos de autoajuda, conselhos humanos, filosofias variadas, consumismo e obtenção de coisas supérfluas e efêmeras, bebedices, glutonaria, excessos sexuais, entre outras coisas, preencher um inexplicável senso de falta. Esses subterfúgios humanos são aqui figurados por uma cama e um cobertor.

Enquanto a cama curta fala da falta de descanso, calma na alma, da falta de segurança, o cobertor estreito fala do sentimento de desproteção, abandono, solidão e insuficiência. Qual a explicação para essa busca desenfreada e inglória? Inspirado, o profeta Isaías afirma que esse sentimento de incompletude e vazio interior é fruto do viver longe de Deus.

A nação de Israel dispunha de recursos e condições similares a qualquer outra nação constituída naquele tempo, ou seja, dispunha de códigos sociais e de condutas, organização governamental e política que lhes assegurava viver plenamente a sua cidadania, gozando de plenos direitos tais como trabalho, emprego, diversão, liberdade religiosa. entre outros recursos, e tudo isso parecia não ser suficiente. Deus responde com uma pergunta: “Por que vocês estão longe de mim?”

Nossa suficiência vem de Deus. A busca do ser humano é exatamente do tamanho de Deus. Podemos estar cercado por casa, família, amigos, bens materiais e ter nossas necessidades básicas supridas, contudo nunca estaremos satisfeitos até que Deus faça parte da nossa vida

Tudo começa e termina Nele. Jamais alguém encontrará resposta para o seu vazio existencial longe Dele. Somos dependentes de nossa fonte. Tire os peixes das águas e eles morrerão. Tire o homem de Deus e ele se torna incompleto e vazio.
Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário