Seguidores

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Espaço Mulher

Mulheres e o Dinamismo da imagem corporal


"Cuide de você. Aparência é tudo!!" - Vamos analisar o que temos visto e ouvido a respeito de imagem e qual o conceito temos de nós mesmos.

A imagem corporal é um complexo fenômeno humano que envolve aspectos cognitivos, afetivos, sociais/ culturais e motores. Está associada com o conceito de si próprio e é influenciável pelas dinâmicas interações entre o ser e o meio em que vive. O seu processo de construção/ desenvolvimento está associado, nas diversas fases da existência humana, às concepções determinantes da cultura e sociedade. Na história, ocorreram modificações das formas de apresentação e representação dessa imagem, com conseqüências notáveis na relação intra e extra corporais. Por exemplo, na época do Barroco, movimento que integra a era clássica marcada no século XVII, o "modelo" imposto pela sociedade era para fazer prevalecer aquelas modelos cheinhas, corpo sensual, pele lisa, olhar terno, colo acolhedor, braços protetores e um sorriso meigo sempre presente, de quem não sofre a angustiante escravidão da balança.
A busca de uma imagem corporal, adequada aos anseios estereotipados de corpo, é um dos fenômenos mais impressionantes na sociedade atual; existe uma grande influência cultural sobre a imagem do corpo, o que pode criar aspectos enviesados relacionados ao universo corporal. Neste contexto, foram criados "modelos" de referência quase inatingíveis, pois o corpo "vendido" passa distante da realidade da maioria.
Somos todos os dias bombardeados por marcas e valores impostos pela sociedade, muitas vezes por veículos de comunicação. Cabe aqui um questionamento: Quem é a sociedade? Quem é esta senhora que dita comportamentos, que devem ser íntimos e pessoais? Quem é esta que pensa ter tanto poder sobre nossas vidas privadas? Na verdade, a sociedade é uma coletividade abstrata que tenta impor modelos de comportamento convenientemente divulgados; entretanto, isto não obriga ninguém a ser do mesmo jeito que todos. Cada um deve procurar se impor do seu jeito e buscar a satisfação e contentamento em Deus, que tem os melhores pensamentos a nosso respeito, pensamentos de paz!!!

Não ser o que a sociedade espera de nós gera problemas afetivos e, até mesmo, psíquicos, como depressão, bulimia, anorexia, angústias, sentimento de culpa e síndrome do pânico, pois a nossa mente e corpo ficam enfraquecidos, e nossa auto-imagem fica prejudicada. O interior reflete no exterior, por isso devemos nos encher do Espírito Santo, seguir valores e padrões estabelecidos por Deus, para que as influências sociais maldosas e interesseiras não nos atinja.
Deus nos conforta em sua palavra:
"No céu, eu só tenho a Ti. E se tenho a Ti, Que mais poderia querer na terra? Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, Ele é TUDO o que sempre preciso." Salmos 73:25-26

Com base nisso, poderemos, agora, responder se aparência é tudo. Claro que não, devemos sim nos cuidar, nos preparar para estar com nosso marido bem cuidada, porém se considerarmos aparência como tudo, isso pode gerar problemas de ordem afetivo e emocionais dentro de nós. Lembremos sempre disso, mulheres valorosas: Deus é TUDO o que precisamos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário