Seguidores

quarta-feira, 17 de março de 2010

Deus trabalha com memoriais

Somos seres e indivíduos de raciocínio e memória. Os memoriais são para ativar a memória e fazer lembrar que há um contexto onde foi feito um pacto, uma aliança, uma declaração ou até mesmo uma construção. Os memoriais sinalizam um tempo que começa e um tempo que se encerra; essa é a função dos memoriais. Deus é um Deus de memoriais.

Em Gênesis 3, Deus levanta o primeiro memorial: imola um cordeiro sinalizando Jesus na Cruz do Calvário. A nudez do ser humano só seria coberta por intermédio da morte de um cordeiro, caso contrário, a geração seria eternamente desnuda. Em Adão, toda geração futura estava caída e debaixo de pecado. Deus vestiu Adão e Eva para sinalizar que um dia você ouviria a Palavra dEle e seria liberto pelo sangue do Cordeiro. As novas vestes do Cordeiro sobre a humanidade é um memorial.

LÍDERES DE MEMORIAIS

Abraão. Os memoriais de Abraão estavam relacionados com altares e com sacrifícios. Todas as vezes que queria virar um novo tempo na história, fazia um memorial para adorar a Deus e para sinalizar que tudo o que Deus havia falado com ele aconteceria. Ele caminhou em aliança com Deus através de memoriais.

Moisés. Deus chamou Moisés e disse que as tribos conquistariam a terra prometida e que ele deveria fazer, por memorial, estandartes. Quando o povo de Israel foi conquistar a terra, cada tribo tinha uma proclamação de um memorial para ativar a memória, um estandarte que continha uma promessa de que Deus cumpriria tudo o que havia falado. Moisés fez muitos memoriais como o Tabernáculo para atrair a glória de Deus e a Arca da Aliança que sinalizava a presença de Deus no meio do povo.

Josué. Josué levantou 12 pedras e disse que seriam por memorial para representar, cada uma delas, uma tribo de Israel. Ali começou uma nova estação sobre o povo de Deus, a terra começou a dar seus frutos. Encerrou um tempo e começou um novo, passou o tempo da dificuldade e entrou o tempo da bonança.

Deus trabalha ativando a nossa memória para apagar passados e coisas danosas do nosso histórico. Deus é um Deus de memoriais. Ele trabalha com Seus filhos por intermédio da memória, utiliza memoriais para ativar o nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário