Seguidores

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Andando sobre as águas


À quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando sobre o mar.
Mt 14:25-33

Jesus nos convida a caminhar e experimentar a maravilhosa aventura de seguir a Deus. Assim como o povo hebreu passou pelo Mar Vermelho em direção à liberdade e à Terra Prometida, Jesus convida Pedro a caminhar sobe as águas, o maior desafio de sua vida. Em meio a uma tempestade, mar revolto e ventos fortes, Pedro sai do barco em direção a Jesus e naquele momento vive uma experiência inigualável: Anda por sobre as águas. Mas, ao observar o vento, sente medo, vacila e afunda. Jesus estende a sua mão e salva Pedro, dizendo que ele tinha uma pequena fé.

Andar sobre as águas implica em três desafios:

1) Enfrentar e vencer nossos medos e inseguranças-
O chamado de Deus para nossas vidas implica em confiança plena nos seus propósitos, e principalmente, que Ele estará ao nosso lado, dirigindo nossas vidas, cuidando e nos protegendo. Quem anda sobre as águas aceita o medo como preço do crescimento, mas não se entrega a ele. Sabe que vai ter problemas, mas tem confiança de que a solução virá de Deus. Quem anda sobre as águas sabe administrar os fracassos como uma etapa de aprendizagem necessária para a vida. O fracasso não é algo que acontece, mas o julgamento do resultado final dos nossos atos. Pedro não conseguiu permanecer sobre as águas. Ele fracassou? Acho que Pedro não fracassou, apesar de por um momento, vacilar e afundar. Creio que havia onze fracassos bem maiores sentados no barco, em silêncio. O pior fracasso não é afundar nas águas. O pior fracasso é não sair do barco.

2) Conhecer e abraçar o chamado de Deus para nossa vida-
Deus tem um propósito e precisamos conhecê-lo. Mais que conhecê-lo, é vital que aceitemos esse chamado.Quem anda sobre as águas sai do barco. Toma uma decisão, e deixa a segurança do barco para a grande aventura de seguir a Deus e andar sobre as águas. Quem anda sobre as águas aprende a esperar no Senhor.

3) Experimentar a força do poder de Deus e romper os limites-
Andar sobre as águas é o desafio maior de seguir nossa vida sem tocar o chão seguro; é caminhar não por nossas forças e certezas mas baseado no que Deus tem prometido para nós. Quem anda sobre as águas estabelece uma relação mais profunda com Deus.Jesus ainda procura pessoas que saiam do barco. Por que devemos correr esse risco?
a) É o único jeito de crescermos de verdade
b) É o caminho para o desenvolvimento de uma fé madura
c) É a alternativa a uma vida medíocre e estagnada
d) É assim que você descobre o chamado de Deus para a sua vida
Há vários motivos para sairmos do nosso barco e andar sobre as águas, mas há um que supera todos os outros: É nas águas que está Jesus.



Rev. Teo Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário