Seguidores

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Uma questão de atitude

TEXTO: JOÃO 11:17-21

INTRODUÇÃO: Faz muito tempo, uma jovem Chinesa chamada Li se casou e foi viver com o marido e a sogra. Depois de alguns dias, não se entendia com a sogra. Suas personalidades eram muito diferentes e Li foi irritando-se com os hábitos da sogra, que freqüentemente a criticava. Os meses passaram e Li e sua sogra cada vez discutiam mais. De acordo com uma antiga tradição chinesa, a nora tem que cuidar da sogra e obedecê-la em tudo. Li, não suportando mais viver com a sogra, decidiu tomar uma decisão e visitar um amigo do seu pai. Depois de ouvi-la, ele pegou um pacote de ervas e lhe disse: "Não deverás usá-las de uma só vez para livrar-te da tua sogra, porque causaria suspeitas. Você tem que dar a ela várias doses que iram lentamente envenenando a sua sogra. Cada dois dias coloque um pouco destas ervas em sua comida. Para ter a certeza que quando ela morrer ninguém suspeite de você, precisa ter muito cuidado e agir de maneira muito amigável. Não discutas, ajuda-a a resolver seus problemas. Lembre-se: Tens que escutar-me e seguir todas as minhas instruções. Li sempre lembrava o que o Sr. Huang lhe havia recomendado sobre evitar suspeitas, e assim controlou seu temperamento; obedecia a sogra e a tratava como se fosse sua própria mãe. Depois de seis meses, a casa inteira estava completamente mudada. Li havia controlado seu temperamento e quase não aborrecia a sua sogra. Durante esses meses, não havia tido nem uma discussão com ela, que agora parecia muito mais amável e mais fácil de lidar com ela. As atitudes da sogra também mudaram e ambas passaram a tratar-se como mãe e filha. Um dia Li foi novamente a procura do Sr. Huang, para pedir-lhe ajuda e lhe disse: "Querido Sr. Huang, por favor, ajude-me a evitar que o veneno mate a minha sogra. Ela se transformou em uma mulher agradável e a amo como se fosse minha mãe. “Não quero que ela morra por causa do veneno que lhe dei". O Sr. Huang sorriu e sinalou com a cabeça: "Senhora Li, não tem porque preocupar-se. Sua sogra não mudou, quem mudou foi você. As ervas que lhe dei, eram vitaminas para melhorar a saúde da sua sogra. O veneno estava na sua mente, na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que passou a dar a sua sogra".

I. DE TODAS AS COISAS QUE O SER HUMANO POSSUI, A EXPRESSÃO É UMA DAS MAIS IMPORTANTES.

1. Atitude é uma expressão externa de um sentimento interno. João 11:21 (Marta)".. Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido"

a. Sua atitude para com Jesus não foi muito agradável, foi de reprovação

b. Marta responsabilizou Jesus pela morte de Lazaro c. Pois a atitude nunca está contente até que se expressa.

2. A atitude de Marta foi a raiz interna que produziu uma ação negativa.

a. Nossas atitudes podem ser nosso melhor amigo ou nosso pior inimigo.

b. Baseia-se na olhada externa que expressa sua vida passada.

c. Nossa atitude pode atrair pessoas a nós ou pode afastar as pessoas de nós.

d. Nossas atitudes é a biblioteca de nosso passado, o comunicador de nosso presente e o profeta do nosso futuro.

3. No desespero de Marta antes ver a Jesus de frente sua atitude foi mais honesta e consistente que fingir outra coisa.

a. Jesus sabe que, nós somos geralmente impulsionados por nosso sentimento

b. V.40 "Não te ei dito que se creres verás a glória de Deus?

II. A CONFUSÃO NOS MOMENTOS CRÍTICOS E DESESPERADORES CRIAM UMA NUVEM NEGRA NA NOSSA FRENTE.

1. A boa noticia é que podemos decidir que atitude ter diante de cada situação, pois temos batalhas na família e desafios espirituais

2. Mas primeiro analisemos a família há (5) cinco pontos importantes:

a. Pessimismo: Geralmente quando estamos diante de um conflito no casamento, o pessimismo nos invade, vemos tudo negativamente e não vemos a saída do túnel. * É comum recordar e relacionar o problema presente com outros anteriores que não tem nada a ver com o assunto. Mas se aumenta a tensão. * A atitude aberta, positiva, cheia de fé e esperança faz maravilhas e possibilita as soluções que o casal precisa. Mas muitos saem correndo chegando a um lugar onde pensam que estão seguros, e ai é quando invade a...

b. Autocomiseração: Começam a expressar, porque aconteceu isso comigo, eu não mereço, estou sozinho (a), não tenho apoio. *Talvez seja certo ou não seja certo, mas concentrar-se nesta lástima de si mesmo só faz com que a pessoa se sinta pior. * O melhor seria escrever uma (1) lista dos problemas (2) escreve que possíveis ações tomar (3) E decidir quando começar a gerar essas ações de mudança. Todos nós gostamos de ter uma família estável ou ter alguém que nos queira

c. Servilismo: O amor não se mendiga, a dignidade humana é a base para o respeito, tomar uma posição de servilismo não muda nada. * Você se sentirá usado (a). Você vale muito, vocês é um ser único. * O ser humano é criado a imagem e semelhança de Deus. * Retoma tua dignidade, valoriza-te e enfrente a vida com entusiasmo. * Dessa maneira te respeitaram e você ganhará o espaço que perdeu. * Inicia novos projetos, desfruta, há um mundo para descobrir.

d. Culpabilidade: Não busque culpado, isso só agiganta os problemas e nada positivo traz a relação. * O jogo de definir de quem é a culpa, cria distanciamento, lutas intermináveis e profundos sentimentos de ansiedade e confusão. *Definitivamente em um problema no casamento ambos os cônjuges fazem seus sermões sempre culpando a outra pessoa. * Cada um é responsável pelo que faz, sente e pensa.

e. Prepotência: A prepotência desgasta qualquer relação, já que impõe pela força um ponto de vista sobre a outra pessoa. * A prepotência é uma violação a vontade do outro ser humano. * O melhor é começar a aceitar que seu cônjuge tem os mesmos diretos que você. * Isso é essencial para romper este circulo de supremacia tirana.

3. Quando não há unidade entre um casal o inimigo se aproveita da situação, e começa a trazer desafios espirituais ao casal.

4. Desafios melhores conhecidos como:

a. O desanimo: É uma barreira sociológica que broca os pensamentos. "O homem de ânimo dobre é inconstante em todos seus caminhos" (Tiago 1:8) * A pessoa desanimada se aprisiona em seu próprio calabouço por falta de auto-estima. * Do desejo de querer superar-se e de alcançar realizar-se em toda sua potencialidade. b. A dúvida: A dúvida constitui um estado de incerteza e um limite a confiança ou a crença na verdade de um conhecimento. * Isso leva a pessoa a criar barreiras para a sua vida * Não permite se superar na vida * Cria lingotes de impossibilidades

c. A mentira: A pessoa adepta as mentiras ou o mentiroso crônico chegam ao extremo de crer em suas próprias mentiras. * As mentiras são mães de mentiras, quer dizer, uma mentira leva a outra mentira, com o fim de ocultar a primeira. * O mentiroso é um individuo que experimenta um desajuste de personalidade e uma desordem de caráter que o motiva a sentir-se inseguro de si mesmo e a refugiar-se atrás das aparências. * “Pelo que, deixando a mentira, falai a verdade cada um com seu próximo; porque somos membros uns dos outros" (Efésios 4:25). d. Os sentimentos de inferioridade: Surgem quando um acredita não ser o que devera ser. Podem provir de comparar-se com outros e considerar-se inferior por não se igualar ao outro em alguns aspectos. * Também podem originar-se certas coisas que para a pessoa é impossíveis de fazer. * As deficiências reais ou imaginarias quanto às funções mentais ou físicas podem produzir sentimentos de inferioridade (Enciclopédia de Problemas Sociológicos, pag.106). *Tem pessoas que gostam de destruir a imagem dos outros para ressaltar a sua. "Deus, graças te dou porque não sou como os outros homens, ladrões, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano" (Lucas 18:11).

CONCLUSÃO: Cada pessoa vê a vida de um ângulo diferente e da nossa atitude depende que os problemas se agigantem, ou ao contrário, diminuam. Devemos aprender a tomar partido nas situações difíceis, concentrar-nos nos aspectos positivos e deixar de lado os aspectos negativos. Que não aproveita em nada. Lembre-se é só, Questão de Atitude!

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário