Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Como Jesus transformou 12 homens de uma vila em líderes?


Como Jesus formou líderes:

Oito passos de como Jesus trabalhou com e através dos seus discípulos:

1. Selecionando (12 pessoas)

2. Associando-se (em permanência)

3. Consagrando-se (ensinando-lhes lealdade e obediência)

4. Partilhando (partilhando dons com eles)

5. Demonstrando (mostrando-lhes como desempenhar o Ministério)

6. Delegando (enviando-os para executarem o Ministério)

7. Supervisionando (mostrando-lhe qual o seu desempenho)

8. Reproduzindo os mesmos passos

Jesus pregou que o Reino de Deus estava entre os homens (Mateus 4.17; Marcos 1.14; Lucas 10.9,11). Isso significa que Deus reinava soberanamente através do Ministério de Jesus Cristo, mas que o seu Reino não pertencia a este mundo (João 18.36). Durante o seu Ministério, Jesus confrontou os poderes demoníacos (Marcos 1.21-27; 5.1-13), os poderes religiosos (Marcos 2.6-11, 23-28; 3.1-6; 11.27-33), os poderes materiais (Marcos 10.20-27; Lucas 6.20,25; 12.13-21), e os poderes políticos deste mundo (João 18.28-37; 19.4-16). Os seus discípulos imitaram Jesus e foram comissionados para pregar a Palavra e expulsar demônios (Mateus capítulo 10; 11.1; Marcos 6.7-12,30; Lucas 9.1-6,10).

Jesus poderia ter feito tudo pessoalmente, sem a ajuda de ninguém, mas Ele optou pela partilha do seu Ministério com os seus seguidores. Enquanto os treinava, Ele executava através deles o seu Ministério. Depois da sua ascensão, os seus discípulos continuaram pregando, curando e expulsando demônios. O livro de Atos mostra-nos como os discípulos confrontaram os poderes de Satanás (Atos 5.14-16; 19.11-12), o poder religioso (Atos 4.1-22), o materialismo (Atos 2.44-45; 4.32 a 5.11; 19.23-34), e o poder político (Atos 23.23-31; 24.1-3; 25.9-15; 26.30-32).

Como Elias e Eliseu, Jesus delegou o seu Ministério aos seus discípulos. Ao receberem essa delegação, eles eram capacitados pelo Espírito de Deus para exercerem esse Ministério (1 João 2.20). Alguns estudantes da Bíblia preferem limitar o Ministério de Jesus aos seus discípulos nomeados nos Evangelhos. No entanto, é muito mais fiel a interpretação de que esse Ministério não estava limitado a estes, mas que se estende a todos os que através dos tempos aceitam em sinceridade a salvação divina através do Senhor Jesus. Os cristãos do nosso tempo precisam investigar as Escrituras e buscar a direção de Deus no sentido de obterem ensinamento para o seu Ministério.

Quando lemos nos Evangelhos acerca dos doze homens que Jesus escolheu para a sua equipe de liderança, já nos interrogamos porque foi feita esta escolha?

Jesus recrutou-os, e após algum treino, delegou-lhes poder e autoridade para fazerem o seu importante trabalho (Lucas 9.2).

Mesmo depois da experiência prática dos discípulos, verificava-se que eles cometiam alguns erros, por vezes significativos, e que nos poderiam fazer pensar que eles não estavam qualificados para aquele trabalho.

- Quando uma larga multidão chegou para ver Jesus, os discípulos apenas falavam dos seus recursos limitados, em vez de reconhecerem o poder imenso que o Mestre lhes tinha legado (Lucas 9.12-13).

- Três dos discípulos adormeceram durante o importante acontecimento no Monte da Transfiguração (Lucas 9.28-32).

- Eles contenderam sobre quem seria o maior, em vez de considerarem acerca do exemplo de serviço do seu Mestre (Lucas 9.46-48).

- Contrariamente às opções do Mestre, quando não foram recebidos numa aldeia samaritana, os discípulos estavam prontos a lançar fogo do céu para a consumirem (Lucas 9.51-56).

Jesus manteve esses doze homens na sua equipe. Ele continuou a trabalhar com eles, e o livro de Atos reporta-nos o seu extraordinário trabalho através da ação do espírito de Deus. Jesus transformou aqueles homens imperfeitos em verdadeiros líderes cristãos que abalaram o poderoso Império Romano.

Pode Deus também usar-nos hoje?

Certamente que sim. Mas para que isso aconteça devemos permitir que Ele tire de nós os nossos defeitos e a nossa visão deturpada acerca das coisas.

Assim, como os discípulos, poderemos ser agentes de transformação deste mundo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário