Seguidores

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Uma noiva adornada de ouro!!!

“Ouve, filha, e olha, e inclina teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa de teu pai. Então o rei se afeiçoará ã tua formosura. Ele é teu senhor, presta-lhe, pois, homenagem”  Salmos 45: 10-11.


O Salmo 45 nos dá um belo retrato de Cristo e Sua noiva. Um grande casamento está para acontecer, e o escritor está “em ebulição” de tanto êxtase e excitação: "Meu coração transborda (ferve) de boas palavras... " (Salmos 45:1).

O salmista mal consegue se conter. Está tentando descrever algo que vê com os olhos da mente – uma cerimônia incrível, com um grande e glorioso Noivo, e uma linda noiva vestida de ouro!

Há muitos anos atrás, o mundo inteiro ficou embasbacado pelo matrimônio real na Inglaterra. Milhões ao redor do globo ficaram grudados nos aparelhos de TV, enquanto a Princesa Diana e o Príncipe Charles se casavam. Foi um dos casamentos mais glamourosos e celebrados da história moderna.
As redes de TV tinham “comentaristas a cores” que descreviam cada detalhe do acontecimento. Clips mostravam a vida principesca, nobre, de Charles – seus jogos de polo, seus compromissos como príncipe, e sua herança como o próximo rei da Inglaterra – seu trono, suas riquezas, seu palácio.

Os comentaristas também descreveram em grandes detalhes tudo sobre a Princesa Di. E o quadro era incrível: seu corte de cabelo, seu traje real, suas pajens, seus sapatos, seus ornamentos, seu anel, suas flores, sua carruagem real. Mesmo durante a cerimônia das bodas, quando o casal se colocou em pé, juntos diante do altar, um comentarista sussurrava detalhes ao microfone: “Ela não é linda? Olhem seus sapatos, suas flores…”
Foi romântico, de tirar o fôlego – um príncipe e uma princesa unidos em santo matrimônio “até que a morte os separe”. Pessoas de todo o mundo se emocionaram com a cena. Hoje, porém, vivemos para ver esse casamento desintegrar-se em uma das mais sórdidas e feias separações da face da terra!

O casamento descrito no salmo 45, por outro lado, é uma união infinitamente maior e mais gloriosa. Também é cheia de romance, beleza, majestade – mas é um casamento que nunca terminará. Ele é planejado para a glória eterna!

Neste momento exato, você e eu estamos sentados nos lugares celestiais com o Rei Jesus. Porém, muito mais do que isso, somosa sua noiva! E logo um grande e glorioso casamento terá lugar – um casamento real majestoso acima de qualquer coisa que este mundo já tenha visto. O comentarista deste matrimônio é o Espírito Santo, que descortina para nós um cena gloriosa:

• O Rei Jesus em pé diante de Seu trono – o cetro real na mão, Suas roupas impregnadas do maravilhoso aroma de mirra e aloés. Ele vem do palácio de marfim de Seu Pai, onde foi ungido com o óleo da alegria.

• Ele traja Sua veste militar de gala completa. Sua espada reluzente está cingida junto à coxa. Ele conquistou todos os inimigos, e Seu reino está seguro. Ele reina em paz e poder, vitorioso acima de todos. E, diz a Escritura, Ele é "... mais formoso que os filhos dos homens; a graça se derramou em seus lábios...” (Salmo 45:2).

• Cada batalha feita por este Rei – cada inimigo que lançou por terra, cada ato de graça e misericórdia que Ele tenha concedido – foi por Sua noiva. E tudo isso tem seu significado para esse momento. E agora Ele está extasiado, radiante de alegria, cheio de entusiasmo – porque já antecipa o unir-se à Sua linda noiva. Ele baixa os olhos para o longo corredor do palácio, esperando ver sua chegada, com todo o séquito!

O salmista nos conta que o Noivo poderia ter escolhido uma noiva dentre muitas filhas respeitáveis no reino. "As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres..."(Salmos 45:9). Mas Ele escolheu somente uma: "...à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir" (mesmo verso).

Ora, o ouro de Ofir era o ouro mais puro, mais refinado produzido naqueles dias. E esta noiva estava ornada com ele. Que aparência maravilhosa ela tinha, quando foi "...levada ao Rei..." (verso 14). Ela resplandecia totalmente, porque seu coração era puro.

Seu traje de ouro cintilava com bordados incríveis. Não era alguma roupa vinda de um grande estoque cheio de roupas iguais: não, tinha sido tecida com muitos detalhes, entrelaçados com fios do mais puro ouro. E seus adereços dourados brilhavam de modo tremendo, espetacular.

A rainha vestida de ouro marcha em direção ao Rei, ao som de grande fanfarra. E que som glorioso - tamborins, pistões, instrumentos de cordas! Atrás dela, tão longe quanto o olho pode alcançar, está seu séquito – um exército de virgens, todas vestidas de branco, cantando, dançando, louvando com grande alegria. A noiva lidera todo o cortejo nupcial – e vem ao encontro do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Finalmente, a rainha toma seu lugar à destra do Rei. Todos se regozijam – porque este é o casamento real da eternidade! "...Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti. Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei." (versos 14-15).

Fala-se muito de um encontro de avivamento do Espírito Santo! Você pode imaginar a cena? Este casamento é o propósito, o apogeu de toda a criação. Ali está em pé o Rei Jesus, o coração cheio de alegria. E eis que vem Sua noiva – os remidos de toda a humanidade – vestidos em ouro puro, a justiça de Cristo!
Porém, eu quero deter-me aqui por um momento. Até agora, este se parece com um outro casamento real, romântico. Minha pergunta é: exatamente quem é esta noiva vestida de ouro?
Alguns comentaristas dizem que este salmo simplesmente descreve um casamento histórico, entre o rei Jorão de Judá, e Atalia. Estudos mostram que houve um grande matrimônio real na época. Porém, dizer que este salmo discorre sobre este casamento, é mera conjectura.
Concordo com a maioria dos estudiosos com visão espiritual, que este salmo é messiânico. E creio que esta mensagem é muito clara: é sobre Jesus e Sua noiva! O Noivo é nosso Rei e Senhor, Jesus Cristo. E a noiva é Sua igreja – crentes que se prepararam para a Sua vinda – que O desejaram ardentemente com grande expectativa, e cujos corações são sem mancha ou ruga.

"E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido..... E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro."

"E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. Tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente." (Apocalipse 21:2, 9-11).

O quadro em Apocalipse 21 é um belo quadro da igreja de Jesus Cristo dos tempos do fim! A grande e santa cidade descendo do céu é Sua noiva sem mácula: a igreja vitoriosa assentada com Ele neste instante em lugares celestiais. Esta igreja é edificada sobre o alicerce das verdades do evangelho dos doze apóstolos. E é cercada de muralhas e portões, que mantém fora tudo que é impuro e intruso.
A Escritura fala também de uma água pura e cristalina, que representa um consciência limpa. E este é um outro componente da igreja do tempo do fim: é transparente, pura, anda na luz ; não tem outro templo que não seja Cristo!
A rainha vestida de ouro é honrada, favorecida, extremamente embelezada. E agora ela permanece à destra de seu Amado, o casamento prestes a ser realizado. Antes que a cerimônia comece, porém, uma voz sussurra uma advertência a ela: "Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos..." (Salmo 45:10).

Eu creio que esta voz é do Espírito Santo, que adverte a todo que é chamado pelo Seu Nome. Está Se dirigindo aos vencedores – àqueles mais apaixonados por Jesus – dizendo: “Ouça, preste atenção, escute!” Esta voz vem à noiva nos momentos finais, um pouco antes de o casamento ser consumado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário