Seguidores

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A mulher que salvou uma cidade

Texto: II Samuel 20: 1-22

Acredito que você conheça alguma mulher que se colocou à frente de um problema do filho, do esposo, de um familiar ou de uma amiga e foi ousada ao ponto de conseguir definir a situação.

A Bíblia também fala de uma mulher assim. No texto sagrado seu nome não é citado, mas ela é identificada com uma mulher sábia (2 Samuel 20:16), que tomou uma atitude ousada, que salvou a vida de todos que moravam em sua cidade.

Tudo começou quando Joabe estava perseguindo Seba, que havia desobedecido ao rei Davi (2 Samuel 20:1-2) e seguido para uma cidade chamada Abel-Bete-Maaca. Joabe iria matar todos daquela cidade por causa dele (2 Samuel 20:15). Toda uma cidade seria destruída por causa de um único homem.

Mas esta mulher o impediu, fazendo com que ele pensasse em sua atitude de tirar a vida de um povo que era herança de Deus somente por causa de um homem rebelde (2 Samuel 20:19).

Ela entrou em um acordo com Joabe: entregar a cabeça de Seba, para que a vida de todos fosse poupada (2 Samuel 20:21). E, a fim de que isso acontecesse, ela convenceu a todos os cidadãos que cortassem a cabeça do desobediente forasteiro. E assim fizeram, jogando-a para Joabe, que retirou seus guerreiros e voltou para Jerusalém (2 Samuel 20:22).

Aquela mulher foi extremamente sábia. A Bíblia não diz se ela tinha alguma formação, mas, com certeza, tinha o entendimento de toda a situação, de que pessoas poderiam morrer por nada (2 Samuel 20:16).

Ela foi uma mulher inteligente, ousada, que não teve medo de se posicionar. Mesmo sem conhecer Joabe, sem saber se ele a entenderia ou se era violento, ela chamou a atenção dele para o que estava prestes a fazer.

Porém, mais importante do que ser sábia, é manter-se humilde. Apesar de saber que evitaria uma tragédia, ela não se gabou por isso e se identificou como “uma das pacíficas e das fiéis em Israel”. Esta mulher não era soberba, embora tivesse ousadia e desprendimento.

Que você possa focar sua sabedoria em ajudar as pessoas, sem medo do que virá ou se alguém o julgará ou interpretará mal. Há pessoas precisando de uma palavra de incentivo, que pode salvar-lhes a vida.

Somos chamados hoje a interferir em situações de morte, dor, separação, angústia e desespero. Deus conta conosco. Levante-se ainda hoje como um intercessor destemido e sábio. Deus é com você!!



Tenha um bom dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário