Seguidores

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Não construa sobre alicerce alheio


Toda construção deve ter uma base sólida, segura e bem construída. Quanto maior for o prédio, mais profundo e sólido tem que ser o seu alicerce. Assim também ocorre com as vidas bem sucedidas. Vejamos alguns exemplos:


a) no futebol os grandes atletas passaram pelas categorias de base dos clubes onde aprenderam os fundamentos do esporte;

b) na vida profissional os grandes empresários passaram pelas melhores escolas onde foram educados e preparados para o sucesso;

c) na vida pessoal os indivíduos honrados e dignos foram gerados e criados em lares estruturados e como dizemos tiveram “um bom berço”.

E para uma vida cristã vitoriosa o que é necessário? Como você e eu devemos viver nesse tempo e mundo onde vivemos? Que diferenciais devemos revelar uma vez que somos discípulos de Jesus? O desafio desta manhã é vivermos Sobre Cristo o Nosso Alicerce.

O homem que constrói sobre Cristo é aquele que tem a compreensão de que vive num tempo onde os fundamentos da família, igreja e sociedade estão sendo destruídos.

“Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?”(Salmo 11.3 NVI).

O homem que constrói sobre Cristo é aquele que tem a compreensão de que deve permitir que sua família, igreja e sociedade sejam edificadas segundo os planos de Deus.

“Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus”(Hebreus 11.10 NVI).

“Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói”(1 Coríntios 3.10 NVI).

O homem que constrói sobre Cristo é aquele que tem a compreensão de que deve apoiar sua família, igreja e sociedade no alicerce que é Jesus.

“Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus”(Hebreus 11.10 NVI).

“Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo”(1 Coríntios 3.11 NVI).

O homem que constrói sobre Cristo é aquele que tem a compreensão de que deve viver na certeza de que o Senhor colocará a prova à família, igreja e sociedade em função de suas obras.

“Aquele cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: “Ainda uma vez abalarei não apenas a terra, mas também o céu”(Hebreus 12.26 NVI).

“Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um”(1 Coríntios 3.12-13 NVI).

O homem que constrói sobre Cristo é aquele que tem a compreensão de que deve confiar que se sua família, igreja e sociedade estiverem firmadas em Jesus não serão abaladas.

“As palavras “ainda uma vez” indicam a remoção do que pode ser abalado, isto é, coisas criadas, de forma que permaneça o que não pode ser abalado”(Hebreus 12.27 NVI).

“Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo” (1 Coríntios 3.14-15 NVI).

Aqueles cujas obras resistirem à avaliação de Deus serão galardoados. A palavra galardão significa recompensa. Se nós edificarmos sobre Ele com amor, dedicação, fé, confiança, consagração, receberemos a recompensa. Aqueles cujas obras não resistirem à avaliação de Deus serão prejudicados. Se a edificação se der com materiais menos nobres, seremos salvos, por um triz no dia do juízo, mas sem o galardão. A salvação depende do fundamento que é Cristo. A recompensa depende da qualidade da obra ou do envolvimento correto no discipulado.

Cristo é a Rocha! Construa sobre Ele!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário