Seguidores

terça-feira, 12 de março de 2013

Como encher o coração de alegria?

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres”.. Salmos 126:1-3


Este Salmo é classificado como pós-exílico. Foi escrito depois de um período longo de cativeiro. O Senhor, através dos profetas, tinha advertido de que a sua mão pesaria sobre eles. Passado muito tempo, enfim, chegou o dia em que o rei Nabucodonosor, rei da Babilônia invadiu Jerusalém com o seu exército. Arrasaram a cidade, destruíram tudo que nela havia, abusaram as mulheres, assassinaram e comeram as crianças, castraram alguns rapazes, humilharam os velhos e levaram quase toda a totalidade do povo como escravo para a Babilônia.

Estando na Babilônia, um sentimento de tristeza e desesperança se apoderou deles.O salmo 137 nos mostra um povo exilado, cativo. Quem vive cativo, vive sem esperança, sem perspectivas. Vive de lembranças do passado.

“Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião”. Salmos 137:1

Muitas daquelas pessoas viviam cheias de dores e amarguras, porque haviam perdido a esperança, alegria, a paz, os sonhos. Muitos cultivavam em seus corações o sentimento de ódio e vingança.

O profeta Ezequiel relata em seu livro:

“Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Sehor Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor”. Ez. 37:11- 14

O cativeiro durou aproximadamente 70 anos. Passado esse tempo, Deus levantou um novo rei chamado Ciro que foi movido para ordenar que o povo voltasse para a Judéia e construíssem o Templo. A porta estava aberta para quem quisesse recomeçar a vida! E quando essa notícia chegou, eles nem podiam acreditar no que estavam ouvindo.

“Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha”. Salmo 126. 1

Certamente eles se beliscavam e perguntavam se realmente tudo aquilo era verdade! Será que estavam sonhando? O coração desse povo se encheu de alegria, a boca de louvor, de júbilo. Eles ficaram possuídos de uma alegria extrema, e por isso louvavam a Deus. O choro e a tristeza haviam cessado, eles estavam livres da escravidão da Babilônia.

Cumpriu-se o que o Senhor afirmou através do profeta Ezequiel. ( Ez 37: 11-14). O povo passou a ter vida, esperança, estavam como os que sonham. Voltando para a sua terra, passando as montanhas, os desertos cantando e dançando diante de Deus. E a alegria deles era tão grande que por onde eles passavam as outras pessoas diziam: “De fato, grandes coisas fez o Senhor por eles”! Esse povo, depois de muito tempo vivendo em angústia e desesperança, estava experimentando uma profunda restauração de Deus.

Quem sabe você ainda viva preso ao passado de dor, frustrações, decepções, tristezas e amarguras. Hoje o Senhor te convida a olhar para frente, deixar o passado para traz e correr em busca da alegria que só Ele pode dar. Ele te diz: “a minha alegria é a sua força”.

Como podemos nos encher de alegria?

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” Efésios 5:18-20

Em suma, o seu interior é cheio daquilo que sai da sua boca!!! (Lembra-se quando Jesus disse que o que contamina o homem é o que sai da sua boca??? – é o mesmo princípio).

Então, louve a Deus, cante e seja feliz!!!

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos”. Filipenses 4:4

Nenhum comentário:

Postar um comentário