Seguidores

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Aula 42 - Esdras e Neemias - Restauração

Esdras e Neemias

Esdras e Neemias contêm os únicos registros históricos da Bíblia sobre a restauração pós-exílica dos judeus que retornaram à Palestina; um dos acontecimentos mais importantes da história judaica – a volta do exílio da Babilônia.

Esdras e Neemias eram um só livro na Bíblia hebraica, do mesmo modo que os livros de Samuel e Reis. Estes livros abrangem um período de aproximadamente cem anos.

Pode parecer, às vezes, que os propósitos de Deus estão atrasados, mas nunca são esquecidos. Lembra-se da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, orou Neemias (Neemias 1.8). Os livros de Esdras e Neemias contam a história de como Deus se lembrou do seu povo e como o trouxe de volta do exílio. 

Durante o cativeiro, os profetas Jeremias e Ezequiel disseram aos judeus que seriam restaurados e predisseram que haveriam de retornar à sua própria terra e reconstruir Jerusalém. Jeremias disse-lhes que isso iria acontecer ao fim de setenta anos. “Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para Babilônia setenta anos atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.” (Jeremias 29.10).

A VOLTA SOB ZOROBABEL E A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO (Esdras 1-6)
- No início do livro de Esdras, vemos Ciro, rei da Pérsia, fazendo uma proclamação por todo o seu reino, que permitiu aos judeus cativos em seu reino voltar a Jerusalém.

- Duzentos anos antes, Deus havia profetizado que iria fazer isso. Mencionou Ciro como aquele a quem iria usar. O registro dessa notável profecia chama um rei pelo nome duzentos anos antes de ele nascer, encontra-se em Isaías 44.28; 45.1-4. Sem dúvida, essa proclamação de Ciro deveu-se em parte ao fato de ele ter visto tais palavras em Isaías.

- A influência de Daniel na corte era bastante grande. Ele foi um dos príncipes levados por Nabucodonosor. Agora estava velho.

- Na primeira convocação de Ciro em 537 a.C. (Esdras 1.1-4), não mais de 50.000 judeus se valeram da oportunidade para voltar a Jerusalém sob Zorobabel. A partir desse tempo os israelitas são chamados de judeus porque a maior parte deles era da tribo de Judá, da qual o nome se origina.

- Quando Deus está à frente, tudo é providenciado. Não só dinheiro para a reconstrução do templo em Jerusalém, mas também as despesas de viagem e todas as demais necessidades, Deus supriu por intermédio de Ciro (Esdras 1.4, 6). Disse alguém que Deus usou a Babilônia como casa-forte para guardar os vasos de prata e de ouro do templo.

- Os nomes dos que regressaram aparecem no capítulo 2. A primeira coisa que fizeram ao chegar foi lançar os alicerces do templo. É interessante notar que antes mesmo de construírem suas próprias habitações pensaram numa casa para Deus. Não construíram o templo primeiro, mas o altar (Esdras 3.2).

- O lugar no qual se trata do pecado deve vir primeiro em todas as vidas. O coração precisa estar preparado para que Deus possa abençoar. O altar era o centro da religião judaica, a cruz é o centro da fé cristã.

- Surgiram obstáculos (Esdras 4.1-22). Em todo o trabalho de Deus é de esperar que surjam obstáculos.  A oposição os desanimou. Eles precisavam da mensagem do profeta Ageu. Ele e Zacarias encorajaram o povo (Esdras 4.23 – 5.17), e quatro anos depois o templo estava construído e foi dedicado (Esdras 6).


Nenhum comentário:

Postar um comentário