Seguidores

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Restaurando a Porta das Ovelhas

Atos 3:21 - "Convém que o céu o retenha até o tempo da restauração de tudo..."  

Neemias 3 :1 - "Então o sumo sacerdote Eliasibe e os seus irmãos sacerdotes restauraram a Porta das Ovelhas e a consagraram, da Torre de Meá até a Torre de Hananel..."

Se acreditarmos que o Espírito Santo foi dado para termos um frio na espinha, cairmos no chão, rirmos ou para qualquer outra manifestação estamos totalmente equivocados. O Senhor Jesus nos disse que o Espírito Santo nos foi dado para que fossemos testemunhas vivas de algo. A manifestação ou revelação do Espírito de Deus nos foi dada para que tivéssemos poder para cumprir uma missão. 
Revelação nos ativa, nos capacita para a missão.

 Jerusalém tinha doze portas – Jerusalém representa igreja – As portas precisavam ser restauradas. Essas portas nós também teremos que reparar em nossa comunidade, em nossa cidade. As portas não estavam fechadas, estavam destruídas.  Há portas que já estão abertas, mas você tem que restaurá-las.   
As portas estão abertas
Ap 3:8- "Coloquei  diante de ti uma porta aberta e ninguém pode fechar ..."

 Deus te dá algo no momento em que te diz. (confirmado por mais de dois profetas). Ele disse a        Josué: "... esforça-te e tem bom animo, lute para tomar a sua herança, a sua possessão".  
Deus disse a Israel a aproximadamente 4000 mil anos atrás, eu vos dei uma terra, terra essa, pela qual estão pelejando até hoje. Se Deus deu uma terra a esse povo, então por que tanta luta para possuí-la?

O Sinal que algo é de Deus e que Ele te deu é a oposição que se levanta para que você não a possa tomar. Nós queremos que quando Deus nos dá algo Ele nos dê sem que tenhamos que batalhar, sem que tenhamos que trabalhar, sem experimentar lutas sem experimentar problemas, sem experimentar adversidades.  . Tudo o que Deus te dá, se toma em guerra. Não é tempo de orar por portas abertas, é tempo de restaurá-las.  Restauração se faz com oposição  -  Restauração é guerra, luta.

Neemias representa a classe de obreiros que está em um ofício ou profissão que não lhe produz paixão, entusiasmo, nem compaixão. Neemias representa os obreiros que Deus vai levantar nesses dias. Deus vai tirar gente dos palácios para trazê-los para trabalhar nas casas, Deu vai usar essa gente para serem conquistadores de casas. Deus vai tomar homens e mulheres.
Deus trabalha usando os recursos do palácio para cumprir os seus propósitos de restauração. Deus não tem nenhum problema em inclinar o coração de um empresário, um rei, um chefe ou quem quer que seja para lhe favorecer, para lhe abençoar.
Neemias representa o obreiro que está num trabalho secular. Trabalha secularmente e quando pode trabalha nas coisas do ministério. Mas uma mudança vem a sua vida. Deus é o despertador dos espíritos.    
Neemias significa “aquele que consola, aquele que conforta” . Neste tempo Deus vai levantar gente com espírito de consolação, com espírito de conforto, encorajamento..
Por que Neemias foi levantado pra restaurar? Porque se necessita de certo tipo de líder para edificar. Porém se necessita de outro tipo de líder para restaurar. Liderança para edificar é o líder estilo Salomão. Para restaurar você precisa de um líder estilo Neemias.
Para restaurar algo é necessário gente com espírito de consolação. Gente que chora com quem chora, gente que sente a dor do outro em seu coração.

O profeta contemporânea de Neemias foi Ageu.  Deus levantou o profeta Ageu para mostrar algo que eles ainda não conseguiam ver. Tome muito cuidado com o que os seus olhos veem, porque esta casa que vocês estão menosprezando, e aos seus olhos naturais não tem a mesma pompa, a mesma qualidade nos materiais a que existia antes, esta casa que hoje vocês não dão nenhum valor. Pois eu lhes afirmo que a glória que há de ver sobre esta casa será maior do que a primeira. O que não tem valor, o que é desprezível, o que é objeto de repudio e desprezo se revestirá de valor, de glória e riqueza.

Muitas vezes possamos por etapas em nossa vida que parece que Deus nos arrasou, nos deixou a zero, sem recursos, sem amigos, sem fama, sem status, sem valor, mas é só uma preparação para o que ele irá fazer. Ele quer te levar a restaurar algo e você não poderá fazê-lo antes que veja destruição, antes que veja ruína, antes que sinta o que Deus sente, antes que veja o que Deus vê, antes que seu interior seja cheio do espírito de consolação, espírito de compaixão.

Restaurando a principal porta

Embora a Porta das Ovelhas fosse a menor, a mais estreita entre todas as demais, ela é sem dúvida a mais importante. Foi a única a ser restaurada por sacerdotes e também a única que foi consagrada ao Senhor.

Há uma razão pela qual a primeira porta que se tinha que edificar era porta das ovelhas. Portas representam acesso, dizem sobre entrar a algum lugar, acesso a algo. 
Em João 5 fala sobre o tanque de Betesda (Casa de misericórdia), tanque esse que ficava a entrada da porta das ovelhas. Ele tinha cinco pórticos e representam para nós os cinco ministérios atuantes na igreja segundo Efésios 4:11. Betesda era o lugar onde se recebiam os doentes, os cegos, os coxos e os paralíticos para serem curados. Nesse lugar concentravam-se os sem visão, os que andavam com dificuldade e os que nem sequer conseguiam se locomover. Betesda era um lugar de cura, um lugar de esperança, um lugar de futuro.

Restaurar a porta das ovelhas significa restaurar o acesso a Betesda, ou seja, o acesso a Igreja, significa também restaurar um ministério. Para a completa restauração da igreja é necessário a restauração dos 5 ministérios de efésios (apostólico, profético, evangelista, mestres e pastores). Quando se fala na restauração da primeira porta, se fala da necessidade de se levantar obreiros com um coração de pastor, não importando se é profeta, apóstolo, mestre, evangelista, etc. Pois a restauração da porta das ovelhas nos fala da restauração do coração de um pastor, do ministério de pastor. Em Mateus 9:36 diz que jesus ao ver as multidões teve compaixão delas pois estavam desamparadas e dispersas como ovelhas sem pastor.  

Precisamos com urgência ser despertados em nosso espírito para termos um coração de pastor-  gente que ama, que chora, que sente, que se compadece, gente com coração de pastor. Não estou falando de gente com título de pastor, com cargo, com ofício de pastor, estou falando de gente com coração de pastor.

Nestes dias o Espírito Santo quer levantar gente como Neemias, gente que vê o que Deus vê, gente que sente o que Deus sente, gente que é movido por um espírito de compaixão, de consolação. Não somente ganhar almas, mas cuidar dessas almas, amá-las, protege-las.  Assim como o pastor que deixou 99 ovelhas no aprisco e saiu a procurar 01 que havia se extraviado. 

A Porta das ovelhas ficava entre duas torres – Meá ( cento - %) e Hananel ( Deus tem sido gracioso). Isso significa dizer: Deus será 100% gracioso, 100% favorável.
Até quando vamos evangelizar, orar, pregar, ensinar e continuar a perder gente?   Até que tenhamos um coração de pastor.  Deus quer realizar em nós um transplante de coração. O espírito Santo quer nos batizar com um batismo de amor.                                                                                                       

A porta das ovelhas é por onde entrava o sacrifício, é por onde entravam as ofertas. É a porta restaurada pelos sacerdotes. Quando a porta das ovelhas, quando o ministério pastoral for restaurado haverá conversões, libertação, cura, provisão. 

Palavra de consolação em tempo de restauração

Há ainda semente no celeiro? Até agora a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não têm dado os seus frutos; (alegria, cura, multiplicação e prosperidade) ; mas desde este dia vos abençoarei. Ageu 2:19          

Nenhum comentário:

Postar um comentário