Seguidores

segunda-feira, 4 de maio de 2015

2015 - O ano do Shemitá


Romanos 11:16-22

Israel – Oliveira com ramos quebrados

Gentios – Ramos de oliveira brava enxertados na oliveira cultivada no lugar dos ramos quebrados.

Se estamos na oliveira (Israel,  estamos sujeitos as mesmas estações que incidem sobre ela.
Portanto, deveríamos atentar com maior diligência para o mesmo calendário, a mesma contagem de tempo e estações que vigora ao povo de Israel.
A agenda de Deus está estabelecida sobre o calendário lunar. Nosso calendário é baseado no ciclo solar.

Todo o programa no calendário de Deus se baseia em ciclos de 7 ( 7 dias / 7 meses/ 7 anos). 
Esses ciclos são constituídos de períodos de 6 ( dias/ meses / anos) de semeadura e colheita e períodos de 1 (dia/ mês/ ano) de descanso. A esse último período da semana denominamos Shabat.  
A cada sete anos havia um recomeço econômico

Quando nos referimos a contagem de semana de anos, o sétimo ano denomina-se sabático e doravante vamos chama-lo de Shemitá.

Shemitá – Final de um ciclo, tempo de zerar pendências, acerto de cotas ( Deus passa a régua)

No que se baseia a Lei do Shemitá?

1 – Quando se atentava aos mandamentos de Deus, o Shemitá se caracterizava por um período de livramento, provisão, um período de benção.

2- Quando não se observava as leis de Deus e quando O desonrava, o Shemitá representava um tempo de julgamento, de juízo, um período de maldição.

A palavra Shemitá significa literalmente “sacudir, balançar, agitar, deixar cair, colapso, calamidade”.
.
A Lei do Shemitá não é simplesmente uma lei que se aplica somente ao povo de Israel. Toda a agenda de Deus está baseada nela. A partir desse calendário Deus faz justiça e juízo em toda a terra, sobre todas as nações, sobre todos os povos e também sobre cada indivíduo particularmente.

Shemitá é um período de julgamento e recompensa. 

Alguns exemplos de anos sabáticos, onde a Lei do Shemitá se mostra de maneira notável:
- O templo foi destruído em 70 dc
- Em 1492 os judeus foram expulsos da Espanha              
- Em 1967 reconquistam Jerusalém                
- Em 2001 – no primeiro dia do sétimo mês a bolsa Down Jones caiu 7%. Foi a maior queda da história naquele tempo.
-Em 2008 a bolsa novamente caiu 7% e teve um prejuízo de 7 bilhões de dólares, no primeiro dia do sétimo mês do sétimo ano do ciclo
-Em 2014/2015 (25/07/2014 – 13 setembro de 2015) – Temos a Rússia invadindo a Ucrânia, tivemos conflito em Israel na faixa de Gaza nos últimos meses de verão, temos a praga do Ebola se espalhando, o Isis, o Boko Haram e outros grupos extremistas muçulmanos matando e degolando cristãos como há muito não se via, o Yemen sendo derrubado, Irã a caminho da bomba nuclear, tumultos, protestos e rebeliões em grande parte dos países, a Onu e muitos países querendo dividir a terra de Israel em dois estados, o antissemitismo crescendo em todas as partes do mundo de maneira espantosa. Em 2015 e prevemos algo parecido dentro desse padrão estabelecido.

Só observamos a verdade e a fidelidade de Deus e Sua palavra quando nos alinhamos com o seu calendário. Quando isso não acontece torna-se difícil perceber a ação de um Deus que controla a história e faz misericórdia, justiça e juízo na terra (Jr 29:34).

Nenhum comentário:

Postar um comentário