Seguidores

terça-feira, 19 de maio de 2015

Aula 44 - Esdras e Neemias

ESDRAS, O ESCRIBA

- De Esdras se diz: Tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor e para cumprir e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos (Esdras 7.10). 

Seu nome quer dizer “ajuda”. Ele pertence ao grande triunvirato dos tempos do A.T (Moisés, Samuel e Esdras). Ele escreveu e trabalhou para manter os registros intactos e conservar Israel, o povo escolhido de Deus, fiel à sua missão divina. Somos devedores a Esdras pela renascença literária e eclesiástica daqueles dias. Ele colaborou na formação do cânon das Escrituras para a qual fora escolhido por Deus. A tradição aponta-o como presidente de um conselho de 120 homens que estabeleceram o cânon do Antigo Testamento.

- Além do destacado ministério da Palavra que Esdras exerceu, ele provavelmente escreveu partes de 1 e 2 Crônicas, e o Salmo 119, que é um maravilhoso poema sobre a Palavra de Deus. Como já dissemos, ele instituiu o culto da sinagoga, que é precursor da nossa forma de culto, e assistido pela grande Sinagoga, da qual era presidente. Foi sob a direção de Esdras que ocorreu o grande despertamento no estudo da Bíblia.

- Quando Esdras retornou a Jerusalém, encontrou as coisas em pior situação do que esperava. Ainda que o povo não tivesse voltado à idolatria, houve casamentos com o povo da terra e passaram a praticar tudo que os pagãos lhes ensinavam (Esdras 9.1-4). Os príncipes e governantes eram os piores culpados. Esdras rasgou as vestes e literalmente arrancou os cabelos, desgostoso. Leia sua tocante oração e confissão (Esdras 9.5-15).


NEEMIAS – Reconstrução dos muros da cidade (Neemias 1-7)

- Neemias era o copeiro da corte de Artaxerxes. Esta era uma posição de muita honra. Mas nessa posição de intimidade com o rei, ele não se esqueceu do seu povo. As notícias que recebera de Jerusalém o entristeceram muito. Não pode esconder essa tristeza inteiramente, e o rei a notou. Os judeus tinham regressado à pátria havia um século, mas nenhuma tentativa fora feita para reconstruir Jerusalém além da restauração do templo, porque os seus inimigos tornavam essa tarefa quase impossível.
- Ester, a judia, era madrasta de Artaxerxes, e sem dúvida ainda estava viva. Pode ser que Neemias tivesse sido nomeado por influência dela. A lealdade dele para com o seu povo era bastante forte, para fazê-lo deixar o conforto da corte real e voltar para reconstruir Jerusalém, a capital da sua terra. O rei consentiu nisso. Ainda hoje judeus de toda parte desejam ver Jerusalém florescer e voltam o seu rosto para ela como sua pátria.

- Quando Neemias chegou a Jerusalém em 445 a.C., Esdras já se achava lá havia 13 anos. Era sacerdote e vinha ensinando ao povo a Palavra de Deus. Mas Neemias era o governador civil. Tinha vindo com autorização do rei da Pérsia para construir os muros da cidade. Três dias depois de haver chegado, foi fazer vistoria dos muros à noite. Ao ver o estado de ruína em que se encontravam, incentivou o povo a iniciar a reconstrução imediatamente. A obra foi realizada em 52 dias, tendo sido entregue a cada família uma parte do muro. A atitude do povo está expressa nesta frase: O povo tinha do seu irmão Hanani. Quando ele fez o recenseamento, o total de habitantes era 42.360, além de 7.337 servos e 245 cantores.

RESTAURAÇÃO DOS PRINCÍPIOS MORAIS DO POVO (Neemias 8-13)

- Todo o povo se reuniu diante da Porta das Águas, na cidade de Jerusalém, e pediu que Esdras, o escriba, trouxesse o livro da lei de Moisés. Essa leitura pública trouxe verdadeiro arrependimento ao povo e ocorreu então um grande despertamento. Quando Josias achou o livro da Lei, teve início uma grande reforma. Quando Martinho Lutero leu a Bíblia, começou a Reforma Protestante. A Palavra de Deus precisa ser lida hoje!

- O cativeiro da Babilônia curou os judeus da idolatria. Até aquele tempo, apesar de todas as advertências dos profetas, o povo continuava adorando os ídolos ao redor. Mas desde o cativeiro até os dias atuais (quase 2.500 anos) os judeus nunca mais caíram nesse pecado. Eles se casavam com seus vizinhos idólatras e essa era a causa do seu pecado. O casamento entre crentes e não-crentes até hoje é coisa perigosa. Paulo diz: Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos (2 Coríntios 6.14).

- O livro de Esdras registra o cumprimento de todos os passos básicos da restauração do judaísmo pós-exílico, passos estes necessários à vinda de Cristo no início da era do NT. Teve lugar a reconstrução de Jerusalém e do templo, a restauração da lei, a renovação do concerto e a devida preservação da linhagem davídica. Exteriormente, tudo estava em condição para a vinda do Messias.


- O período retratado em Neemias termina com a esperança profética de que o Senhor em breve viria ao seu templo. O NT começa com o cumprimento dessa expectativa pós-exílica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário